TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Importância do Planejamento Estratégico na Gestão de Custos

Por:   •  4/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Leme

2019

jennifer micaele ferreira

[pic 6]

A IMPORTÂNCIA DA gestão de custos PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera Educacional.

Orientador: Emilaine Barbosa


Leme

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, é de suma importância, ter conhecimento em contabilidade de custos pois atribuí valor para as organizações. Utilizando os conhecimentos de custo, as organizações podem analisar as vantagens estratégicas para o mercado em que atuam, visando alcançar sempre seus objetivos. As empresas que conseguem identificar e eliminar atividades que não agregam valor poderá reduzir custos sem ter que reduzir a sua margem de lucratividade. Ao reduzir custos as empresas conseguem oferecer um melhor preço no mercado, ganhando clientes e passando a ter vantagens perante seus concorrentes.

Este trabalho foi elaborado nesse contexto, tendo aperfeiçoamento através das pesquisas realizadas em livros com conteúdo sobre contabilidade, análise de custos, e controladoria que mostra as considerações mais importantes no ensino deste tema. O presente trabalho tratará dos objetivos da monografia, tentando entender qual a importância da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas, abordando diversos autores que já trataram sobre o tema em seus livros ou artigos.

A pesquisa realizada aponta um requisito principal que seria dar enfoque especial na adição de valor para o consumidor, dando ênfase ao uso gerencial e análise crítica dos custos. Sendo assim, o conhecimento é um dos melhores investimentos que qualquer aluno pode fazer, porque o sucesso das empresas, sendo desde uma pequena loja à uma grande organização multinacional, depende do uso de conceitos e práticas dessa disciplina.

Diante disso, percebe-se que o tema da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas ainda tem muito a ser discutido, pois frente a constante competitividade do mercado no mundo globalizado, as empresas têm buscado maior rapidez na adaptação por parte dos gestores, visando a preocupação com as necessidades dos consumidores, onde suas exigências aumentam à medida que a globalização avança.

1.1 O PROBLEMA

As empresas que desconhecem ou que não aplicam corretamente o planejamento estratégico não prevêem os possíveis gastos que sua empresa pode estar sujeita a sofrer e assim não conseguem eliminar atividades que não agregam valor. Deste modo indaga-se: Qual é a contribuição da gestão de custos para que as organizações tenham um bom planejamento estratégico na formação do preço de venda perante seus concorrentes no mercado?

 

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender a importância da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas na formação do preço de vendas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

  • Compreender sobre as Metodologias de gestão de custos.
  • Apresentar a relevância dos critérios de alocação e mensuração dos custos.
  • Explicar os fatores que interferem na formação do preço de venda.

3 JUSTIFICATIVA

O motivo principal deste estudo foi demonstrar a importância da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas, com ênfase na formação dos preços de vendas, para um melhor controle das organizações, tendo informações com a devida qualidade para poder assim atingir um determinado desempenho a um menor custo, ganhando lucratividade e competitividade no mercado.

Visto que a real necessidade da elaboração desta pesquisa é vital para a sobrevivência e o crescimento das empresas, com tantas empresas disputando uma parcela no mercado, isto resulta em ofertar o mesmo produto com qualidade assegurada porém com o preço cada vez mais acessível, falando-se de competitividade, e para que se faça o melhor preço de venda e que o mesmo seja o bastante para conseguir manter a fatia no mercado, a gestão de custo é fundamental, pois não se trata de reduzir o lucro das empresas para conseguir reduzir o preço e sim estudar todos os custos existentes nelas e tratá-los. Fazer a gestão de custo implica em analisar todos e quaisquer gastos desnecessários e eliminá-los, para que este ganho se reverta em oferecer um melhor preço para o cliente final, já que as corporações precisam ter um planejamento estratégico no qual consigam reduzir custos sem afetar seus lucros, buscando desenvolvimento e crescimento no mercado a curto, médio e longo prazo.

         Quando se trata de redução de gastos desnecessários, isto abrange todas as áreas de uma empresa, inclusive o tratamento de resíduos que as empresas geram, o descarte de materiais que não se tem mais utilidade podendo afetar de forma drástica o meio ambiente se este for descartado de forma descontrolada, em locais desapropriados, gerando poluições. Este ponto poderia talvez nem haver custo, porém há impacto na natureza e isso suja a imagem da empresa, partindo deste princípio, ao fazer o planejamento estratégico na gestão de custo, pode-se analisar e pensar diversas formas de fazer o descarte que não tenha impacto para a sociedade e meio ambiente, um deles por exemplo seria reciclar para que o mesmo seja útil para outras finalidades, isto faz com que a empresa obtenha retorno financeiro com algo que era perda e ainda descartado de forma incorreta, elevando sua capacidade de desenvolvimento sustentável. Assim, o planejamento estratégico na gestão de custos é de suma importância também para o meio acadêmico, pois ao analisar diversas situações e intervir nos estudos nelas tratados, promove o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com