TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública -Prointer

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em

Gestão Pública -Prointer _ III_2015_1

RELATÓRIO: PARCIAL

Polo Piracicaba/SP

Coordenação – Cursos Superiores de Tecnologia EaD

Tutor ead PROF.ª MS. THAMARA STRELEC

Tutor presencial:adriana calixto

Nomes dos Acadêmicos e RA:

Nome –Camila Belem Paulino                             RA:8949200113

Nome – Edna Belem                                            RA:8558907807

Nome – Murilo Antonio Belem Paulino                RA:8949194891

Nome – Vanderlei Braz Belem                            RA:9612511883

PIRACICABA/SP

26/04/2015

1 INTRODUÇÃO

A sociedade moderna é marcada pela presença de instituições que buscam atender às demandas, às necessidades e aos interesses individuais e coletivos. As instituições privadas e públicas atuam nas mais diversas esferas – econômica, política, cultural, social, entre outras –, sendo úteis e necessárias à vida em sociedade. A complexa função estatal de coordenar as ações para a realização de direitos dos cidadãos tem como instrumento principal as políticas públicas, e estas, por sua vez, são viabilizadas pelas instituições públicas e por entidades da administração pública indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como demais órgãos e entidades dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios).

Nesse contexto, a pesquisa empreendida foi direcionada às instituições públicas do município de SÃO PEDRO-SP, tendo em vista a relação de prestação de serviços públicos por parte destas instituições à sociedade local. Considerando-se que este estudo delimita-se ao âmbito municipal, torna-se importante considerar a descentralização das políticas públicas dos âmbitos federal e estadual para o municipal, impulsionados pela Constituição Federal de 1988, que levou a um processo de profundas mudanças nas instituições de governo local, bem como no debate sobre o papel e a gestão das cidades. Os municípios hoje enfrentam o desafio de assumir políticas que ficavam a cargo da União, tanto para garantir condições mínimas de bem-estar social às suas populações como para promover o desenvolvimento econômico com base em ações de âmbito local.

Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo analisar a atuação das instituições públicas no município , a partir da percepção da população local, e compará-la aos dados divulgados por órgãos oficiais. Para tal, buscou-se:

  1. caracterizar as instituições públicas  com base nos dados fornecidos pelo governo e pelos órgãos oficiais;
  2.  ii) compreender a atuação das instituições públicas por meio da percepção da população local;
  3.  verificar a relação entre os fatores condicionantes presentes no componente institucional do zoneamento ecológico econômico e a percepção da população;
  4.  investigar o nível de participação da sociedade civil no cenário institucional público do município pela visão da própria população.

2 REVISÃO DE LITERATURA

A administração pública é a atividade concreta e imediata que o Estado realiza para garantir os interesses coletivos, é todo o sistema de governo, o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam como se distribui e se exerce a autoridade política e como se atendem os interesses Públicos.

A administração pública brasileira se endossa num conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas, aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado, sendo composta pela administração direta e pela administração indireta. considera que esta última é integrada pelos órgãos dos poderes central, federal, estadual ou municipal (por exemplo, ministérios e secretarias). Já a administração indireta é composta por entidades com personalidade jurídica própria, criadas para desenvolver atividades e ações de governo, por relação de vinculação e cooperação (são exemplos as autarquias, as fundações, as empresas públicas e sociedades de economia mista e os demais órgãos e entidades dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios).

Entende a administração pública como “a estrutura do Poder Executivo que tem a missão de coordenar e implementar as políticas públicas.” Estas, por sua vez, tratam “do conteúdo concreto e do conteúdo simbólico de decisões políticas e do processo de construção e atuação dessas decisões servindo como diretriz para enfrentar um problema público. No que tange à formulação de políticas públicas, processo pelo qual os governos traduzem seus propósitos em programas e ações, que produzirão resultados ou as mudanças desejadas no mundo real, o autor expõe a abordagem estadista e a abordagem multicêntrica.

 

3 PROCESSO METODOLÓGICO DE PESQUISA

Quanto aos fins, a pesquisa pode ser classificada como descritiva, pois tem como objetivo primordial levantar as opiniões de uma população. Quanto aos meios, trata-se de um levantamento, com interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. O delineamento se deu por pesquisa bibliográfica e documental para obtenção dos dados secundários. Os dados primários qualitativos foram levantados a partir de um survey atitudinal. A coleta de dados foi feita por intermédio de entrevista pessoal estruturada, o que possibilitou dirimir dúvidas e garantiu um índice elevado de respostas.

A pesquisa tem um universo finito, composto pelos 55.430 habitantes , residentes no perímetro urbano , conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).1 O cálculo da amostra foi feito em duas etapas, primeiro definindo a amostra da cidade e posteriormente a distribuição desta amostra por conglomerados. Na sequência, foi realizada uma amostragem sistemática das residências para aplicação das entrevistas de opinião pública.

Utilizando-se o nível de confiança de 95% e a mesma proporção para p (50%) e q (50%), uma vez que não se tinha uma percepção anterior e não se queria arbitrar nenhum valor, optou-se assim por utilizar o maior valor possível, maximizando o valor da amostra, o erro máximo de 4% e a população urbana de 55.430 habitantes, determinou-se que deveriam ser entrevistadas 594 pessoas. Assim, para fins de arredondamento, foram aplicados seiscentos questionários em todos os bairros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com