TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador admiração

Por:   •  23/5/2017  •  Monografia  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

Curso Superior Bacharelado em Administração

PROJETO INTEGRADOR I

Taguatinga/2016

Raioneide Alves de Sousa Rodrigues   1299101087

Leandro de Sousa Pereira     7377566363

Aline de Carvalho Ferreira   1299738552

PROJETO INTEGRADOR I

Trabalho desenvolvido para Faculdade Anhanguera de Taguatinga, apresentado como requisito parcial para a avaliação do projeto integrador I.

Taguatinga/2016

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo a realização da análise comparativa das estratégias adotadas pela empresa União supermercado – localizada na Avenida Central 841 Vila Nova 71.693-166 São Sebastião - DF. O aumento do nível competitivo está levando as empresas a desenvolverem estratégias que tendem a diminuir a vulnerabilidade às mudanças ocorridas nos ambientes externo e interno. Com a globalização, o ingresso de novas técnicas e a inserção de novos métodos organizacionais induzem os segmentos a um panorama de mudanças, inclusões e reestruturação, objetivando a manutenção da competitividade. Para diminuir os sintomas negativos deste tumultuoso ambiente, instiga-se a preparação de um planejamento estratégico, que deve ser desenvolvido considerando-se os aspectos políticos, econômico e cultural e dependendo do campo de atuação da empresa. No ramo de supermercados, visualizamos um cenário de transformações com a participação de novos agentes, concentração e alta competição. Isto leva as empresas a se reestruturarem por meio de fusões, incorporações, maior capacitação da parte gerencial e formulação de planejamentos estratégicos. Deste modo, por meio de uma pesquisa com o União supermercado, procurou-se conhecer melhor o ambiente empresarial, identificando quais as estratégias utilizadas e se eles utilizam estratégias, para estimular o desenvolvimento de novas saídas voltadas às necessidades observadas bem como para que se apresente evolução no padrão dos serviços, por meio da fidelização do cliente e com isso o aumento da competitividade. Com a conclusão deste estudo espera-se visualizar a utilização ou não de planejamento estratégico.

PALAVRAS-CHAVE: estratégia, supermercado, varejo. 

Sumário

INTRODUÇÃO 5

EMPRESA6

OBJETIVOS GERAIS7

     OBJETIVOS ESPECIFICOS7

  A NOSSA MISSÃO8

     A NOSSA VISÃO8 e 9

APRESENTAÇÃO 10

        ANALISE DE SWOT 10

        OPORTUNIDADES AMEAÇAS11 e 12

CRONOGRAMA 13

CONCLUSÃO 14

REFERENCIAS15


  1. INTRODUÇÃO                

        O método de gestão empresarial vem apresentando graves consequências ocasionadas por fatores como o crescimento de mercados, e da competitividade e facilidade de acesso à informação e tecnologia. Grande parte das decisões estratégicas das empresas visualiza o crescimento da organização, podendo ser alcançado dentre as demais alternativas, através da abertura em novos negócios, aumento da habilidade produtiva e utilização de novas tecnologias.
Com base nestes aspectos e de acordo que as empresas bem sucedidas são sistemas abertos que interagem mutuamente com o ambiente, as empresas começaram a repensar suas estratégias e mudaram seus padrões de administrar, procurando racionalizar o emprego dos recursos e otimizar sua eficiência. Torna-se meta obrigatória de seus gestores a obtenção da vantagem competitiva para o crescimento dos negócios.
Nossa pesquisa está baseada no fato de que a adoção de estratégias, está associada à melhoria da qualidade e a alavancagem de pontos fortes, tanto do processo administrativo, quanto do atendimento aos clientes e prestação dos serviços. O uso de táticas empresariais poderá garantir a sobrevivência e a competitividade das empresas que operam neste respeitável setor da economia. Sendo assim teve-se como objetivo analisar a existência de gestão estratégica nos supermercados da região.

O segmento de supermercado está passando por uma grande transformação na grande maioria por empreendimentos familiares e às vezes por pouca gestão profissional.  
O supermercado por estar em todos os lugares ele é de extrema importância para a sociedade e a economia comercial. A evolução deste setor vem desde a geração de empregos, tecnologia, capital, inovação nos produtos e alta produção. É um fator que vem apresentando qualidade, inovação e dinamismo.         

5

  1. EMPRESA    

        O União supermercado é um comércio varejista de alimentos, situado na Avenida Central 841 Vila Nova 71.693-166 São Sebastião - DF, telefone (61) 3335-1106, prédio próprio administrado por irmãos, aonde estabelece  açougue, padaria, confeitaria,  congelados,  frios, hortifrutigranjeiros, deposito,   caixa, escritório, cozinha, banheiro, etc. Sendo assim obtém ao seu redor um estacionamento  de carro possibilitando mas de 20(vinte) vagas de livre acesso.   Sabemos que a determinação do local ideal para a instalação do Supermercado.

        União Supermercado torna-se fator de grande relevância na boa administração da organização. Para que esta decisão seja tomada com êxito, se faz necessária a análise de alguns fatores que influenciam nos processos empresariais, como mercado consumidor, fornecedores e mão-de-obra. Todavia, a importância destes pode variar de acordo com a área na qual a organização e seus concorrentes atuam.   A análise da localização é ponto fundamental para uma boa administração, as empresas são geralmente localizadas próximas aos recursos, como matéria-prima, através da   análise criteriosa dos fatores e de decisões empresariais acertadas se obtêm competitividade.   Foi realizado um estudo de abordagem qualitativa e ocasional, no qual a coleta de   dados se deu através da realização de questionários e entrevistas com pessoas ao redor da   instalação do supermercado, bem como através da observação do local onde as empresas   concorrentes se encontram. Diante deste estudo, pôde-se concluir que os fatores coletados e analisados, decisivamente influenciados pelos processos e ramo de atividade da empresa, são   totalmente considerados na decisão de localização de empresas.   As decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de   planejamento, pequenos detalhes podem trazer diferenças comprometedoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com