TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador

Por:   •  19/4/2015  •  Monografia  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

SALVADOR – BA

2015

[pic 2]

BRUNA OLIVEIRA – 383163

CALINE MOURA – 392358

JAQUELINE DIAS – 377646

LUIS EDUARDO PORTELA – 351621

ROBSON COUTINHO – 386447

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Atividade referente à conclusão da disciplina de Competências Profissionais do 7º semestre do curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp - Salvador Bahia. Sob orientação da tutora presencial Julia S. de Brito Cunha e expedida por Daniela Amstalden Libardi.

Salvador – Bahia

APRESENTAÇÃO

Competência é a capacidade de um sujeito mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.

As novas concepções gerenciais do mercado exigem que o profissional vá além dos conhecimentos básicos e conceituais de sua área. A busca constante da ampliação e atualização dos conhecimentos faz com que o profissional necessite conhecer a utilidade prática e imediata de tais conceitos, pois o mercado de trabalho o avaliará e o reconhecerá por sua competência profissional e não apenas pela avalição de sua titulação.

Portanto, o desafio deste trabalho incide em treinar o reconhecimento dos problemas, equacionar as soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer em diversos segmentos a tomada de decisão.

Em cada organização, o administrador desenvolve estratégias, define missões, estabelece objetivos e metas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, efetua diagnósticos, soluciona problemas, impulsiona inovações, aplica e gerencia o conhecimento, cria valor. (CHIAVENATO, 2014, p .2)

INTRODUÇÃO

A palavra administração vem do latim ad (direção) e minister (subordinação e obediência). É o processo de interpretação dos fatos e tomada de decisão e envolve o processo de decidir e resolver problemas. É o processo de decidir fatos, objetivos e quais recursos usar. Processo de planejar, organizar, executar e controlar. (MAXIMILIANO, 2012).

A história começa no ano 5.000 a.C, na Suméria, quando os sumerianos buscavam facilitar e organizar suas funções.

No Egito, Ptolomeu desenvolveu um sistema que necessitou de um sistema organizado para fortalecer seu processo econômico.

Na China em 500 a.C, a necessidade de sustentar uma ordem de governo para o império, na época Constitucional de Chow, que contava com oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio expõe a tentativa chinesa de definir regras e princípios.

Com o passar do tempo alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos.

Em todas as áreas do conhecimento existem as competências necessária para que o profissional seja bem-sucedido. Na administração encontram-se três tipos para o desempenho administrativo, que são as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

A habilidade técnica utiliza conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de instrução, experiência e educação. Normalmente, se adquire essa habilidade na faculdade ou no ambiente de trabalho.

A habilidade conceitual entende a complexidade da organização e o ajustamento do comportamento do colaborador. Permite que a pessoa se adapte e tenha uma conduta de acordo com os objetivos da organização, não apenas supra suas necessidades pessoais.

Em alguns casos a habilidade humana é inata, porém, ela deve ser trabalhada e desenvolvida pelo profissional pois é a habilidade mais importante para o administrador.  É a capacidade de discernimento para trabalhar com pessoas, entender suas atitudes, desejos e motivações e impor uma liderança eficaz, incentivando a criatividade de seus colaboradores. Saber trabalhar com pessoas é fundamental para o sucesso do profissional.

O administrador deve dispor de conhecimentos adequados para as novas necessidades da sociedade e de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo. Quando se sabe aplicar essas habilidades nos momentos certos, o administrador consegui atingir seus objetivos e ter sucesso.

A teoria administrativa surgiu no início do século passado. Apesar de jovem já atravessou fases bem distintas e que se complementam. Cada uma enfatiza um aspecto importante:

  1. Ênfase nas tarefas.
  2. Ênfase na estrutura organizacional.
  3. Ênfase nas pessoas.
  4. Ênfase nas tecnologias.
  5. Ênfase no ambiente.
  6. Ênfase nas competências e na competitividade.

Abaixo destacam-se as principais teorias, suas características e enfoques.

FOCO

TEORIAS

CARACTERÍSTICAS

CRÍTICAS

Nas tarefas

Administração Científica (Taylor – 1903)

Corrente iniciada por Taylor; considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais

Racionalização do trabalho no nível operacional

Na Estrutura

Teoria Clássica (Fayol – 1916)

        

Corrente iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações

Organização formal.

Princípios gerais da administração funções do administrador

Teoria Neoclássica (1954)

Corrente eclética e pragmática, baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos

Teoria da Burocracia (Weber – 1909)  

Corrente baseada nos trabalhos de Max Weber; descreve as características do modelo burocrático de organização

Organização formal burocrática racionalidade organizacional

Teoria Estruturalista (1947)

Corrente baseada na sociologia organizacional; procura consolidar e expandir os horizontes da administração.

Múltipla abordagem: - organização formal e informal - análise intra-organizacional e inter-organizacional

Nas pessoas

Teoria das Relações

Humanas (1932)

(Integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais)

Corrente iniciada com a experiência de

Hawthorne; combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas

Organização informal motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com