TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.393 Palavras (18 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo Castro

Administração

CELSO HENRIQUE KING – RA: 365324

DANIELI APARECIDA DA SILVA – RA: 372238

MARINA AVANCI – RA: 371078

MARIANA PEREIRA DE OLIVEIRA – RA: 365249

PROJETO INTEGRADOR II –

N7 ENXOVAIS

Tutor: Alessandro Contador Bueno

CASTRO – PR

JUNHO - 2015


SUMÁRIO EXECUTIVO

        Montar um Plano de Negócios para depois coloca-lo em prática é a maneira mais eficaz de se abrir uma empresa hoje, independente do ramo ou setor. É nesse plano que traçamos todo o trajeto da empresa, desde o início, com a ideia do empreendedor. O plano também serve para empresas que já estão na ativa, para consertar erros que às vezes por falta de conhecimento acabamos cometendo. Não é nosso caso, pois vamos abrir uma nova empresa, no ramo de enxovais.

        Abriremos aqui na cidade de Castro mesmo, encontramos um endereço maravilhoso, no centro da cidade, na Rua Doutor Jorge Xavier da Silva, onde tem um espaço amplo, arejado e muito movimentado. Decidimos abrir uma loja de enxovais, pois aqui na cidade esse ramo ainda é precário, existem poucas lojas que vendem coisas de cama, mesa e banho de qualidade e com grande variedade de produtos.

        Somos quatro sócios, começamos a nossa parceria com um trabalho de faculdade, e vimos que seria uma ótima oportunidade levar nossa ideia a diante. Partindo desse princípio, cada um de nós foi aos bancos verificar quanto conseguiríamos levantar de dinheiro para a loja.

        O total que conseguimos levantar foi de R$ 800.000,00 para podermos reformar o local onde estamos alugando (ainda não é viável comprar o espaço físico, precisamos de um retorno da loja para esse investimento), para comprarmos os produtos e deixar um estoque razoável, termos condições de pagar os salários de nossos seis funcionários, termos como manter a loja até que ela consiga se manter sozinha e comece a dar o lucro esperado. Assim que der tudo certo na documentação do CNPJ de nossa empresa, daremos início ao trabalho todo que ainda temos pela frente. De acordo com nossos planos, conseguiremos pagar todo o empréstimo ao banco depois de aproximadamente 4 anos de funcionamento de nossa loja.


ANÁLISE DE MERCADO

        O que é e para que serve essa Análise de Mercado?! Segundo os grandes nomes da Administração, a Análise de Mercado é um dos componentes do Plano de Negócios, ligada ao Marketing da empresa. É uma pesquisa utilizada para decifrarmos como anda o comércio num contexto geral. É a partir dela que conseguimos entender, analisar e estudar a saúde da empresa, como está o comportamento do consumidor e também como está a concorrência.

        Segundo Kotler (2003, p. 63) a empresa precisa estudar seus clientes minunciosamente. Ele aponta cinco possíveis tipos de mercado: o mercado consumidor (indivíduos e famílias), o mercado revendedor (compra para revender com lucro), o mercado governamental (órgãos do governo que compram bens e serviços para outros que deles necessitem), o mercado industrial (compra bens e serviços para processamento ou para usá-los em seus processos de produção), o mercado internacional (compradores estrangeiros, incluindo consumidores, produtores, revendedores e governos).

        Para conseguirmos definir a situação real do mercado, devemos levar em conta alguns itens:

- Análise da Indústria/Setor:

        Deve apresentar informações quanto ao tamanho, crescimento e estrutura do setor em que a empresa se encontra. Para coletar essas informações em nosso município, entrevistamos vários cidadão e futuros clientes, perguntamos a opinião de cada um, o ponto de vista individual sobre nosso setor de enxovais. "Os executivos que vão para as ruas ficam mais sensíveis a realidades que normalmente desconhecem" (MAUTONE, 2006).

- Descrição do Segmento de Mercado:

        É necessário verificar como está o setor de nosso interesse, para facilitar esse trabalho, temos algumas perguntas a serem respondidas: - Qual o market-share (participação de mercado) dentre os principais concorrentes? - Qual o potencial do mercado? - O mercado encontra-se bem atendido? - Quais as oportunidades para seu produto obter uma maior participação?

        O que é realmente um segmento de mercado? É um conjunto de clientes que tem necessidades e desejos em comum. Se conseguirmos agrupar os clientes semelhantes em segmentos de mercado, com certeza conseguiremos melhor atende-los.

        Mas como definir um segmento? Existem três perguntas básicas que nos auxiliam: - Quem está comprando? - O que está comprando? Porque está comprando?

        Dentro dessas três perguntas existem diversas outras que podem ser feitas para afinar a pesquisa ao máximo, como exemplo: onde mora, qual o estilo de vida dele, como age, o que o agrada mais, qual sua preferência, se gosta de desconto, se prefere qualidade ou quantidade, etc.

- Análise SWOT do produto/serviço:

        O que significa SWOT? O nome é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), também conhecida como Análise FOFA da empresa.

        Essa análise serve para tomarmos conhecimento dos quatro itens acima citados, não só da nossa empresa, mas principalmente de nossos concorrentes, pois se soubermos as fraquezas deles conseguimos transformar em oportunidades para nossa empresa.

- Análise da Concorrência:

        Engloba a análise dos 4P’s do Marketing, Produto, Praça, Preço e Promoção. Toda essa parte da análise é voltada para a concorrência, pois antes de entrar no mercado é necessário conhecer as lojas que também oferecem um produto do mesmo setor que o seu, é preciso que você perceba se ele negocia descontos; se ele se adapta bem às mudanças do comércio; se seus vendedores atendem bem os clientes; se o preço dele é alto ou baixo; se seus produtos são de qualidade ou não; se oferece garantia, se sim de quanto tempo; como ele faz as formas de pagamento; qual o tempo de mercado; qual o histórico da empresa; o que os consumidores pensam sobre a empresa/loja; qual o diferencial da loja; quais suas fraquezas; entre outros questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (102.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com