TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Ambiente Empresarial

Por:   •  10/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Cruzeiro do Sul.

Adriano Junior Pereira – RGM 19986319

Edinilson

Jonathan Bibbo dos Santos – RGM 19908971

Natália Silveira Alves – RGM 20498403

Raila Pacheco de Araújo – RGM 20447787

Projeto Multidisciplinar Ambiente Empresarial

Morro Agudo – São Paulo

2019.

Universidade Cruzeiro do Sul.

Adriano Junior Pereira – RGM 19986319

Edinilson

Jonathan Bibbo dos Santos – RGM 19908971

Natália Silveira Alves – RGM 20498403

Raila Pacheco de Araújo – RGM 20447787

Projeto Multidisciplinar Ambiente Empresarial

Trabalho de projeto, apresentado ao curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar ambiente - competitivo 2019, sob a orientação do Professor tutor Rogério Campos.

Morro Agudo – São Paulo

2019.

Resumo

Este projeto multidisciplinar ambiente empresarial, seu objetivo, e análise de uma como é o funcionamento de uma empresa, seu porte, modo de tributação, se possuí filiais, concorrências, fornecedores, como é o nível hierárquico da empresa, funcionamento da gestão, liderança, missão e sua cultura organizacional, se a organização está de acordo com a responsabilidade social.

De acordo com o estudo de campo, foi diagnosticado os principais objetivos a serem pesquisados.

Sumário

Introdução

No mercado atualmente competitivo é de extrema importância que as empresas estejam preparadas para atender as demandas. Toda empresa tem uma forma de se impor, possui sua missão, valores, objetivos, enfim, uma cultura organizacional, onde consta basicamente sua forma de trabalho, o que ela realmente busca positivamente, seu relacionamento com os colaboradores, especificando como cada atividade ou produto deve ser feito.

Baseando na cultura organizacional da empresa, são realizadas praticamente todas as atividades e em todos os setores, desde a forma do líder para com os liderados, a motivação dos funcionários, a forma de realização do trabalho, o respeito com o próximo dentro da empresa e sua responsabilidade social. Para o bom desenvolvimento da empresa, é preciso muito conhecimento, atualização, boa liderança, treinamentos, avaliação de desempenho continua, boa gestão de recursos humanos, clima organizacional agradável, entre outros vários fatores necessários, que muitas vezes ainda precisam ser implantados ou melhorados para o sucesso da organização. Ao pesquisarmos a empresa Supermercado Castro Alves, identificamos cada um dos itens, adquirimos muitas informações sobre os seus métodos de trabalho e percebemos que cada empresa possui uma forma de permanecer no mercado, buscar seus objetivos e alcançar seus resultados. Com o compartilhamento das informações é possível chegar a novas ideias, conceitos e identificação dos pontos de melhoria que podem ajudar no desenvolvimento e na competitividade da empresa em seu seguimento.

1. Empresa:

Supermercado Castro Alves.

1.1. Denominação e forma de constituição:

A empresa Supermercado Castro Alves, possuí a Razão Social Maria Aparecida Ramos da Silva Cardoso – me, portador do CNPJ: 96.685.979/001-58 e Inscrição Estadual 467.011.017.114, cuja tributação é pelo Lucro Real.

1.2. Dados e fatos relevantes da origem da organização.

A empresa foi fundada em 19/05/1993 por um casal brasileiro, o pequeno comércio originou a um varejão, os produtos vendidos eram de excelente qualidade, com isso tornou um comércio competitivo e de grande importância no mercado, com o passar dos anos eles começaram a pensar em um possível aumento do prédio ou mudança, em dezembro de 2010 decidiram mudar de prédio na mesma rua, mas em um espaço maior.

Hoje a empresa é composta por 30 funcionários, onde a missão é ter um bom atendimento e qualidade em produtos. Atualmente a empresa tem vários setores, como: caixa, padaria, açougue, escritório, área de hortifrúti onde cada setor é responsável por desempenhar suas tarefas diárias, uma empresa que tem a liderança presente, fazendo com que seus colaboradores se sintam à vontade em fazer parte daquela equipe. Com o desempenho da empresa faz com que o supermercado se torna competitivo ao mercado, empregando a população, atinge algum nível de Responsabilidade Social, fazendo com que a empresa seja reconhecida socialmente, pela sua capacidade de satisfazer as necessidades dos seus clientes e de seus colaboradores.

1.3 Natureza e Ramo de Atuação.

Localizado em Morro Agudo SP, cadastrada no sistema Simples Nacional para base de impostos, tem como seu ponto forte o Varejo e mesmo com alguns concorrentes na região acaba se destacando pela qualidade e preço, atingindo um público de classe média baixa.

1.4 Informações sobre o porte da empresa.

Com pouco mais de duas décadas de história a empresa hoje pode ser descrita como de pequeno porte sendo cerca de 30 funcionários, porém com uma nova administração, mais jovem e ousada que planeja em alguns anos se tornarem de médio porte e espalhar filiais pela Grande São Paulo.

Esse novo método de administrar vem baseado na meritocracia, onde estimula os colaboradores a atingirem suas metas, afim de um salário variável.

1.5 Relações das filiais.

Como projeto para 2020 e um terreno comprado em Orlândia cidade vizinha, seus administradores acreditam que em meados de julho consigam abrir sua primeira filial e para o ano seguinte outra em São Joaquim da Barra, outra cidade próxima.

A ideia é ganhar espaço na região para um crescimento médio de uma filial ao ano.

1.6. Número de funcionários.

A empresa possui vários setores, assim originando vários cargos e funções. Como: 4 funcionários no administrativo, 5 operadores de caixas, 4 açougueiros, 2 faxineiras,2 balconistas, 3 motoristas, 4 repositores, 4 empacotadores e 2 telefonistas, totalizando 30 funcionários.

1.7. Principais produtos

Os destaques são os produtos de Hortifrútis e açougue que são de excelentes qualidades, para melhor atender os clientes a empresa trabalha com vendas por telefone, assim os mesmos ligam para pedir os produtos e são feitas as entregas a domicilio sem adicional no valor da mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com