TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Introdução a Docência

Por:   •  22/5/2016  •  Dissertação  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES

 AVALIAÇÃO CRÍTICA DE CINCO AULAS

 Aluno:

Cíntia de Cássia da Rosa RA: 1207815

PARAISÓPOLIS – CENTRO

2016

         INTRODUÇÃO

          Essa avaliação crítica focará no método de ensino do professor e no relacionamento com seus alunos.

         As possibilidades que o professor terá para dinamizar suas aulas e conquistar o respeito de seus alunos.

          Apresentar as opções para que as crianças saiam da sala de aula sem perder o foco da aula ministrada em sala, transformar as coisas do dia-a-dia em objeto de estudo. Fazer com que uma aula difícil que é a matemática (interpretada pela a maioria dos alunos como difícil) em uma aula prazerosa sem empecilhos para ninguém.

DESENVOLVIMENTO

Plano de aula

FORMAS GEOMETRICAS ESPACIAIS

OBJETIVOS

  • Levar ao conhecimento do aluno a noção de poliedro, fazendo com que eles sejam capazes de identificar a diferença entre poliedros convexos e poliedros não convexos.
  • Identificar poliedros regulares, prismas e a reconhecer os mesmos nos objetos do cotidiano.
  • Os alunos deverão ser capazes de reconhecer a planificação dos prismas assim como deverão ser capazes de calcular as áreas dos prismas.

 

CONTEÚDO

Poliedros convexos e poliedro não convexo, planificação e calculo da área de um prisma.

ANO (PUBLICO ALVO)

2º ano ensino médio

TEMPO ESTIMADO

5 aulas-hora

 MATERIAL NECESSÁRIO

1. TV pendrive.

2. Caderno, livro, lápis e caneta.

3. Embalagens, caixas, objetos em forma de prismas.

4. Cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e régua.

DESENVOLVIMENTO

Esta atividade está preparada em forma de apresentação na TV pendrive. Ao longo da aula, também serão mostrados objetos, caixas e embalagens relacionando-os com os poliedros apresentados.

Os alunos deverão participar da aula, realizando anotações e perguntas sobre dúvidas que encontrarem. Nas duas primeiras aulas desta atividade, o professor deverá apresentar o conteúdo através do material em formato PowerPoint, explicando e discutindo com os alunos toda a parte geral de poliedros e mostrando nos objetos levados para esta atividade tudo que for possível, a respeito do conteúdo. As atividades do livro didático adotado deverão ser realizadas e discutidas em sala de aula.

2º etapa

Na aula seguinte, o professor deverá fazer um passeio a pé com os alunos nas quadras próximas da escola. Nesse passeio, os alunos deverão observar objetos casas, prédios, construções, comparando suas formas com os sólidos geométricos. O professor deverá estar atento às observações dos alunos e chamar atenção para aquilo que não for observado por eles e tem relação com

os sólidos geométricos.

De volta à sala de aula, o professor deve conduzir uma discussão sobre as observações dos alunos. Em seguida, os alunos farão um relatório sobre o que foi observado e o discutido. Esta atividade poderá ser realizada em equipes de

três alunos.

Na sequência, o professor deverá continuar a apresentação na TV pendrive

realizada na aula anterior. Enfocando neste momento o conteúdo relacionado

aos prismas.

3º etapa

Na aula seguinte, o professor deverá propor problemas envolvendo objetos do cotidiano que tenham forma de prismas. Os alunos deverão medir e calcular áreas, volumes e diagonais. Para concluir a atividade, os alunos deverão construir prismas, apresentar a planificação desses prismas e os cálculos de áreas e volumes. Deverão também fazer um comentário da utilidade do prisma apresentado ou exemplos de onde o prisma é encontrado no cotidiano.

Avaliação

Para analisar o que os alunos aprenderam, entregue uma folha contendo prismas com diferentes formas, para que eles possam analisar e calcular os volumes e as planificações.

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA

Disciplina: Matemática

Tema da aula: Geometria Espacial – Poliedros; Prismas

1 - Os objetivos da aula ficaram claros? Comente

Os objetivos ficaram claros, pois cada aluno pode observar e tirar todas as sua duvidas ao longo das cinco aulas.

Nas imagens tridimensionais e nos vídeos apresentados nos slides da tv, os alunos conseguiram absorver todo o conteúdo e depois ao saírem para rua e observar esses poliedros no dia a dia.

O conhecimento dos calculo das áreas dos prismas ficam de melhor entendimento feito com objetivos do dia a dia, como embalagens e caixas em forma de prismas.

 

2 - Qual o tipo de aula ministrada? Explique.

Todas as aulas são dialogadas e interativas, possibilitando assim uma maior exploração do conhecimento e abrindo espaço para o questionamento.

Quando os alunos saem do ambiente escolar e começam a explorar o ambiente a sua volta, vendo e criando coisas do cotidiano, fica mais fácil para identificar as dúvidas de cada aluno podendo saná-las individualmente e explicando para toda a turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (286.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com