TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  29/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 9

       [pic 1]

Curso Superior de Tecnologia de Gestão Comercial

Nomes da equipe:

Nome do Tutor presencial e a distância:

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia ( Relatório Parcial Prointer ).

Polo Presencial:

                         Porto Alegre / RS

                            Questionário

             Entrevista com um Empreendedor

 

Nome da Empresa: Out Storm Ltda.

Endereço: Rua João Arnaldo Gonzáles, 124

Cidade: Guaíba

Estado:  RS

Ramo de Atividades: Vestuário Surf Shop

Produtos e/ou serviços:  Roupas

Data de Inicio das atividades: 2006

Entrevistado: Igor Wagner

  1. Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?  Foi o sonho de ser dono do próprio negocio , aonde o desejo de querer ganhar mais e ter a sua própria rentabilidade, e a influencia sobre amigos que se tornaram empreendedores, e como o inicio de algum negocio e coloca-lo em pratica.
  1. Existem outros empreendedores em sua família?  Não existe.
  1. Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?   Foi no período da Faculdade, mais não tinha muito haver com o que eu estudava, estudava Educação Física no momento que comecei a ter ideias, e trabalhava em uma Surf Shop.
  1. Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? Não muito, porque tive que correr atrás de muita informação para  poder agregar ao meu negócio.
  1. Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?  Alguns empreendedores escolhem  o seu ramo de atividade através de estudos financeiros, ou seja, empresas que no momento sejam lucrativas, mas se esquecem que o mercado é oscilante e acabam fazendo por um bom tempo uma atividade que lhe não dá prazer. Por outro lado, outros deixam de investir por não identificarem algo de seu interesse.
  1. Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? Com certeza a independência vem logo, e com ela, e os riscos também, pois pode se perde o investimento da minha vida, se não houver cautela na hora dos investimentos.

      7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? Segundo Francisco Gomes de Matos (2012), todo empreendimento, qualquer iniciativa, fundamentada na ética, tem seu êxito condicionado a estratégia e a competência, que se definem em um modelo de gestão.

Uma organização que inicia as suas atividades sem um modelo de gestão da ética, estará definitivamente sujeitando se ao caos, a Out Storm implantará um modelo de gestão da ética na sua organização, pois será um dos diferenciais da empresa, apresentar uma gestão diferente de algumas gestões atuais hoje no mercado.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?  Trabalhava em uma Surf Shop de Guaíba, e lá recebia diversos representantes, e a cada ano que passava, conversa e entendia cada vez mais daquele negocio, e principalmente trabalhando com publico jovem, onde eu via a maior oportunidade de me implantar naquele segmento, e conseguir a minha independência financeira.

 

9) Como você avaliou esta oportunidade?  No dia a dia, vendo a necessidade dos clientes, e a necessidade de ter algo bom, mais com preço competitivo no mercado, capaz de concorrer com os demais segmentos existentes já no mercado.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.  No  inicio não tinha não, só sabia o que eu queria fazer e qual segmento queria me inserir, comecei com a escolha de um nome e um logo tipo, e depois comecei a pensar como iria começar a confeccionar, foi muito difícil, pois não tinha nenhum conhecimento e nem estratégia, e a maior dificuldade foi procurar mão de obra qualificada de costureiras, e sem conhecer ninguém nessa área se tornou uma dificuldade imensa começar o meu negocio a sair do papel.

11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? Trabalhei na mesma  Surf Shop a 7 anos ate entender o que eu queria realmente para mim, procurei intender como cada marca atuava e qual era o seu papel em cada região que ela estava inserida, procurei fazer estudos das marcas e de como se inseriram no mercado.

12)Quais são suas forças e fraquezas?

  • Forças:  Atuar nos segmento de pequeno e médio varejo, com margens diferenciadas e prazos de pagamentos com produtos de alta costura.
  • Fraquezas:  A concorrência é muito desleal no segmento vestuário, o dever é fidelizar os seus lojistas cadastrados e tendo muito cuidado com a inadimplência.
  • Ameaças:  Se não houver um capital de giro para imprevistos e investimentos de mão de obra, corre um risco do negócio ficar comprometido.

13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?  Não tive sócio, só apoio da minha família.

14)O que significa ter ética nos negócios para você?  O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área de Gestão Empresarial em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da Ética.

15)Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio? Foi o dinheiro da rescisão salarial do meu antigo emprego. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

16)Onde e quando obteve estes recursos? Quando comecei, usei todos os recursos que recebi dos meus 7 anos como vendedor, isso no primeiro momento foi o suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com