TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO _        

2 RESTAURANTE FELILINI: Gestão com Pessoa _        

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS.............................5

4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será analisada a Gestão da equipe do Restaurante Fellini, bem como o clima e a cultura entre funcionários, empresa e clientes. O sistema e a psicologia organizacional no ambiente de trabalho.


  1. RESTAURANTE FELLINI: GESTÃO COM PESSOAS

Aqui conhecemos a história de sucesso da gestão da empresa de Nelson, o restaurante Fellini. Um dos mais requisitados da Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas não foi assim desde o começo. Em 1980, após concluir o curso de Administração e voltar para o Brasil, Nelson abriu uma pizzaria. Mas não obteve o resultado esperado. Em 1993 resolveu abrir um restaurante A La Carte. Vendo que novamente não daria certo, Nelson começou a fazer pesquisas em restaurantes renomados para ver o que estava faltando para deslanchar de vez, pois comida boa e vontade de trabalhar eram o que não faltava.

Nelson reformou o restaurante, contratou novos profissionais e mudou o sistema de A La Carte para a cobrança a peso.

  1. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

Nelson trabalha com uma gestão diferenciada. Faz questão de dividi - lá com seus 62 colaboradores. Realiza reuniões quinzenais, nas quais informa ou discute assuntos novos. Também informa se há necessidade de novas contratações, onde os funcionários podem solicitar o desligamento de um deles, o que pode gerar conflito entre os mesmos. Prefere contratar pessoas por indicação dos próprios funcionários. Julga ser melhor assim, pois acredita que se tratando de uma empresa familiar, o ambiente de trabalho fica mais agradável. O que não é a opinião de muitas empresas, que preferem contratar pessoas que não tenham nenhuma ligação com atuais funcionários. Pois em muitos casos acabam misturando o profissional com o pessoal e tornando o clima dentro da empresa um tanto quanto pesado. Até o momento, aparentemente Nelson não teve problemas relacionados ao comportamento e ao clima com seus colaboradores. Mas não deixa de ser um grande risco para sua empresa.  Talvez pudesse mudar sua política de recrutamento e seleção e a de gestão organizacional da equipe para que não tenha problemas no futuro.

Nelson disponibiliza em sua empresa vários benefícios, entre eles assistência médica, odontológica, culturais, premiações em dinheiro, viagens, entre outros. Tudo isso para que sua empresa seja sempre ponto de referência em qualidade e bom atendimento.

Também promove o desenvolvimento de sua equipe, oferecendo cursos e treinamentos na área em que atuam, ou até mesmo em outras áreas do restaurante para que desenvolvam uma segunda aptidão. O que é muito importante, pois no caso de um de seus colaboradores faltarem, a empresa mantém o seu padrão de excelência em qualidade e bom atendimento. E Nelson zela muito por isso. É sua maior exigência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com