TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO - GESTÃO DE PESSOAS (EAD-IFSP)

Por:   •  27/10/2019  •  Exam  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

ATIVIDADE SEMANA 1

Questão 1

Texto da questão

A atividade que corresponde a um conjunto de técnicas e métodos destinados a atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos é:

Escolha uma:

[pic 1]a. Cargos e Salários

[pic 2]b. Recrutamento [pic 3]

[pic 4]c. Departamento de Pessoal

[pic 5]d. Nenhuma das alternativas

Questão 2

Texto da questão

Quando pensamos na evolução da administração ao longo dos tempos, verificamos que por muitos anos, se manteve em mente a ideia de que o principal limitador do desenvolvimento das organizações era a falta de capital financeiro (recursos financeiros). Hoje, o maior empecilho que as empresas enfrentam é:

Escolha uma:

[pic 6]a. Efetuar controles de custos

[pic 7]b. Nenhuma das alternativas

[pic 8]c. Recrutar e manter pessoas qualificadas [pic 9]

[pic 10]d. Produzir com mais qualidade

Questão 3

Texto da questão

As pessoas são vistas como parceiros da organização, como colaboradores que fazem um investimento de como exercer suas atividades com mais empenho, esforço, responsabilidade, comprometimento, etc., com o intuito de obter retorno desse investimento, como salários, incentivos financeiros, reconhecimento, crescimento profissional, etc.

Estamos falando de que fase da gestão de pessoas?

Escolha uma:

[pic 11]a. Fase Estratégica [pic 12]

[pic 13]b. Fase Administrativa

[pic 14]c. Fase Tecnicista

[pic 15]d. Fase Contábil

Questão 4

Texto da questão

A atuação das pessoas dentro de uma organização é assunto que vem sendo tratado, debatido e classificado há muitos anos. Associe as colunas com a classificação correta:

Entre 1966 e 1985, fase em que houve um fortalecimento dos sindicatos, uma participação maior da sociedade. Surgiu então o cargo de Gerente de Recursos Humanos.

Resposta 1[pic 16][pic 17]

Entre 1951 e 1965, entrou em voga a preocupação com o treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança do trabalho, além dos benefícios.

Resposta 2[pic 18][pic 19]

Antes de 1930, a mão de obra era considerada "comprada". Havia um enfoque onde a preocupação era apenas com os custos das organizações.

Resposta 3[pic 20][pic 21]

A partir de 1986, o interesse passou a ser aumentar a participação, o envolvimento e o comprometimento dos colaboradores no trabalho e no resultado esperado da organização. E vice-versa.

Resposta 4[pic 22][pic 23]

Entre 1931 e 1950, entra em cena as leis trabalhistas da era Getulina. O chefe de pessoal preocupava-se em manter e acompanhar as leis recentemente implantadas pelo governo.

Resposta 5[pic 24][pic 25]

Questão 5

Texto da questão

Existe uma série de funções das áreas de RH para que o sucesso organizacional e pessoas de seus colaboradores ocorra. Para que essas funções se transformem em ações, existem seis processos que devem ser estrategicamente pensados pelo RH para que os resultados apareçam.

Associe ao nome de cada um deles com suas características:

Trata-se de desenhar as tarefas que as pessoas irão desempenhar na empresa.

Resposta 1[pic 26][pic 27]

Buscam o acompanhamento e o controle das atividades das pessoas e conferir resultados. Estão diretamente ligados a todos os outros processos.

Resposta 2[pic 28][pic 29]

Visam a capacitar e a promover o crescimento profissional e pessoal.

Resposta 3[pic 30][pic 31]

Consistem em inserir novas pessoas na organização. Estão inseridos aqui os processos de recrutamento, seleção e integração de pessoas ao ambiente de trabalho.

Resposta 4[pic 32][pic 33]

Processos criados para estimular as pessoas, satisfazer as necessidades individuais superiores como por exemplo, oportunidade de crescimento pessoal, segurança no emprego, reconhecimento, autoestima, qualidade de vida no trabalho entre outras.

Resposta 5[pic 34][pic 35]

Propiciam condições ambientais e psicológicas que favoreçam as atividades das pessoas. Favorecer a manutenção dos talentos que a organização já tem.

Resposta 6[pic 36][pic 37]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (235.4 Kb)   docx (270.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com