TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO E SUAS INFLUENCIAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/2/2017  •  Artigo  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

A MOTIVAÇÃO E SUAS INFLUENCIAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Josimar Nunes do Nascimento, Victoria Nascimento dos Santos, Gabriel do Nascimento Rabelo

Academicos do curso de Psicologia da Universidade Ceuma – 3º Periodo

Psicologia Organizacional e do Trabalho – Daiane Bentivi

RESUMO

O presente artigo enfoca as questões e importâncias a cerca da motivação como fator de grande influência e impacto nas organizações. Vista como algo essencial para que os colaboradores que integram determinada organização tenham um bom desenvolvimento e produtividade no âmbito o qual se encontra, a motivação é alvo de estudo de diversos teóricos, por diversas vezes sendo dado um grande enfoque nas questões de realização e satisfação de determinado colaborador ou o que leva o individuo a almejar, produzir ou se sentir de fato motivado ou realizado no ambiente de trabalho ou organizacional de forma mais abrangente. Assim, buscou-se explanar e aprofundar a influência exercida pela motivação no ambiente organizacional e sua importância. Para tanto, traçou-se a trajetória sobre as influencias da motivação no ambiente organizacional, trabalhou-se seus principais conceitos e teorias encontradas na literatura e abordou-se a importância da satisfação, autorrealização e motivação do individuo colaborador em uma organização.

Palavras-chave: Motivação; Impacto; Teorias.

ABSTRACT

This article focuses on the issues and importance about the motivation as a factor of great influence and impact on organizations. Seen as essential for developers to integrate certain organization have a good development and productivity under which are the motivation is the subject of study of various theoretical, several times being given a strong focus on performance issues and satisfaction certain employee or which leads the individual to crave, produce or feel really motivated or conducted in the workplace or organization more broadly. Thus, it sought to explain and deepen the influence of the motivation in the organizational environment and its importance. To this end, we traced the trajectory of the influences of motivation in the organizational environment, worked up its main concepts and theories found in the literature and discussed the importance of satisfaction, self-fulfillment and motivation of individual employees in an organization.

Keywords: Motivation; Impact; Theories.

INTRODUÇÃO

No atual contexto em que a qualidade de vida do colaborador, seu desenvolvimento e produtividade no âmbito organizacional estão em pauta, faz-se necessário aprofundar em um dos quesitos que estão diretamente relacionados a esse fator de produtividade nas empresas, no que se refere ao nível e grau de produção dos membros que integram tal. Para isso, este trabalho dará grande enfoque nas questões da motivação como um fator que leva o individuo a buscar por algo melhor, uma melhor posição no ambiente de trabalho e até mesmo um melhor reconhecimento, visto que o nível de reconhecimento da organização está diretamente relacionado ao seu nível de produtividade, que por conseguinte possui relação direta com grau de desenvolvimento e produção de seus integrantes.

O primeiro tópico a ser explanado no presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da motivação e satisfação do colaborador no ambiente organizacional, partindo de algumas teorias a respeito do assunto, destacamos dentre os quais alguns teóricos que deram grande enfoque em questões motivacionais e de satisfação no ambiente de trabalho, chegando até mesmo nos conceitos de Herberg e Aldefer, que descreveram em suas teorias alguns conceitos específicos explanados ao longo do artigo.

A primeira secção fala sobre a motivação de forma abrangente, conceituando-a e relatando as teorias relacionadas ao assunto como discorrido anteriormente, são apresentadas também as primeiras teorias da motivação, seguidas das teorias de conteúdo e processo de motivação. Partindo do mesmo, faz-se necessário explanar de que as teorias de conteúdo foram criadas e desenvolvidas no intuito de descobrir ou até mesmo explicar o motiva as pessoas, enquanto que as teorias de processo tentam explicar os processos que exercem uma função no comportamento motivado. As teorias a cerca de dada questão são a de Maslow que se refere à hierarquia das necessidades, a teoria de dois fatores de Hezberg, a teoria de Aldefer, dentre outras. Porém, o enfoque dado neste artigo é apenas dado a teoria de Hezberg e Aldefer.

Ao longo de todo artigo fez-se necessário ainda relatar sobre a Teoria da Expectativa e a Teoria do Estabelecimento de Metas. A teoria da expectativa de uma forma mais simplificada visa demonstrar a influencia que a expectativa das pessoas exerce no ambiente organizacional e como estas esperanças podem influenciar tal ambiente, tendo como primeiro individuo a desenvolver tal teoria Victor Vroom, que desenvolveu três importantes conceitos dentro desta teoria, sendo eles o da Expectativa, Instrumentalidade e Valencia, aprofundados em meados do trabalho. Não obstante, relata-se sobre a Teoria do Estabelecimento de Metas como outra importante teoria para o ambiente organizacional, tal teoria afirma que para que um colaborador dentro de uma organização tenha um bom desempenho, é necessária a criação de metas. Assim, abordamos os conceitos de Processo de estabelecimento de metas, Características da meta e o Feedback.

Por fim, em nosso ultimo tópico abordamos um tema altamente importante. Em algumas teorias desenvolvidas por alguns teóricos, em especial na teorias de Maslow, são explanadas questões em volta do dinheiro como motivador universal, sendo o mesmo o que leva o individuo ao esforço e dedicação no ambiente organizacional. Assim, foi dado um ressalva sobre a questão dos perigos do dinheiro e outros tipos de motivadores externos que podem de fato serem perigosos, abordando as recompensas financeiras que podem distrair os empregados dos objetivos subjacentes da organização, o fato de os empregados poderem não apresentar o melhor trabalho se forem ‘’comprados’’ por recompensas limitadas e também as recompensas externas, como o dinheiro citado, que na verdade, pode prejudicar a motivação intrínseca do sujeito.

2 SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO

Para que possamos falar de motivação, devemos ter em mente também que o ambiente seja satisfatório para o individuo dentro das organizações e que também algumas das propostas que integram a empresa sejam de alta valia e sejam em outras palavras satisfatórias para o colaborador. Locke (1976) estabelece o conceito de satisfação como sendo um estado emocional altamente prazeroso ou positivo para o sujeito, que resulta na apreciação do trabalho ou da experiência de trabalho de alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com