TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: IMPORTÂNCIA E OS IMPACTOS NO ÂMBITO PÚBLICO

Por:   •  9/8/2021  •  Artigo  •  4.826 Palavras (20 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]          [pic 2]

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: IMPORTÂNCIA E OS IMPACTOS NO ÂMBITO PÚBLICO

Áureo Rafael Ferreira da Silva*

Gleisieli dos Santos**

Julierme Cardoso de Araújo***

Marcilene Lopes Carvalho****

RESUMO

As organizações contemporâneas tem buscado cada vez mais adotar práticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), visando um ambiente que promova o bem-estar de seus integrantes. Programas de QVT buscam equilibrar ambiente organizacional e oportunidades de crescimento para colaboradores. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, o presente estudo teve como objetivo delinear sobre a temática QVT, investigando seus impactos no setor público. A literatura comprova que a QVT tem impacto direto sobre a produtividade dos servidores públicos e consequentemente afetando os resultados organizacionais. A QVT deve ser analisada de forma ampla para que seja possível identificar e compreender o que motiva e satisfaz esses servidores, uma vez que a preocupação vai além de saúde e segurança ocupacional, sendo necessário compreender todo o contexto organizacional para se obter melhorias no ambiente interno dos órgãos públicos.

Palavras-chaves: Gestão de Pessoas. QVT. Bem-estar. Setor Público.  

QUALITY OF LIFE AT WORK: IMPORTANCE AND IMPACTS IN THE PUBLIC FIELD

Abstract

Contemporary organizations have increasingly sought to adopt Quality of Life at Work (QVT) practices, aiming at an environment that promotes the well-being of its members. QVT programs seek to balance organizational environment and growth opportunities for employees. Thus, through a bibliographical review, the present study aimed to delineate on the QVT theme, investigating its impacts in the public sector. The literature proves that the QVT has a direct impact on the productivity of public servants and consequently affecting organizational results. QVT should be analyzed in a comprehensive way so that it is possible to identify and understand what motivates and satisfies these servers, since the concern goes beyond occupational health and safety, and it is necessary to understand the whole organizational context to obtain improvements in the internal environment of public agency.

Keywords: People Management. QVT. Well-being. Public Sector.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa está inserida na área da Administração com enfoque no setor público, a fim de delinear sobre a temática Qualidade de Vida no trabalho, considerando a sua relevância, importância e impactos causados no ambiente de trabalho e suas implicações na vida dos servidores públicos.

Observou-se a importância de realizar determinado levantamento bibliográfico, a fim de pautar sobre as características que configuram os modelos de QVT, amplamente difundidos no âmbito privado, e com ações que passaram ser consideravelmente aplicáveis e que geram impactos positivos no que diz respeito ao ambiente de trabalho.

Com relação aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória. Para Gil (2002, p. 41):

Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições.

Já para Severino (2007, p. 123), a pesquisa exploratória “busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto”. Desse modo, a pesquisa investigou a importância e os impactos da Qualidade de Vida no Trabalho no setor público.

Com relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa possui caráter bibliográfico, descrito por Severino (2007, p.122) como aquele que “[...] se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricos já trabalhados por outros pesquisadores devidamente registrados”.

As bases teóricas que sustentaram esse estudo são de caráter primárias e secundárias, pois através de estudos já validados por outros autores os pesquisadores que conduziram esse projeto, apresentam a nova “roupagem” do que vem sendo discutido sobre a temática central proposta no trabalho. Para a construção do estudo, os pesquisadores fizeram o uso de fontes como livros e artigos publicados em meio digital. Diante do exposto questiona se: Qual a relevância da Qualidade de Vida no Trabalho e seus impactos no âmbito público?

Para responder tal problemática tem-se como objetivo geral identificar a relevância e os impactos da qualidade de vida no trabalho dentro do âmbito público. Mais especificamente buscou-se: a) Delinear sobre Qualidade de Vida no Trabalho tendo como base análise bibliográfica; b) Investigar os impactos que as práticas de Qualidade de Vida no Trabalho podem gerar no contexto organizacional e; c) Apresentar os impactos que a falta de práticas de QVT podem ocasionar nas organizações públicas.

Do ponto de vista acadêmico, a pesquisa justifica-se pela necessidade de explorar um assunto que tem sido de grande interesse dos teóricos da área de Gestão de Pessoas, assim como também para os pesquisadores que estão delineando este projeto, no intuito de contribuir com um estudo que amplie o referencial a cerca do tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). E desse modo, compartilhar os resultados com a Universidade e demais membros da comunidade acadêmica.

Assim como para as organizações privadas, a QVT tem grande importância para a Gestão de Pessoas no setor público. A literatura mostra que a saúde física e mental dos colaboradores e/ou servidores, dentro do contexto organizacional, impacta na produtividade e consequentemente afeta a qualidade do serviço prestado à sociedade.

 Desse modo, faz-se necessário apresentar um referencial teórico que traga não somente a importância, mas também os impactos que as práticas de QVT podem gerar no ambiente organizacional. As contribuições desse estudo serão de grande valia para a sociedade em geral e principalmente para o meio empresarial.

GESTÃO DE PESSOAS

Tendo como base a discussão em que:

“O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso” (CHIAVENATO, 2010, p.04).

Fazendo analogia ao que o autor aborda, compreende-se que o âmbito da Gestão de Pessoas é formado por determinado conjunto sendo este composto por pessoas e organizações. As pessoas a fim de atingir seus objetivos pessoais, precisam possuir vínculos empregatícios organizacionais, desempenhando seus trabalhos nestas empresas e estas dependem de capital humano para poderem sobreviver e alcançar sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com