TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar ambiente empresarial

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.182 Palavras (13 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

CINTIA DRESCH WOLLMANN - RGM 23639211

CLEONICE SOARES DA SILVA - RGM 22940995

GUILHERME LEONI MORETTI - RGM 23851350

IVETE CECÍLIA DRESCH - RGM 23639237

LUCAS CARDOSO ALVES - RGM 26006715

MARIA DO SOCORRO SILVA LAGES - RGM 25190580

PATRÍCIA DE ABREU FARIAS - RGM 2493599

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL

SÃO PAULO

2021

[pic 2]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

CINTIA DRESCH WOLLMANN - RGM 23639211

CLEONICE SOARES DA SILVA - RGM 22940995

GUILHERME LEONI MORETTI - RGM 23851350

IVETE CECÍLIA DRESCH - RGM 23639237

LUCAS CARDOSO ALVES - RGM 26006715

MARIA DO SOCORRO SILVA LAGES - RGM 25190580

PATRÍCIA DE ABREU FARIAS - RGM 2493599

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Empresarial, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor: Gabrielle Carvalho e Márcio Francisco.

SÃO PAULO

2021

RESUMO

Há várias áreas que estudam o conceito de felicidade, entre elas a religião, a psicologia e a filosofia. Aristóteles menciona que a felicidade pode ser atingida pela prática do bem. Ao longo dos últimos anos, muito tem se falado sobre como a felicidade impacta no trabalho e nas empresas, o que acarretou um aumento das preocupações com a cultura das pessoas e o interesse pelas experiências no trabalho. Uma organização é constituída essencialmente por pessoas e foi concluído que se as pessoas trabalharem felizes, as organizações também serão, e organizações felizes são mais produtivas e consequentemente mais eficazes e rentáveis, tornando-se preferidas pelos clientes no mundo empresarial. Empresas exigem uma nova dinâmica de gestão, uma mudança na postura dos administradores, principalmente aqueles envolvidos na área de recursos humanos que buscam desenvolver em cada funcionário o vínculo emocional com as organizações e promovam a busca da felicidade no trabalho. O projeto foi desenvolvido com coleta de dados que ocorreu por intermédio de uma planilha que foi preenchida individualmente, onde está consignada a percepção de cada componente do grupo, todos contribuíram com seu ponto de vista e práticas relacionadas aos conhecimentos e atividades desenvolvidas nas organizações, também  obtivemos contribuições com pesquisas e literaturas  relacionadas ao assunto e percepções dos participantes acerca do que é ter uma vida feliz. Percebemos que o consenso do grupo em questão para felicidade destacou- se em alguns conceitos e tem muita relevância para: Família, Saúde, Deus, Paz e Amigos. Nessa ordem podemos perceber o quão significativo é o bem-estar pessoal e seu arredor para um indivíduo considerar-se ou sentir-se feliz. Concluímos que os termos estudados apresentaram diversas definições, dentre elas que a felicidade e o bem-estar estão relacionadas positivamente às questões emocionais e psicológicas dos indivíduos.

Palavras-chave: Empresa, Felicidade, Felicidade no Trabalho

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1        FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO                                                    7

3.        FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA        8

4.        NUVEM DE PALAVRAS        22

5.     CONCLUSÃO                                                                                                                24

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

  1. INTRODUÇÃO

Os contínuos desafios e as rupturas que as organizações têm passado nos últimos anos exigem uma nova dinâmica de gestão, ou seja, uma mudança na postura dos administradores, principalmente aqueles envolvidos na área de recursos humanos que buscam desenvolver em cada funcionário o vínculo emocional com a organização com o intuito de promover a busca da felicidade de colaboradores (SEMEDO, COELHO e RIBEIRO, 2018).

Assim, felicidade pode ser interpretada como uma resposta própria, isto é, de cada pessoa, os fatores que coadunam com os estudos de SEMEDO, COELHO e RIBEIRO (2018) quando pontuam felicidade como uma construção multidimensional é composta dos seguintes componentes: competência, aspiração, autonomia, satisfação, bem-estar do trabalho e estabilidade financeira.

Já Salas-Vallina, Alegres e Guerrero (2018), definem felicidade no local de trabalho como: satisfação, engajamento, comprometimento, hedônica e eudaimônica, bem-estar e capital psicológico. Além disso, tais conceitos são pontos-chaves a serem trilhados pelos administradores de quaisquer organizações, com vistas ao atendimento dos objetivos planejados (SALAS-VALLINA; ALEGRE, GUERRERO, 2018).

Diversos estudos têm demonstrados os desafios a serem enfrentados pelos administradores (GRAHAM e PETTINATO, 2001; PASCHOAL, TORRES e PORTO, 2001), no momento atual em que vivemos um problema de saúde pública e de grandes proporções pela pandemia Covid-19. Além disso, PRYCE-JONES, LINDSAY (2014) pontuam que impulsionar os funcionários à felicidade no trabalho e à eficiência das organizações, no momento atual, requer que os administradores desenvolvam uma mentalidade que permita maximizar o desempenho e alcançar o potencial das empresas. Portanto, para os autores, “felicidade é uma definição simples, que se aplica a um indivíduo, uma equipe ou uma organização”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com