TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o Conceito de Instituição?

Por:   •  2/11/2018  •  Abstract  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual o conceito de instituição?

A partir do momento em que um padrão é identificado e reconhecido pelas pessoas que fazem parte dele, isso pode ser chamado de uma instituição social. São instrumentos que regulam as ações humanas, e desempenham um papel fundamental no funcionamento da sociedade. As instituições sociais pertencem a uma estrutura social e determinam meios sociais duradouros e estáveis. As instituições surgem para suprir as diversas necessidades humanas.

6. Qual a concepção Max Weber sobre para “ação social”?

Ação realizada por um sujeito, em um meio social, que tenha um sentido determinado para esse sujeito. O processo de comunicação está ligado ao conceito de ação social. A ação social se constitui como ação que surge da intenção do seu autor, em relação à resposta desejada. Weber definiu quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.

8. Quais são as características de comunidades na dimensão institucional.

A dimensão institucional da comunidade é composta pelas maneiras que as pessoas agem e interagem umas com as outras, e também da maneira como esperam que os outros interajam.

13. No paradigma da visão construtivista e interpretativa como podemos ver a questão institucional.

O paradigma construtivista fundamenta-se em uma perspectiva ontológica relativista, que leva em conta a existência de variadas realidades socialmente construídas. Nesses contextos, a “verdade” é definida através de consentimentos entre as pessoas. A epistemologia é subjetivista, considerando a interação e reconstrução mútua entre objeto, investigador e realidade e sua metodologia é hermenêutica, que envolve contínua e dialética interação, análise, crítica e novas análises. Levando em consideração que é nas ideias de transformação que será possível encontrar a força do referencial construtivista ou interpretativo, prioriza-se o desenvolvimento de investigações relacionadas às novas iniciativas em saúde mental, de modo que mudanças sejam realizadas na reforma psiquiátrica em curso.

14. Como explicar a desinstitucionalização da assistência em saúde mental?

A desinstitucionalização, que ainda é um processo, contribui diariamente na transformação das práticas em saúde mental, e maneiras efetivas da total desconstrução dos modelos manicomiais estão sempre sendo buscadas. Existe uma luta incansável dos trabalhadores da saúde mental, dos usuários e familiares, no processo da reforma psiquiátrica, para que essas mudanças nas práticas de cuidado em saúde mental sejam efetivas, ainda que seja do conhecimento de todos, que o trabalho é árduo e a caminhada é longa. É de fundamental importância a desconstrução do manicômio escravizador, que ainda permeia a sociedade, que não permite que surjam novas ideias e formas de pensar, ainda que de forma silenciosa e mascarada. Mesmo que sejam criadas diversas estratégias e atividades de cuidado, um passo muito importante para a efetividade das mesmas é a mudança de atitude dos profissionais de saúde mental e de todos os envolvidos, destruindo qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com