TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES CAP GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Por:   •  29/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Gestão da Cadeia de Suprimentos

Questões para revisão – Capítulo 11

Questão 2

Discuta as considerações operacionais logísticas para se operar em um ambiente global.

As operações logísticas globais têm se tornado direta ou indiretamente a regra para a maioria das empresas, pois as compras e os mercados globais oferecem muitas oportunidades para melhorar o desempenho da empresa, especialmente em termos de receita, volume e participação do mercado.

Existem inúmeras considerações operacionais logísticas para se operar em um ambiente global, sendo assim os próximos parágrafos dispostos irão apresentar algumas dessas considerações.

Transcrição em vários idiomas, tanto para os produtos quanto para suas documentações. Muitos consumidores preferem os produtos que possuem em sua embalagem o idioma nativo e as operações internacionais em alguns países exigem a documentação no idioma local, o que aumenta o tempo e o esforço das operações internacionais, pois os documentos devem ser traduzidos antes do carregamento. Tal fato poderia ser superado por meio da padronização eletrônica da comunicação e da documentação.

Os ajustes nacionais, tais como as características técnicas (tomadas de energia, documentação, sistema métrico), de desempenho (restrição de velocidade ou processo), considerações ambientais (quantidade de resíduos gerados e os produtos químicos que podem ou não ser usados) e os requisitos de segurança (documentação especializada, desligamento automático). Essas pequenas diferenças entre os países podem aumentar significativamente o número de itens e seu nível de estoque. Como exemplo pode-se citar o caso das tomadas de segurança usadas no mundo que divergem de acordo com o país. A Figura 1 ilustra exemplos do padrão das tomadas disponíveis em diferentes países.

[pic 1]

 

 A quantidade de documentos necessário para operações internacionais é muito grande, onde se deve apresentar o conteúdo dos pedidos, meios de transporte, financiamento e controle governamental.

A grande incidência de negócios a base troca de drawback nas situações internacionais. Nessas situações os vendedores aceitam o recebimento de produtos como forma de pagamento, ou aceitam comprar um produto do comprador como parte do acordo de vendas.

Questão 3

Descreva as características da logística de uma empresa que está se transformando em uma empresa globalmente integrada

As empresas globalmente integradas apresentem características como produtos customizados de acordo com os mercados locais, embora se tenha apenas uma sede para coordenar as operações globais as atividades logísticas e da cadeia de suprimentos ocorrem no mundo inteiro.

A logística global necessita do apoio as operações em uma variedade de cenários nacionais, políticos e econômicos diferentes, e ao mesmo tempo que lidar com o aumento da incerteza relacionado a distância, demanda, diversidade e documentação no comercio internacional, sendo assim uma empresa globalmente integrada necessita do desenvolvimento de uma grande variedade de habilidades e competências. As iniciativas estratégicas de negócios devem mudar à medida que uma empresa e sua cadeia de suprimentos se tornam mais globais.

Questão 4

Descreve algumas das estratégias que as empresas podem utilizar para superar os desafios relacionados ao congestionamento na infraestrutura de transportes

Os gerentes logísticos devem estar em constante busca por fornecedores, transportadoras e portos alternativos. Como grande parte da infraestrutura mundial de transporte foi desenvolvida há mais de 50 anos, tendo sido projetadas para capacidades menores, e os orçamentos governamentais são enxutos o que limita o reinvestimento na infraestrutura pré-existente. Algumas empresas buscando contornar tal congestionamento optam pela terceirização e compartilhamento do transporte, reduzindo o número de veículos circulantes. Pode-se ainda tentar realizar negociações com o governo onde a empresa faz o investimento na infraestrutura de transporte em troca recebe abatimentos nos impostos.

Questão 5

Discuta a fundamentação lógica e os desafios relacionados ao suprimento a partir de países de baixo custo.

A fundamentação lógica relacionada ao suprimento a partir de países de baixo custo está ligada ao fornecimento onde os salários são baixos o que normalmente leva a uma redução do custo de manufatura; a busca por fornecedores nesse países pode aumentar a quantidade de fontes possíveis levando a um aumento na pressão competitiva sobre os fornecedores nacionais; pode ocorrer um aumento na exposição da empresa a tecnologias avançadas de produtos e processos; o estabelecimento de uma presença local facilita as vendas no país estrangeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (98.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com