TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de implantação do setor de Recursos Humanos

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo MATÃO/SP

Curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos

PROINTER III:

Projeto de implantação do setor de Recursos Humanos

CIDADE

2018

PROINTER III:

Projeto de implantação do setor de Recursos Humanos

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.

Tutora à Distância: Juliana Bonora

Tutor (a) Presencial: Josiane de Cassia Rodrigues Pedro Antonio.

CIDADE

2018

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2. RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH        5

3. POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS        6

3.1 Políticas de Admissão        7

3.2 Políticas de Treinamento e Desenvolvimento        8

3.3 Planos de Recompensa e Benefícios        9

3.4 Políticas de Saúde e Segurança do Trabalho        11

3.5 Políticas de Demissão        12

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

5. REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Nem toda pequena empresa tem um setor de recursos humanos estruturados e apto para gerenciar pessoas, e isso reflete diretamente em seu crescimento. Muito mais do que entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, a gestão de pessoas é responsável por agregar valor, cuidar, supervisionar e motivar os colaboradores de uma organização.

Empresas pequenas tem certa resistência em implementar um setor de Recurso Humanos os pois estão cada vez mais ligados a lucros e esquecem do gerenciamento de pessoas, Mas com a mudança de mercado os gestores estão percebendo a importância desse setor e o diferencial que o RH agrega a instituição

Considerando a importância do setor para as organizações o presente trabalho tem como objetivo implantar um departamento de Recurso Humano em uma pequena metalúrgica, a empresa Viana equipamentos conta com 150 colaboradores e não possui um setor de RH estruturado com isso passa por dificuldades principalmente com a gestão de pessoas, havendo falhas de atrapalha o dia a dia da empresa.

            Com isso foi montada estratégia para por em pratica o setor de RH, para contribuir com melhorias no desenvolvimento da empresa, pois são as pessoas que gerenciam, controlam, executam tarefas e processos. Portanto, nota-se que, independentemente de qual seja o tipo da organização e os seus objetivos, o sucesso das mesmas depende muito do investimento nas pessoas que ali trabalham, com a identificação, treinamento e desenvolvimento.

 

2. RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH

            O departamento de recursos humanos aborda todos os tipos de questões vitais relacionados a pessoas, por exemplo, rentabilidade, reestruturação de trabalho, recrutamento e seleção, treinamento, relações trabalhista, etc.

           Com o objetivo de reter, atrair e desenvolver talentos, o gestor de RH atua como um estrategista, coordenando processos, desenvolvendo os colaboradores e mensurando os resultados obtidos.

           Por meio de pesquisa, o gestor de RH tem a oportunidade de avaliar as situações do ambiente de trabalho e assim descobrir onde quais são os itens a serem melhorados. Ela permite avaliara quais são os fatores internos e externos que estão interferindo na produtividade dos colaboradores, com os dados de equipes é possível mensurar como esta a satisfação dos funcionários diante da organização de uma maneira geral.

           Avaliando o ambiente interno da organização constatou que a empresa estudada Viana Equipamentos por não contar com um departamento estruturado de RH e nem ter um líder em gestão de pessoas, a empresa passa por problemas organizacionais como:

  • Investimento em treinamento, a empresa avalia o treinamento pelo seu preço e não pelo valor que é capaz de agregar ao negocio, já se foi o tempo em que investir apenas na aquisição de equipamentos e novas tecnologias eram sinônimas se se mantiver competitivo no mercado. Hoje, mais do que nunca, é importante acreditar no potencial dos seus colaboradores, pois são as pessoas que fazem a diferença para o negocio. Para isso investir pesadamente no desenvolvimento dos seus profissionais e constantemente viabilizam recursos para que eles possam manter-se capacitados.
  • Auto índice de demissão causado por contratações inadequadas, pois os funcionários da empresa muitas vezes não se enquadram com as funções para qual foi contratado. O grande desfia é buscar talentos e profissionais que tenham mais que o perfil da vaga, que tenham afinidade com a empresa.
  • Saúde ocupacional a empresa não investe em exames periódicos de seus funcionários, exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de riscos. Essa preocupação é um dever do empregador, que precisa estar atento ás condições de saúde de seus funcionários, considerando também, que este é um direito assegurado ao trabalhador, previsto na legislação.

           O setor de recursos humanos busca facilitar a ajudar no desempenho das organizações através das pessoas, a análise e desenvolvimento de profissionais nas organizações é de grade importância para o crescimento no mercado.

           O importante é saber que o setor de Recursos Humanos deve estar sempre atento ao comportamento de seus colaboradores, identificando possíveis funcionários desmotivados e conseguir identificar os motivos, traçando soluções para retê-los na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (95 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com