TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia no dia dia de trabalho

Por:   •  9/3/2016  •  Artigo  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO DIA-A-DIA DO MEU TRABALHO

Emerson Maquea Garcia

RESUMO

A Administração de Empresas esta cada vez mais exigindo um conhecimento de estudos multidisciplinares. Com um campo que concentra conhecimento de várias disciplinas tais como a psicologia, matemática, estatística, economia, filosofia, sociologia, contabilidade, história, geografia, engenharia, marketing, informática, tecnologia e a depender do campo em que o administrador está inserido, áreas como o caso da física, química, medicina.

Fazer as pessoas ou grupos dentro de uma empresa trabalhar juntos não é tarefa fácil, pois há trabalhos que requer uma enorme gama de desafios, já outro é pura rotina e fazer as pessoas se adaptarem a isso é uma batalha diária. O profissional que aceitar este desafio organizacional vai contribuir com aplicação de técnicas, para que os colaboradores desenvolvam sua criatividade e desenvolvimento no âmbito profissional.

PALAVRAS CHAVES: multidisciplinares, conhecimento, administração de empresas, organizacional.

        The Business Administration is increasingly demanding a knowledge of multidisciplinary studies. With a field that focuses knowledge from various disciplines such as psychology , mathematics, statistics, economics , philosophy, sociology , accounting, history, geography, engineering, marketing, IT , technology and depending on the field where the administrator is entered, areas as the case of physics, chemistry, medicine.

        Make people or groups within a company work together is no easy task , as there are jobs that require a huge range of challenges , since other is pure routine and make people adapt to it is a daily battle . The professional who accept this organizational challenge will contribute to application techniques, for employees to develop their creativity and development in the professional.

KEYWORD: multidisciplinary, knowledge, business administration, organizational.

INTRODUÇÃO

As empresas têm cada vez mais implementado dentro do seu quadro de funcionários pessoas preocupadas, com a vida pessoal e profissional de seus colaboradores, pois é através do apoio que os colaboradores poderão ter um bom andamento nos trabalhos que serão realizados, o uso de estratégias e instrumentos que visam diagnosticar e propor soluções aos problemas na estrutura organizacional, assim obtendo mudanças com êxito.

Com o objetivo da organização em dar suporte aos colaboradores no aspecto de trabalho em grupo, ajudando a ter flexibilidade, participando efetivamente na busca de resultados, agir criativamente e inovar processos e métodos organizacionais, proporcionando um melhor ambiente de trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Na atual conjuntura global, onde as organizações estão inseridas acaba se tornando cada vez mais relevante o papel dos gestores, na obtenção de resultados para garantir a sustentabilidade dos negócios, para Winblad (1999), “os gestores empresariais enfrentam o desafio de saber liderar e pensar, atualizar-se, pessoal e organizacionalmente”.

A influência das relações entre as pessoas nas empresas acaba por envolver toda uma equipe de profissionais onde se busca um líder que compreenda o papel crucial no comportamento do grupo, a fim de, seu líder oferecer a direção para alcançar os objetivos da organização.

Um ponto fundamental é saber lidar com a empatia, se por no lugar dos outros, para buscar um objetivo que acabe por dar resultados positivos a todos, desta forma o gestor que entende as necessidades de sua equipe será mais aberto a diálogo e permitirá que seus liderados compreendam o sentido e a direção dos processos em que atuam.

O líder emocionalmente inteligente tem uma sólida base de compreensão de si e dos outros, gerando satisfação para os envolvidos e demostrando um caminho para que todos tenham a mesma oportunidade de crescimento dentro da organização.

Buscar um conhecimento de como as emoções influencia no dia-a-dia do seu trabalho é estreitamente relevante para o crescimento pessoal e organizacional, deve-se considerar a sua capacidade e o comportamento de sua liderança no que diz respeito ao sucesso ou a eficácia do seu trabalho. Fiorelli (2007) diz: “Esses são dois modelos que empregam testes psicológicos e são sugeridos a analise e críticas”.

Existem diversas formas e fatores para contribuir e se preocupar dentro da organização, como as emoções e afetividade no trabalho, motivação dos funcionários, comportamento dos funcionários, assistência nos recrutamentos e seleções internas ou externas, incentivos de estratégias para melhorar o ambiente organizacional, assim como ajudar também a desenvolver equipes multiprofissionais, avaliações de desempenho, treinamentos e dinâmicas em grupo.

O comportamento das pessoas resulta da coexistência do ambiente em que a pessoa se desenvolve, como sua família, trabalho, fator político, religião, constituindo uma relação do próprio modo de vida e como ele interpreta o ambiente ao qual o rodeia, satisfazendo seus desejos e necessidades, e tornando negativa quando o seu convívio é completamente ao contrário ao de um ambiente saudável.

O seu comportamento é uma função do que acontece no decorrer da vida em que as influencias do individuo estabelece com seu meio, suas vivencias ao longo do tempo assim cada pessoa interpreta e percebe as coisas, os indivíduos e as situações de modo particular. A análise começa com a situação como um todo, a partir do qual são diferenciadas as partes. Chiavenato (1998) “A inter-relação entre os fatos e eventos criam um campo dinâmico. Este campo dinâmico, ou ambiente psicológico, corresponde aos padrões organizados de comportamentos e percepções do indivíduo em relação a si e ao seu ambiente”.

Dessa forma para o administrador saber lidar com o indivíduo, deve-se buscar a sabedoria de como lidar com essa pessoa e se o seu comportamento diante de um fato novo irá afeta-la.

Para Hersey; Blanchard (1986), “um líder não será eficaz se não souber ajustar seu estilo de liderança às demandas do ambiente”. Com isso todas as variáveis terão que ser consideradas como relevantes, na liderança situacional o foco é o comportamento do líder em relação ao liderado, que são de estrema importância, não porque aceitam ou o rejeitam, mas sim como grupo, vai determinar o poder que o líder tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (220.2 Kb)   docx (279.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com