TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO

Por:   •  14/8/2018  •  Resenha  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO

(1) REESCREVA o resumo do artigo de ARAÚJO et al (2017) com suas palavras, transformando os elementos do texto dividido em tópicos (objetivo, método, resultados e conclusões) em sentenças por extenso.

O artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) pode contribuir na melhoria dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O método utilizado no artigo foi o estudo reflexivo, a partir de artigos obtidos em bibliotecas de artigos científicos online, como LILACS e SciELO, e, também, em normas legais sobre o assunto. Os resultados concluem que o PMAQ-AB tem sido muito importante na gestão dos recursos destinados à saúde, permitindo uma melhor avaliação dos serviços prestados. Tais avaliações contribuíram com melhorias no processo, além de facilitar o encaminhamento para as diversas especialidades, inclusive com redução do tempo de espera por consultas e melhorando os indicadores de saúde. Finalmente, concluiu-se que a partir das avaliações da qualidade do serviço e apoio às unidades de saúde, há possibilidade de mudança, possibilitando o atingimento das metas.

(2) EXPLIQUE no que consiste a “Atenção básica” de acordo com o texto (Atenção você fará uma citação direta para responder à questão, portanto, lembre-se de fazer o uso das regras da ABNT!). Em seguida, ESCREVA dois parágrafos apontando sua percepção sobre os serviços de atenção básica no Brasil e JUSTIFIQUE-A utilizando dois argumentos.

Segundo o artigo de Barros et al. (2017, p.713), a “Atenção Básica” consiste em

um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

Percebo que os serviços de atenção básica no Brasil estão ainda muito aquém dos objetivos propostos, especialmente devido à divisão entre as esferas do governo, que “não se falam”.

Tal percepção se dá em virtude de:

Em primeiro lugar, as filas de espera para exames e cirurgias, bem como da superlotação existentes em algumas unidades de atendimento, em contraposição à disponibilidade de recursos e ociosidade de pessoal em outras, ou seja, há hospitais e postos de saúde com sua capacidade extrapolada e outros com sua capacidade ociosa, pois não á um sistema informatizado que faça a integração entre todas as unidades de saúde das esferas de governo federal, estadual e municipal, de forma a gerir melhor todos os recursos existentes.

Em segundo lugar, a descentralização dos recursos financeiros do governo federal para as esferas estadual e municipal são insuficientes, haja vista que o governo federal tem atribuído a esses governos regionais e locais a administração de hospitais e postos de saúde sem um repasse financeiro na mesma proporção, o que além de limitar o acesso às unidades de saúde por cidadãos de estados e municípios diferentes daquele onde procuraram o atendimento, ocasiona uma péssima qualidade nos serviços de saúde.

(3) EXPLIQUE qual o objetivo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Segundo o Manual Instrutivo do PMAQ (pág.7-8), o objetivo principal do PMAQ-AB é

induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

(4) RELACIONE o método de pesquisa utilizado neste artigo e o trabalho desenvolvido por vocês no Trabalho de Pesquisa 1 (TP1). ESCREVA até dois parágrafos EXPLICANDO a Sua percepção sobre o conteúdo trabalhado naquela atividade e o método de pesquisa utilizado pelos autores, e sua função acadêmica.

O método de pesquisa utilizado no artigo de Barros et al. (2017, p.713) possui relação com o Trabalho de Pesquisa 1, no sentido de que ambos são direcionados para conteúdo digital obtidos em bibliotecas online.

O conteúdo trabalhado no TP1 se deu principalmente em função da obtenção e organização dos materiais necessários em pesquisas, bem como a sua correta utilização segundo as regras da ABNT. O método de pesquisa utilizado pelos autores foi o de pesquisa bibliográfica e sua função acadêmica é de fornecer material a ser utilizado na construção da investigação proposta, bem como auxiliar na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do projeto final.

(5) EXPLIQUE, com suas palavras, o que é o SUS, seu formato organizativo e inserção no contexto das políticas públicas.

O SUS é um conjunto de ações de gestão e serviços de atenção à saúde promovidas por órgãos públicos e, complementarmente, pela iniciativa privada conveniada, descentralizados nas três esferas do governo, trazendo os princípios da igualdade, da gratuidade e da universalidade de direitos.

O SUS é organizado em políticas de gestão, onde se insere o seu financiamento e regulação; políticas de atenção integral, inseridos nesse contexto a assistência universal e a saúde pública; e ações de controle social.

Sua inserção no contexto das políticas públicas está relacionada com a idealização de um modelo que integrasse ações de organização, gestão e participação popular, no sentido de identificar as principais necessidades, gerir os recursos de forma eficiente e inserir a sociedade em ações de fiscalização, apoio e medição dos resultados.

(6) DEFINA o que é “qualidade” no contexto dos serviços e programas e serviços de saúde e INDIQUE os fatores que estão a ela correlatos.

A “qualidade” nos programas e serviços de saúde está relacionada com a abrangência e a efetividade dos serviços prestados, e neste sentido, os serviços de saúde devem alcançar a toda população, com instalações físicas e equipamentos adequados, profissionais qualificados, manutenção eficiente e, principalmente, usuários satisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com