TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Entende-se por motivação o ato de dar motivos para a ação das pessoas. O comportamento motivado é algo que se busca alcançar em qualquer empresa para que se possa atingir a maior produtividade. Embora muito se fale de motivação, ainda hoje as empresas têm dificuldade em manter o comportamento motivado dos seus colaboradores, no que muitas vezes investem recursos e esforços de forma errada e acabam por prejudicar ainda mais a sua produtividade.

As empresas de Contact Center estão entre as maiores geradoras de empregos do Brasil. Essa geração de empregos, não se deve apenas ao fato das empresas estarem crescendo, mas também ao fato de haver uma grande rotatividade de pessoal, o que implica em grande número de demissões. Destas, boa parte se devem à falta de motivação do colaborador para permanecer ou mesmo para produzir aquilo que a empresa espera dele.

A Motivação é uma das grandes preocupações das empresas de Call Center no ambiente de trabalho. Só se obtém a efetiva motivação quando colaboradores conseguem realizar suas necessidades e seus objetivos de vida, dentro e fora da empresa.

Embora muito se fale de motivação, ainda hoje as empresas têm dificuldade em manter o comportamento motivado dos seus colaboradores, no que muitas vezes investem recursos e esforços de forma errada e acabam por prejudicar ainda mais a sua produtividade.

O tema a ser trabalhado neste artigo é a motivação voltada para as empresas de contactcenter. Onde o estudo se delimitará na segmentação das empresas de Call Center e a da gestão de Recursos Humanos.

OBJETIVO GERAL

A presente pesquisa tem por objetivo investigar a Qualidade de Vida no Trabalho dos operadores de telemarketing de callcenter instalado numa empresa de telefonia celular em Campinas.

 Nesta pesquisa queremos encontrar a resposta para quais são as vantagens para a empresa de Call Center de que seus funcionários estejam motivados? Identificar os fatores que influenciam negativa e positivamente o desempenho de uma equipe de vendas diretas por telefone (telemarketing) e estudar suas origens, com o intuito de compreender seu impacto nos resultados da empresa e propor mudanças que possam levar os gestores a tomar decisões corretas com relação à organização da força de vendas, e a incluírem em seu planejamento estratégico, ações que diminuam os impactos negativos e utilizem os positivos a seu favor, para melhoria do desempenho da força de vendas e conseqüentemente, dos resultados da empresa.

Serão demonstrados também os processos de Recursos Humanos. A intenção é de compreender como é importante a presença do gestor dentro da empresa, estimulando e motivando os colaboradores.

O Principal objetivo do estudo é identificar as vantagens que a motivação oferece para as empresas de Call Center, analisando as inúmeras formas de utilização para a melhoria do ambiente de trabalho. Outro objetivo é esclarecer e ajudar as pessoas à estarem sempre motivadas em seu trabalho.

Objetivos Específicos:

- Esboçar o perfil dos funcionários da empresa;

- Averiguar a satisfação dos funcionários em relação às oportunidades oferecidas pela empresa;

- Reconhecer se o funcionário se considera motivado e valorizado.

- Expor as estratégias usadas para reconhecer os funcionários.

PROBLEMA

Quais as maiores causas de absenteísmos nos Call Center? E como posso melhorar esse índice?

HIPÓTESE

         Na grande maioria das vezes, o problema está relacionado ao estresse coletivo, que devido a uma rotina repetitiva, pressão constante para o alcance das metas ou conturbações da profissão devido ao contato, muitas vezes desgastante, junto ao cliente faz com que as pessoas tenham um desprazer em trabalhar nessa função.

Algumas empresas vêm mudando algumas atitudes para que se consiga minimizar e reduzir significativamente esses níveis, que são elas:

- Determinar rodízios para feriados e finais de semana- É importante garantir que os funcionários tenham acesso a momentos de lazer e diversão familiar. Por isso, determinar escalas de revezamento entre os funcionários que permitam uma alternância igualitária de folgas nos feriados e fins de semana são importantes para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Uma vida equilibrada garante pessoas menos estressadas e mais produtivas em todos os aspectos, além de mais satisfeitas em trabalhar na sua empresa.

- Estabelecer políticas de reconhecimento - Uma das formas mais eficientes de se aumentar a motivação é estabelecer uma política de reconhecimento para aqueles que melhor cumprirem com suas obrigações. Garanta recompensas para aquele que ficar determinado período de tempo sem se ausentar ou atrasar, que podem ser em forma de prêmios ou folgas agendadas.

- Construir um plano de carreira para a sua empresa - A existência de um plano de carreira, em que os funcionários possam almejar um crescimento profissional dentro da empresa é essencial para uma motivação, tanto no cumprimento de horários quanto de metas e traçar um plano de carreira com crescimento horizontal, onde novas funções são inseridas na rotina do colaborador, bem como o aumento de salário, que pode ser determinado com maior freqüência, em valores menos expressivos. Desta forma será mantida a motivação contínua, bem como a assiduidade.

Fortalecimento da confiança da equipe através dos feedbacks - Um bom canal de comunicação pode ajudar bastante nesse sentido, oferecendo ao funcionário uma forma de expressar suas frustrações sem recorrer a esses métodos. Usar o feedback para melhorar as ações motivacionais e a produtividade dos colaboradores.

Realizar campanhas por uma qualidade de vida melhor - Pessoas de bem com a vida, que levam um estilo mais leve e saudável, adoecem menos e são muito mais dispostas. Promover palestras voltadas ao bem estar, à alimentação saudável, que estimulem a prática de exercícios físicos e alertem para os perigos de hábitos nocivos como tabagismo e alcoolismo, são boas formas de estimular os funcionários a cuidar melhor da saúde e, conseqüentemente, pegarem menos atestados.

A motivação deve ser uma prática constante e não apenas atitudes isoladas e desvinculadas à rotina de trabalho. Dessa forma, ela é utilizada como recurso para redução dos índices de absenteísmo em sua empresa.

METODOLOGIA

Os métodos usados no incentivo do telemarketing são as vendas, existe varias ferramentas que podem ser usadas no desenvolvimento e desempenho das vendas, elas são administradas por gestores responsáveis por cada setor para que possam ter bons resultados.

Em geral as empresas que têm uma visão de longo prazo elas estabelecem estratégias que as levem a ações eficazes frente às constantes mudanças de seus setores. Com isso deve estabelecer um plano que seja adequado à situação da empresa, pesquisando o que deverá ser feito para aproveitar as oportunidades, e prevendo as possíveis ameaças para que se preteje delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com