TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de vida

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O ato de negociar está constantemente presente em nossas vidas, ele se faz presente desde nossa infância até a vida adulta. Podemos exemplificar isso com situações cotidianas como, por exemplo: Quando crianças queremos muitos brinquedos entre outras coisas, então nossos pais nos pedem para nos comportarmos bem ou tirar boas notas na escola e como recompensa teremos o que desejamos.

Como vimos à negociação se da do ato de necessitar de algo, então procuramos quem tem o que necessitamos e o recompensamos por nos dar o que necessitamos.

Ou seja, para se negociar se faz necessário ao menos duas partes, com necessidades divergentes (Um quer comprar e o outro vender) que se completam. E para sua realização é necessário o esforço de ambas as partes na busca da satisfação mutua.


  1. O Processo de Negociação

As técnicas de negociação buscamauxiliar as partes envolvidas em um processo de negociação a buscar a eficácia, gerando satisfação com os resultados obtidos, sanando as necessidades de ambas as partes.

Mas para se negociar é necessário que haja uma comunicação de qualidade, evitando que as distorções causadas nesse processo dificultem o entendimento da outra parte. Muitas vezes podemos interpretar de maneira equivocada o texto de um e-mail, o tom de voz ou uma palavra mal utilizada da outra pessoa.

Atualmente a negociação busca resultados que possam gerar benefícios para ambos, fazendo com que um único ganho maior e momentâneo, não possa prejudicar uma possível relação de ganhos mútuos e duradouros.

Verificamos também na leitura dos artigos propostos, que as negociações sofrem grande influencia da cultura dos envolvidos no processo, portanto, para um melhor resultado, é necessário que se obtenha informações dos envolvidos antes mesmo de iniciarmos o processo. Isso nos prepara para antever as possíveis reações e exigências da outra parte, estando prontos para realizar uma contra proposta se necessário.

Com informações teremos o poder de direcionar as negociações conforme a necessidade

Os resultados de uma negociação são chamados de contratos, onde neste consta as obrigações e deveres de cada uma das partes, ele serve para evitar conflitos futuros, pois ambos estando de acordo, não há como caminho para desistência, para isso se iniciaria uma nova negociação.

No processo de negociação existem três etapas que nos auxiliam, sendo elas:

     Análise:É a etapa mais importante, onde as partes procuram informações sobre a negociação que de fato está por vir.

     Planejamento: É onde a partir das informações coletadas são geradas ideias de como desenvolver de acordo com os interesses de ambos.

Discussão:É a negociação de fato, é onde as partes se comunicam na busca de um acordo satisfatório.

  1. A Importância da Comunicação e as variáveis básicas da Negociação.

As negociações acontecem de várias maneiras e tipos diferentes, mas existem algumas variáveis que estão constantemente presentes nesses processos, são elas: Poder, tempo e informação.

A variável Poder está constantemente presente, porém nem sempre é utilizada da forma adequada. Por ser uma variável que da força para a tomada de decisão, é muitas vezes utilizada como imposição, ou seja, pode trazer benefícios apenas a uma das partes, causando insatisfação dos demais.

Com isso os resultados momentâneos podem suprir as necessidades, porém podem prejudicar no longo prazo. Por exemplo:

Um chefe realiza o remanejamento de um funcionário para outro setor que estaria abaixo de sua hierarquia de carreira, simplesmente impondo o seu desejo e suprindo sua necessidade momentânea. O funcionário por sua vez irá realizar as funções de seu novo cargo, porém não obteve nenhum beneficio, causando insatisfação do mesmo e provavelmente uma queda de rendimento.

Por isso a variável poder deve ser utilizada com sabedoria e bom senso, buscando equilibrar os ganhos e percas para todos os envolvidos.

O Tempo por sua vez passa para todos de forma igual, porém ele pode ser um fator dominante em uma negociação em que tempos prazos para a conclusão dos negócios ou entrega de materiais.

Mas o tempo não necessariamente está relacionado a prazos, ele pode ser utilizado para evitar o desgaste em uma negociação muito intensa, dando tempo para se pensar e tomar as melhores decisões.

Saber lidar com o tempo é superimportante, já que todos temos limites de tempo para realizar nossos deveres e concluir uma negociação. Saber definir este limite de tempo sem transparecer o nosso próprio limite, e encontrar o limite da outra parte pode ser um fator decisivo para se fechar um bom negócio.

A variável Informação se faz na busca por informações, dados e características dos envolvidos e das necessidades a serem negociadas. Ela afeta diretamente a tomada de decisões, pois, quanto mais informações detiverem, melhor preparados estaremos para decidir quando ceder ou insistir em determinada posição dentro do processo de negociação.

A busca por informações pode demandar muito tempo, porém a informação pode modificar toda uma negociação, cada novo fato pode nos direcionar para caminhos diferentes, tomando assim ações diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com