TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL CONCEITO DE FARMACOLOGIA?

Por:   •  21/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4
  1. QUAL CONCEITO DE FARMACOLOGIA?

E a ciência que aborda o estudo das substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. É a ciência que estuda a natureza e as propriedades dos fármacos e principalmente a ação dos medicamentos

  1. O QUE É MEDICAMENTO E CITE 4 FINALIDADES.

Medicamento Substância química capaz de promover no organismo ação preventiva, curativa, paliativa ou diagnóstica. O papel fundamental desse produto, que previne doenças, mantém e recupera a saúde e alivia sintomas.

  1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE FORMULA FARMACEUTICA E FORMA FARMACEUTICA?

As formas farmacêuticas foram desenvolvidas para facilitar a administração de medicamentos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. Para uma criança, por exemplo, é melhor engolir gotas em um pouco de água do que um comprimido. Além disso, a forma farmacêutica se relaciona à via de administração que vai ser utilizada, isto é, a porta de entrada do medicamento no corpo da pessoa, que pode ser, por via oral, retal, intravenosa, tópica, vaginal, nasal, entre outras As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

As formulas e a relação de todos os componentes de um determinado medicamento. Uma formula em geral, deve constituir-se de princípio ativo e veiculo ou excipiente. (O princípio ativo e o agente medicamentoso mais importante de uma formula. Ex: princípio ativo (agente químico), o corretivo (sabor, corantes, açúcares) e o veículo (dá volume, em forma de talco, pós).

  1. QUAL A DIFERENCA ENTRE MEDICAMENTO SIMPLES E MEDICAMENTO COMPOSTO. DE EXEMPLOS.

Medicamento Simples: É aquele que contém em sua fórmula uma única substância ativa. Ex.: Novalgina onde a única substancia ativa é a dipirona. Medicamento Composto É aquele que contém em sua fórmula dois ou mais princípios ativos. Ex.: Buscopan Composto®, onde existem duas substâncias ativas, a dipirona e a escopolamina.

Substância ativa/princípio ativo/sal: Substância que irá exercer a ação terapêutica no organismo.

  1. O QUE EFEITO COLATERAL E DE EXEMPLOS.

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco.

Entre os efeitos colaterais mais corriqueiros na maioria dos medicamentos, está: Tonturas. Dores de cabeça. Sonolência, vômito amnésia temporária entre outros Normalmente, quando o medicamento apresenta efeitos colaterais, estes devem ser discriminados detalhadamente na bula do remédio.

  1. EM QUE CONSISTE OS MEDICAMENTOS PLACEBOS?

São substâncias ou preparações inativas, administradas para satisfazer a necessidade psicológica do paciente de tomar drogas.

  1. DESCREVA QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS DO TIPO EFEITO LOCAL E SUAS PARTICULARIDADES.

Efeito local; a substância é aplicada diretamente onde se deseja a sua ação (o fármaco é exposto sobre a pele) ou direcionado no local da dor.

  1. DESCREVA QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS DO TIPO EFEITO SISTEMICO E SUAS PARTICULARIDADES.

Efeito sistêmico é quando um medicamento ou droga entra no organismo (independente da via de administração) e alcança a circulação sanguínea e é distribuído por todo o organismo, produzindo um efeito farmacológico em vários lugares.

EX Medicações administradas tanto por via intravenosa (IV) quanto intramuscular para reduzir a intensidade da dor do parto. Injetadas na corrente sanguínea que aliviam, mas não eliminam, a dor durante o parto.

  1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOME QUIMICO, NOME OFICIAL E NOME COMERCIAL?

Nome Químico: Deriva da estrutura molecular da substância.

Nome Oficial: é o que consta nos livros oficiais, farmacopéias.

Nome Comercial: Nome que o laboratório dá ao produto, não podendo ser

  1. O QUE É FARMACOCINÉTICA E QUAIS SÃO SUAS ETAPAS?

E o caminho que o medicamento faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, biotransformação e excreção. A doença pode modificar as propriedades farmacocinéticas de uma droga por alterar sua absorção para a circulação sistêmica e ou sua distribuição. Etapas da Farmacocinética: Absorção: é a primeira etapa que começa com a escolha da via de administração até o momento que a droga entra na corrente sanguínea. É a metabolização do medicamento pelo fígado e pela microbiota intestinal, antes que o fármaco chegue à circulação sistêmica. As vias de administração são: via oral e via retal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com