TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar - ADM e Logística

Por:   •  28/3/2022  •  Dissertação  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 8

LOGÍSTICA E ADMINISTRAÇÃO GERAL

  1. Resumo

Sabemos que as disciplinas de Administração Geral e introdução a Logística estão relacionadas, principalmente quando se diz respeito a Taylor e Ford em questão das teorias administrativas e sistema de produção, diante disso, este artigo surge para compreender de fato qual a intertextualidade dos trabalhos desenvolvidos por eles. Para tal entendimento, artigos e vídeos resumos sobre os temas foram utilizados, com isso, foi possível de se entender que a Logística, principalmente Fordismo, se faz uso dos fundamentos da teoria de Taylor, o Taylorismo.

Taylor é considerado o “Pai da Administração Científica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas.

  1. Palavras- chave

Taylorismo, Administração Científica, planejar, aumento da produção, movimentos desnecessários.

  1. Abstract

As we know the disciplines of general management and logistics’ introduction are related, mostly when we are talking about Taylor and Ford and about the administration theories and production systems. Therefore, this article comes to understand in fact the intertextuality of both works performed.

To understand all of this, articles and videos summaries on the themes were used, making better to understood that Logistic, mostly Fordism, it makes use of the fundamentals of Taylor’s theory, the Taylorism.

Taylor is considered the “scientific administration’s father” for proposing the use of cartesian scientific methods in business administration

  1. Key words

Taylorism, Scientific Administration, planning, increased production, unnecessary movements.

  1. Introdução

Durante o primeiro semestre do curso de logística foi possível observar a ligação entre as disciplinas de Logística e Administração Geral, principalmente pela abordagem da Teoria de Taylor e Ford, dentro da Administração Científica.

Essas duas disciplinas estão conectadas pois o principal objetivo da logística é planejar, poder colocar a operação em ação e assim ter um controle das atividades logísticas de uma empresa, para isso são utilizadas metodologias já estudadas na administração para que seja possível ter redução de custos, maior qualidade no serviço e o principal, cumprir as metas dos prazos estipulados para as entregas. Assim são estudadas todas as metodologias e teorias da administração, para que possamos entender sua evolução e aplicação nos tempos atuais.

  1. Desenvolvimento do texto

  1. Quem foi Taylor

Taylor Frederick Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem-sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.

Taylor foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, no entanto, devido a uma rápida deterioração de sua visão, Taylor teve que considerar uma carreira alternativa.

Depois da depressão de 1873, Taylor tornou-se um aprendiz industrial, ganhando experiência no chão de fábrica em uma empresa de fabricação de bombas, a Enterprise Hydraulic Works, na Filadélfia. Carreira de Taylor progrediu em 1878 quando ele se tornou um trabalhador da loja de máquinas da Midvale Steel Company. Na Midvale, Taylor foi promovido a chefe de equipe, supervisor, diretor de pesquisa, e finalmente engenheiro-chefe. Em 1883, Taylor obteve o diploma de engenharia mecânica do Instituto de Tecnologia Stevens. Em 3 de maio de 1884, casou-se com Louise M. Spooner, da Filadélfia.

De 1890 até 1893, Taylor trabalhou como gerente geral e engenheiro consultor em gestão para a Investment Manufacturing Company, da Filadélfia, que operava grandes fábricas de papel no Maine e em Wisconsin. Ele passou um tempo como gerente de fábrica no Maine. Em 1893, Taylor abriu uma consultoria independente, na Filadélfia. Em seu cartão de visitas, lia-se “especialista em sistematizar gestão de fábricas e custos de fabricação”. Em 1898, Taylor entrou na Bethlehem Steel, onde desenvolveu o aço de alta velocidade, junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes.

Por seu processo de tratamento de ferramentas de aço de alta velocidade, ele recebeu uma medalha de ouro individual na Exposição de Paris em 1900, e foi condecorado com a medalha Elliot Cresson no mesmo ano pelo Instituto Franklin, da Filadélfia. Taylor teve de deixar a Bethlehem Steel em 1901, após algumas desavenças com os outros gerentes. Em 1901, Frederick Taylor e Louise adotaram os três órfãos Kempton, Robert e Elizabeth.

Em 19 de outubro de 1906, Taylor recebeu o grau honorífico de Doutor Honoris Causa em Ciências pela Universidade da Pensilvânia e, em seguida, lecionou na Tuck School of Business, no Dartmouth College.  No fim do inverno de 1915, Taylor contraiu pneumonia e morreu em 21 de março de 1915, apenas um dia após seu aniversário de 59 anos. Foi enterrado em West Laurel Hill Cemetery, em Bala Cynwyd, na Pensilvânia.

Taylor é considerado o “Pai da Administração Científica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas.

Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Elaborou os primeiros estudos essenciais em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.

  1. Administração Científica

Desenvolvida pelo Frederick W. Taylor, engenheiro e reconhecido como o pai da ciência, (surgindo assim o termo Taylorismo), que após a Revolução Industrial e o processo de evolução tecnológica, com o intuito de proporcionar maiores lucros e menores gastos no sistema produtivo, onde o operário é capaz de produzir mais em menos tempo, seguindo uma padronização no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com