TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

1-Somos sujeitos organizacionais e não conseguimos pensar o ser humano sem estar dentro de uma delas. Discorra sobre o processo que ocorre  quando os sujeitos entram nas organizações. 

Ao entrar em uma organização o indivíduo já trás uma bagagem de comportamento, experiência, características e preconceitos. Este influenciará na organização e será influenciado pela interação com os demais.

2- O que são papeis organizacionais e como eles  são construídos nas organizações?          

O papel organizacional é a função que o indivíduo realiza, e suas características relacionadas a esta.  O papel organizacional é construído a partir do momento em que se conhecer as características, comportamento, as experiências dos indivíduo o enquadrando em uma função a qual ele tenha mais habilidade e eficácia.
         

3-  Quais os processos implicados na socialização organizacional?

A socialização organizacional começa a partir do teste de seleção em que se conhece as experiências organizacionais e profissionais, as técnicas já executadas pelo indivíduo. É passado para este as normas e informações e tal organização para que ele se adapte. O indivíduo entra na organização com uma bagagem de experiências, conhecimentos e habilidades, passando para os demais integrantes em que lá trabalham e estes com experiências e conhecimentos diferentes do atual, havendo assim a interação.


4- Qual a relação existente entre o papel social que assumimos em relação aos outros (organização e clientes) ?             

Cada pessoa existe na  organização em função de outras pessoas, formando uma cadeia que tem início e fim no cliente externo.
Quem realiza um serviço ou entrega um produto exerce efeito sobre quem recebe o resultado da atividade; ao mesmo tempo, registra-se algum tipo de feed-back. mesmo que não exista qualquer contato físico ou virtual entre os envolvidos.


5- Entre as barreiras para as mudanças nas organizações, encontramos uma série de mecanismos de defesa. Escolha cinco dos mecanismos e discorra como eles se manifestam nas organizações.

Identificação: Quando um individuo modela sua conduta para se tornar parecido com outra pessoa.  Por meio da identificação a pessoa protege sua autoestima.

Distração: O indivíduo desloca a atenção, inconscientemente, para objetivo diferente daquele com o qual se ocupava. Evita-se a distração intercalando-se atividades diversas  ou promovendo-se intervalos  para recuperação física e emocional.
Sublimação: Consiste em desviar a energia para algo socialmente aceito. Assim, a pessoa conseguirá uma melhor adaptação ao meio social, que contribui para seu desenvolvimento e aceitação.
Projeção: Consiste em o individuo atribuir a outra pessoa algo que é dele mesmo.  Nas relações em diferentes grupos nas organizações, esse mecanismo aparece com frequência: “As pessoas daquela seção são mesmo assim, sempre ligadas no que estão fazendo, não possuem a menos ideia de cliente interno.“
Racionalização: Consiste em buscar um motivo lógico para determinado comportamento ou sentimento. Trata-se da criação de falsas desculpas, mas plausíveis, para poder justificar o comportamento inaceitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com