TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Relação da OSM Com o Taylorismo Nos Dias Atuais

Por:   •  28/1/2021  •  Exam  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 1

Nome

Beatriz Pimentel P. E. de Melo

Professor

Carlos Navarro

Data

29 de janeiro de 2021

  1. Qual a relação da OSM com o Taylorismo nos dias atuais?

Mesmo nos dias atuais as empresas buscam constantemente a combinação da eficiência com a eficácia, e isto se resume a alcançar o melhor (produto, desempenho) através dos menores custos, tempos, trabalhos etc.. E é basicamente isso que Taylor desenvolveu em sua teoria, focando na metodologia e divisão do trabalho. Como o livro utilizado na matéria destaca “dizer que alguém está aplicando a ‘teoria de Taylor’ seria o mesmo que dizer que alguém está aplicando OSM”.

  1. Por qual motivo o estudo de OSM está dando lugar a outras abordagens nas organizações modernas?

Segundo podemos ver no livro, muitos acreditam que isso vem acontecendo devido ao fato da OSM não ter privilegiado a análise processual, e sim ter dado ênfase à conformação estrutural. E grande parte das organizações atuais tentam justamente fugir da estrutura regrada e rígida. Adotando abordagens que visam estratégias para mercados mais amplos, globais e constante quebras de paradigmas.

  1. Nas escolas das Relações Humanas, Douglas McGregor elenca os trabalhadores em duas classes de categorias. Os trabalhadores da Teoria X e Teoria Y. Quais foram os pressupostos colocados em cada Teoria?

Na Teoria X ele presumia que:

o homem, por natureza, trabalha o menos possível, não tem ambição e não quer ter responsabilidades, prefere cumprir ordens, ele age para benefício próprio sem se importar com a organização para qual está trabalhando, é resistente às mudanças e é ingênuo e crédulo.
Já na Teoria Y as presunções eram diferentes:

as pessoas não são passivas e se preocupam com as necessidades da organização, são motivadas, assumem responsabilidades, mudam seus comportamentos para estarem de acordo com os objetivos da organização.

Página  de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com