TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional e suas Influencias no Ambiente de Trabalho

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.436 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SUAS INFLUÊNCIAS NO AMBIENTE DO TRABALHO

Santos, Desilmaria Dias das Neves¹

 Espírito Santo, Denise Felix²

RESUMO

Este artigo tem como propósito apontar um tema que até em meados da década dos anos 80 não se dava muita importância para sua aplicabilidade dentro das organizações, que é o comportamento organizacional e suas influencias no ambiente de trabalho. Em outras palavras, o comportamento organizacional refere se a Habilidade Humana e quanto suas ações interferem na produtividade, no clima, na eficácia e desenvolvimento dos negócios.  

Entender o comportamento organizacional é fundamental para o desenvolvimento de pessoas, grupos e a organização.  

Comportamento organizacional é o campo de estudo que investiga o impacto que o indivíduo, grupo e estrutura organizacional influenciam o comportamento dentro da organização, com o propósito de utilizar o conhecimento em melhorias e eficácia organizacional.

PALAVRA CHAVE: Comportamento, Organização, Grupos, Indivíduos, Estrutura

  1. INTRODUÇÃO

Até meados da década de 80 as organizações enfatizavam as habilidades técnicas para o desenvolvimento de seu negócio, deixando a área do comportamento de lado.

Nas últimas décadas, os executivos perceberam a importância do conhecimento do papel humano e suas habilidades dentro da organização.

Deu inicio a uma nova era, onde a organização se preocupa com o que as pessoas fazem dentro da empresa.

O comportamento organizacional auxilia os executivos através do campo de estudo que se preocupa com as ações das pessoas dentro da organização e como esse comportamento interfere no desempenho da empresa.

Entender o comportamento organizacional é fundamental para conhecer as variáveis do comportamento, de modo a obter eficácia organizacional.

O comportamento organizacional é o conjunto de todos os comportamentos praticados dentro de uma organização, independente do nível da organização e hierarquia das pessoas.

Na Ciência, o comportamento organizacional se apóia em outras diversas disciplinas comportamentais com predominância as disciplinas de Psicologia e Psicologia Social, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, que procura compreender como o comportamento dos indivíduos e suas influências dentro da organização.

O objetivo do estudo é melhorar as Habilidades humanas e a eficácia dos processos, tendo como principais benefícios o aumento de produtividade, diminuição do turnover, retenção de talentos, aumento da produtividade, entre outros.

Robbins (2005, p.7) coloca que o campo de comportamento organizacional estuda o comportamento dos indivíduos com o propósito de melhorar a eficácia organizacional.

Sobral e Mansur (2013) definem o comportamento organizacional como um campo de estudo sistemático do comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, assim como a estrutura e comportamento da organização.

 O estudo no comportamento organizacional é divido em três níveis de analise, sendo do Individuo, Grupo e Estrutura Organizacional, e dentro desses níveis existem várias outras temáticas.

Robbins (2005 pg. 7) enfatiza que o estudo do comportamento está voltado aos campos das funções que levam ao absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Embora o campo de estudo envolva várias disciplinas, existem segundo Robbins (2005, pg. 07) componentes básicos para o comportamento organizacional, como a motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes, e percepção, processos de mudança, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.  

O desafio da atualidade para o estudo do comportamento organizacional está em manter um ambiente de trabalho positivo, assim como, administração de conflitos e o gerenciamento de aspectos como a globalização, diversidade da força de trabalho, atendimento ao cliente, inovação e mudança, temporariedade, organização interconectadas, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, comportamento ético e administração de crise.

Segundo, Robbins (2005, p. 13) um dos desafios mais importante e abrangente pelas organizações hoje em dia é a adaptação às diferenças entre as pessoas.

A oportunidade do comportamento organizacional está em melhorar as habilidades das pessoas e grupos desenvolvendo incentivo, satisfação, garantindo qualidade de vida e trabalho, aumento da produtividade, diminuir a rotatividade e o absenteísmo.

Segundo, Robbins (2005, p. 2) o reconhecimento das habilidades interpessoais por parte dos executivos está estreitamente relacionada com as necessidades das organizações de conseguir reter funcionários com alto nível de desempenho, ou seja, perder esses profissionais com alta competência é perder mercado, pois funcionários que se destacam estão em falta e a alta competitividade do mercado e empresas com reputação elevadas leva vantagem na hora de suas escolhas, tornando esse profissional escasso no mercado e mais valorizado.

No cenário atualmente competitivo, reconhecer a habilidade interpessoal e técnica deve estar entre as estratégias da gestão do século XXI.

  1. FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO

O comportamento é desenvolvido ao longo das experiências vividas na vida, pode ser mudado através de estímulos e fortes influencias interna e externa.

O comportamento diz respeito como a pessoa reage em um meio que vive diante de situações e estímulos recebidos. Como ser sociável o ser humano tem necessidade de conviver com pessoas diferentes e em diferentes ambientes.

O comportamento organizacional é uma disciplina relativamente nova. Tem experimentado alguma dificuldade quanto a sua emergência no campo de estudo ou aplicação. Suas metas são orientar os administradores e executivos a ser mais efetivo com relação à descrição, compreensão, previsão, controle do comportamento humano.

  1.  DISCIPLINAS QUE CONTRIBUI PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 

Psicologia: é a ciência que busca medir, explicar, e algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais.

Sociologia: Estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (423.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com