TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO

Por:   •  5/5/2015  •  Abstract  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  1.886 Visualizações

Página 1 de 4

1- O que são recursos (fatores) econômicos e quais as suas características?

R. Os fatores de produção constituem todos os elementos necessários para a produção de bens e serviços que satisfarão as necessidades humanas. São fatores de produção: a) a mão de obra; b) capacidade empresarial dos indíviduos (empreendedorismo); c) terra; d) capital físico: máquinas e equipamentos; e, e) tecnologia. Suas características são escassos (limitados), versáteis (podem ser utilizados na produção de diferentes produtos) e combinados em proporções variáveis na produção de bens e serviços (substituição de insumo importado por um insumo nacional, com a alta do preço do importado). Não há países autossuficientes em fatores de produção. Alguns deles possuem recursos naturais em abundância, como por exemplo, terra. Este é caso do Brasil. Outros têm vocação tecnológica, como Japão e Estados Unidos.

2 - Qual a diferneça entre “bens” e “serviços”? Dê exemplos.

R. Bens são os produtos que são meios de satisfação das necessidades humanas tangíveis e provenientes das atividades produtivas (agropecuária, indústria de transformação e da construção civil) Ex.: Um apartamento.

Serviços compreendem os produtos intangíveis, resultantes de atividades terciárias de produção. Ex.: Uma consultoria econômica

3 - Uma família vive de aluguel resolve comprar um imóvel (residência). O Pai comunica que, doravante, todos os membros da família terão de fazer alguns sacrifícios, tais como deixar de viajar, comprar somente roupas e calçados que sejam necessários e não mudar de carro. Quais são os custos e os benefícios dessa decisão?

R. Os benefícios de comprar uma moradia serão elevados. A família deixará de pagar aluguel, o que dará muita tranquilidade a todos. A família poderá fazer melhorias no imóvel, adequando-o às necessidades e confortos de todos os seus integrantes. Toda a família terá de conter os seus gastos extras, renunciar a certos prazeres. Nesse caso, os custos e benefícios são de difícil mensuração, porque envolvem valores subjetivos, tais como não comprar roupas novas, deixar de ir certos passeios etc. No entanto, a família deixará de pagar aluguel que, em valores monetários, é fácil de mensurar; exemplo, se o imóvel alugado custa R$ 850,00, mensais, essa será a quantia popupada todo mês. Parece claro que os benefícios superarão os custos.

4 - Quando uma nova tecnologia é considerada “boa”?

R. A tecnologia é considerada boa, se provocar um aumento da produção proporcionalmente maior do que a elevação do custo total, de tal modo que resulte em uma redução do custo médio da produção e custo médio unitário menores. Em outras palavras, não adianta ter uma alta tecnologia com elevados custos de produção.

5 – Qual é o objetivo do estudo da microeconomia?

R. O objetivo da microeconomia é estuda as relações individuais dos agentes econômicos – consumidor e vendedor, de um lado, e os mecanismos de funcionamento dos mercados, de outro. O foco de análise da microeconomia situa-se em uma visão microscópica das inter-relações de trocas.

6 - Quais são os fatores deslocadores da demanda? Destaque um desses fatores.

R. Os fatores deslocadores da demanda são: a demografia, renda dos consumidores, preços dos produtos substitutos e complementares, processo de urbanização, propaganda (marketing), preferências dos consumidores, expectativa da variação de preços do produto no futuro, disponibilidade das mercadorias, nível de educação e idade dos consumidores, gênêro, entre outros fatores. Podemos destacar a propaganda, que além de desloca a curva de demanda para a direita, ou seja, aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com