TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico Campainha De Bebidas Das Americas

Por:   •  25/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Administração

ALEX DIAS DOS SANTOS – 29024668 CAIQUE LOMES DE ALBUQUERQUE - 24272035 DANIELE MACHADO DE ANDRADE - 13151371

EDUARDO KEIGO NAKAMURA – 26447258 GIOVAN EVANGELISTA DOS SANTOS – 27969193 JOSÉ ROBERTO MENDES ALVES – 23132825 TAYNAH THAIS PEREIRA PINTO - 13135091

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO CAMPAINHA DE BEBIDAS DAS AMERICAS – AMBEV

BRASIL 2022

ALEX DIAS DOS SANTOS – 29024668 CAIQUE LOMES DE ALBUQUERQUE - 24272035 DANIELE MACHADO DE ANDRADE - 13151371

EDUARDO KEIGO NAKAMURA – 26447258 GIOVAN EVANGELISTA DOS SANTOS – 27969193 JOSÉ ROBERTO MENDES ALVES – 23132825 TAYNAH THAIS PEREIRA PINTO - 13135091

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMERICAS – AMBEV

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor(a): PEDRO HENRIQUE CARVALHO DA COSTA EDUARDO VICENTE

BRASIL 2022

RESUMO

O projeto tem por finalidade o objetivo de conhecer, analisar e descrever o setor logístico de uma empresa real. A empresa a qual foi selecionada, é uma empresa renomada, de alto padrão, uma empresa brasileira, a Companhia de Bebidas das Américas, conhecida também como Ambev, pertencente ao grupo Anheuser-Busch, refere-se de uma produtora de bens de consumo, sendo destaque no ramo de bebidas, em especial em cervejaria no mundo.

Palavras-chave: Empresa, bebidas, Logístico.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        8
  2. DESENVOLVIMENTO        9
  1. Detalhamento da empresa        9
  1. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        10
  2. COMPRAS        11
  3. ARMAZENAGEM        11
  1. Picking e Expedição        12
  1. ANÁLISE SWOT        14
  2. CONCLUSÃO        15
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo de conhecer, analisar e descrever o ambiente logístico da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev empresa de referência no ramo de bebidas, onde produz e comercializa bens de consumo, sendo destaque nas cervejas, o qual se tornou uma empresa líder no mercado em que atua.

A companhia de Bebidas das Américas – Ambev, é uma empresa renomada, com o seu capital aberto no Brasil em 1999, uma união feita entre as cervejarias Brahma e Companhia Antarctica, tornando-se a maior fabricante de cervejas do mundo, controla 69% do mercado cervejeiro, e além das cervejas fabricam também refrigerantes, energéticos, sucos chás e água.

As mudanças ocorrem, e a logística vem se adaptando aos novos ajustes. O controle e o planejamento de estoques, se tornou fundamental para as grandes empresas e para pequenos negócios também.

A Logística nada mais é que o processo o qual se planeja algo que vai implementar e assim controlar os fluxos dos produtos, serviços, o financeiro e informações, desde as matérias-primas, passando pela fabricação e tendo um produto de qualidade, fazendo o cliente satisfeito com o resultado. Nesse caso, o projeto será feito com base nos processos administrativos da organização, focando no ambiente logístico observando a forma como são conduzidas essas operações no dia a dia da empresa.

  1. DESENVOLVIMENTO

Considerada por especialistas um case de sucesso, a Ambev é tema central de muitos artigos científicos e acadêmicos. Além disso, grandes jornalistas e autores, como Cristine Correia e Ariane Abdallah, descrevem a história da empresa em seus livros e tentam desvendar os segredos de tamanha prosperidade.

Segundo Abdalah (2019), a empresa se tornou o que é hoje graças a fusões e aquisições. Em seu livro De um gole só: A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo, a jornalista também questiona as perspectivas da cervejaria nos dias de hoje e quais seriam as possíveis inovações que fariam a empresa conseguir crescer no futuro, considerando que já possui 30% de participação no mercado.

Neste tópico, iremos abordar brevemente a história da empresa, o ramo de atuação, porte, principais produtos, fornecedores e público-alvo.

  1. Detalhamento da empresa

A Ambev – Companhia de Bebidas da América – é uma empresa brasileira do ramo de produção e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcóolicas; considerada uma referência no setor, essa companhia é a maior fabricante de cervejas do mundo. Além disso, é uma sociedade anônima que iniciou seu IPO (Initial Public Offering) na Bolsa de Valores em novembro de 2013, tornando-se uma das principais empresas do setor de alimentos e bebidas do mercado.

Considerada a primeira multinacional brasileira, a Ambev foi formada em 02 de julho de 1999, a partir da junção de duas cervejarias concorrentes e já consagradas: a Companhia Cervejaria Brahma e a Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas. Foi fundada pelos sócios Jorge Paulo Lemann, Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto Sicupira, que hoje compõem a lista de bilionários brasileiros.

Em março de 2004, a empresa estabeleceu uma aliança com a companhia belga, Interbrew e dessa fusão surgiu a InBev, cervejeira multinacional que permitiu operações na América do Norte. No ano de 2016, a Ambev realizou

troca de ativos com a AB InBev e transferiu suas operações na Colômbia, Peru e Equador para a AB InBev e, em troca, recebeu a operação da SABMiller plc’s no Panamá.

A Ambev é considerada uma empresa de grande porte, possuindo 33 fábricas em todo o Brasil. Segundo os dados apresentados no InfoMoney (2022)

– maior site especializado em mercados, investimentos e negócios do Brasil –, o valor de mercado estimado da empresa em 2022 é de R$ 216,7 bilhões.

A empresa em 2021 possui mais de 10.000 funcionários espalhados entre 18 países, como; Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e entre outros. Já no Brasil, emprega mais de 30.000 funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (223.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com