TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar - Ambiente Empresarial

Por:   •  3/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

NATURA

SÃO PAULO - SP

2017

NATURA

Trabalho apresentado como requisito de média na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Empresarial do Curso de Bacharel em Administração da Universidade Cruzeiro do Sul – UCS.

Tutor: Claudio Scheidt Guimarães

RESUMO

O projeto mostra o ambiente de trabalho da Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. Investimentos realizados nos produtos e as preocupações da empresa com o meio ambiente.

Entre os investimentos realizados, estão os colaboradores, pois a empresa realiza projetos e programas de desenvolvimento de carreira possibilitando assim o crescimento dos mesmos no mercado de trabalho.

A Natura demonstra seriedade e investimentos qualitativos em seu trabalho e com isso tem tendência a expandir seu patrimônio e crescer cada vez mais no mercado, gerando empregos em diversas áreas e promovendo o bem estar dos consumidores.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGERIA – ABSTRACT

The project shows the work environment of Natura, one of the largest cosmetic companies in the world. It shows investments made in the products and the concerns of the company with the environment.

Among the investments made by the company are the employees, as the company carries out projects and career development programs, thus enabling them to grow in the labor market.

The Natura demonstrates seriousness and qualitative investments in its work and with that it tends to expand its patrimony and to grow more and more in the market, generating jobs in diverse areas and promoting the well-being of the consumers.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. HISTÓRICO DA NATURA 7

3. NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO 7

4. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 8

5. PRINCIPAIS PRODUTOS 8

6. PRINCIPAIS CONCORRENTES DAS ORGANIZAÇÕES 9

7. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA NATURA/ ORGANOGRAMA 9

8. CONCLUSÃO 10

9. REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é o estudo do ambiente empresarial de uma empresa, relacionando as teorias estudadas nas disciplinas do Curso de Administração até o presente momento.

A Instituição escolhida foi a Natura, empresa de grande porte do ramo de cosméticos e maquiagem, referência em produtos à base da natureza e reconhecida através do investimento e valorização da mulher e comprometimento socioambiental.

O método de desenvolvimento foi pesquisa, onde através de fontes seguras e materiais confiáveis foi possível elaborar e desenvolver o histórico empresarial, onde foram analisados vários processos corporativos, como estrutura organizacional, sistemas de gestão, processos de logística da empresa, principais produtos, serviços oferecidos pela empresa, principais concorrentes, processos gerenciais, sistemas de gestão e relações humanas, processos de consultoria e marketing, atuação no mercado entre outros serviços.

2. HISTÓRICO DA NATURA

A Natura é uma empresa Brasileira, de grande porte e de capital aberto, fundada em 1969 por Luiz Seabra no ramo comercial.

A tática principal da empresa para aproximar os clientes é o contato pessoal, que logo de início no mercado passou a oferecer os produtos em residência para poder identificar as necessidades do cliente.

Com o passar do tempo foram lançados vários produtos como o Óleo Sève e Sabonetes Erva-Doce e também as linha Chronos e Ekos, reconhecida por valorizar a mulher.

Em 1995, a empresa criou a linha “Crer para ver” envolvendo consultores, aliados na divulgação e venda dos produtos onde o lucro foi destinado para ações de educação.

A Natura também prestou compromisso socioambiental sendo a primeira empresa a fabricar produtos com refil, assim contribuindo com o meio ambiente e implementou o projeto “Programa Carbono Neutro” que se compromete na redução de CO2 na cadeia de produção da empresa.

Em 2010 houve uma contribuição para a melhoria da educação pública e a empresa cresceu expandindo seus produtos para o território internacional e atualmente vem crescendo fazendo parte de vários países da América Latina, Europa e Ásia.

3. NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO

A natureza é de produção e a comercialização é de produtos extraídos diretamente da natureza (extratos de plantas, frutos, entre outros), prestando compromisso com o meio ambiente, e sua área de atuação é em todo o Brasil e grande parte do território internacional.

4. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS

A natura conta atualmente com mais de 1,5 milhões de funcionários somente no Brasil, e são divididos em 4 áreas de atuação diferentes, são elas:

• Comercial: Equipe de vendas e responsáveis pelos consultores Natura;

• Corporativo: Equipe administrativas responsável pelo desenvolvimento e excelência dos produtos através da gestão de pessoas, pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos;

• Operação: Área responsável pela fabricação e distribuição dos produtos da empresa;

• Programa de entrada: Área responsável pela gestão de talentos como Programas de Estágio e Trainee.

5. PRINCIPAIS PRODUTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com