TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador motivação

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 7

Autores:

Alexandre Bruno

Andréia Paixão

Arthur Machado

Isaac Reis

José Geraldo

Wesley Henrique

William Augusto

O PERFIL DO MOTIVADOR NA OPERADORA DE TELEFONIA TIM

Belo Horizonte

2015

Autores:

Alexandre Bruno Pereira Dias

Andréia Paixão

Arthur Machado

Isaac Reis

José Geraldo

Wesley Henrique

William Augusto

O PERFIL DO MOTIVADOR NA OPERADORA DE TELEFONIA TIM

        

Trabalho apresentado à disciplina comportamento organizacional do Curso de Administração da Faculdade Iseib de Belo Horizonte.

Orientador: Prof. Téo Pereira

Belo Horizonte

2015

  1. Introdução

Toda organização é compostas por pessoas que reagem a estímulos, sejam eles financeiros, matérias ou de benefícios.

Esses são fatores que são empregados para motivar estas pessoas a realizarem bem seu trabalho, diante disso a inclusão ou exclusão desses e de outros fatores pode motivar ou desmotivar o grupo de pessoas envolvidas no dia a dia da organização.

Uma boa liderança passa necessariamente em estar atenta as necessidades de seus subordinados, uma vez que sanada essas necessidades o funcionário se sentirá motivado a executar bem o seu trabalho.

O líder nato, é um bom ouvinte, esta sempre ouvindo os seus subordinados em busca de detectar a falta de motivação no ambiente de trabalho; a falta de motivação no ambiente de trabalho pode esta ligada a problemas externos ou internos e estando atento o líder terá como diagnosticar e tomar a melhor decisão.

Com uma liderança de “mão dupla”, ele conseguirá sempre uma melhor resposta de sua equipe de trabalho e consequentemente melhores resultados para a organização.

O líder tem que ser um motivador, e claro tem que ser o primeiro a estar motivado, porque se não está motivado como irá motivar os outros.

Essa interação do líder com sua equipe de trabalho, facilita a relação do grupo e o conhecimento dos vários perfis e características individuais, para adotar meios diferentes e interativos que proporcionem um ambiente motivador.

Por tanto este trabalho visa por meio de pesquisa averiguar qual o perfil do lider motivador dentro das lojas Tim.

  1.  Objetivo

1.2.1 Objetivo Geral: verificar o perfil de um líder motivador

1.2.2 Objetivo Específico:

  1. Observar o grau de importância em se ter um líder motivador
  2. Identificar as dificuldades do líder motivador perante sua equipe
  3. Verificar os fatores motivacionais do líder

  1. Referencial Teórico

2.1 Motivação

Ao longo deste trabalho foi abordado o perfil do motivador, diante disto se faz necessário usar este referencial teórico para maiores esclarecimentos conforme alguns autores.

De acordo com Chiavenato (2004), a motivação é um fator interno que merece extrema atenção, pois é através da motivação que os colaboradores demonstram prazer em realizar suas tarefas e se sentem realizados com os resultados que obtém.

De forma mais clara: o autor afirma que, a motivação é uma medida de persistência das pessoas, ou seja, quanto tempo ela leva para conseguir realizar seus objetivos e mantendo seu esforço, onde o nível de motivação pode variar entre as pessoas ou em uma mesma pessoa ao longo do tempo.

De acordo com Robbins (2005) a motivação possui três propriedades que a regem, uma é a direção, o foco da pessoa em sua meta e como realizar, outra é a intensidade, se o objetivo proposto é feito como algo que vai lhe trazer satisfação ou será realizado por obrigação, e a permanência. "A motivação é específica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice-versa. Não há um estado geral de motivação, que leve uma pessoa a sempre ter disposição para tudo." (MAXIMILIANO, 2007, p.250).

Ainda, segundo Gil (2002), quando uma pessoa se sente frustrada por não conseguir resultados positivos com seus objetivos, elas desenvolvem comportamentos irracionais como agressão, deslocamento, racionalização, regressão, fixação, fuga e resignação.

2.2. Liderança

Segundo Senge(2006), ao estudar o perfil de líderes de diferentes setores, descobriu-se que todos pareciam buscar sua inspiração na mesma fonte. Cada um deles tem um ideal que transcende os objetivos pessoais e o senso de propósito que está por trás de sua visão, o que chamou em sua obra A Quinta Disciplina de "história de propósito", que pode ser tanto pessoal como universal. Determina o trabalho da vida do líder. Enobrece seus esforços, porém conserva certa humildade que o impede de levar seu próprio sucesso ou fracasso com muita seriedade. Assumir o papel de líder não é ensinar as pessoas a como alcançar suas visões. É estimular a aprendizagem para todos

O papel do líder tem sido de fundamental importância em qualquer tipo de ambiente, especialmente quando se trata de ambientes coorporativos e organizacionais. Segundo Oliveira (1997), liderar é exercer alguma forma de poder. O poder é a capacidade de influenciar alguém. A liderança é o estilo de se exercitar esse poder. Uma pessoa “exerce liderança” quando influencia o comportamento de outras. Ainda Chiavenato (2001) complementa o conceito de liderança enfatizando a necessidade das empresas em tê-la em cada um de seus departamentos.

O administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas para que seja um líder bem sucedido. Hunter (2004, p. 25) define a liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Para o autor, a liderança deve estar a serviço, ou seja, o líder deve ser empático com os seus liderados, para que obtenha o empenho máximo de todos.

Ou seja não basta o líder delegar e os subordinados cumprirem, e necessário que ele participe do processo, colocando quando necessário a mão na “massa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com