TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

“Disciplina escolhida: Psicologia Organizacional”

A Psicologia Organizacional é a disciplina que trata das questões referentes às relações entre as pessoas e as organizações. Na Psicologia o homem é o elemento básico, e consequentemente, é a partir dele que se pode estudar as organizações. A Gestão de pessoas é uma das áreas que tem sofrido grandes mudanças e transformações nestes últimos anos e tem sido responsável pelo sucesso de organizações bem sucedidas, focando a importância do fator humano em plena era da tecnologia.

Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto de mudança e o grande interesse pela qualidade e produtividade, surgem uma constatação na maioria das organizações: o grande diferencial para alcançar o sucesso decorre das pessoas que nelas trabalham. Quando se fala em organização, consequentemente se fala de pessoas que as representam, que as vivificam e que lhes dão personalidade própria. A maneira como as pessoas se comportam, agem, enfim, trabalham variam conforme a política e diretrizes das organizações a respeito de como lidar com as pessoas em suas atividades. Portanto, podemos dizer que é de suma importância o foco nas pessoas para que as organizações alcancem seus objetivos.

A disciplina Psicologia Organizacional está organizada em três unidades:

Unidade I: Introdução ao Estudo da Psicologia Organizacional

Conhecer o campo de ação da disciplina, onde e como surgiu e para onde ela caminha, as relações com o trabalho do administrador público, e ter uma visão global identificando os momentos importantes na construção da Psicologia Organizacional:

 Introdução ao estudo da Psicologia Organizacional

 Origem da Psicologia Organizacional

 A Psicologia Organizacional no Brasil

Unidade II: O Indivíduo na Organização

Conceitos da Psicologia: motivação, percepção e aprendizagem.

Conceitos esses que ajudam a melhorar a compreensão do comportamento das pessoas no contexto das organizações:

 Motivação

 Percepção

 Aprendizagem

Unidade III: O Grupo na Organização

Apresenta as principais teorias sobre liderança, o conceito de socialização e estudos para compreensão das relações entre pessoas nos grupos:

 Liderança

 Processo de socialização

 Os grupos nas organizações

Mediante a todas essas questões que tratam principalmente das pessoas, que nos ajudará e muito como futuros administradores, e a um objetivo que tenho de cursar psicologia, é que escolhi essa disciplina, pois concordo plenamente da importância de as organizações focarem nas pessoas. Pois administrar uma organização requer conhecimento do comportamento humano. E uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com