TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a diferença entre custos, despesas e investimentos?

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

CUSTOS, DESPESAS E INVESTIMENTOS

Qual é a diferença entre custos, despesas e investimentos?

A definição de gastos, sob o ponto de vista da contabilidade, são sacrifícios financeiros que uma entidade, empresa ou pessoa arca para conseguir atingir seus objetivos. Conforme o tema proposto, farei uma síntese das diferenças entre os tipos de custos existentes, embora algumas vezes, exista uma dificuldade de identificar corretamente em determinada situação, mas, sem aprofundamento detalhado no tema proposto, vamos às diferenças de cada um:

           Custos: Eles são os gastos aplicados e com ligação direta na produção, comercialização de bens ou na prestação de serviços. Os custos possuem diferenciação de acordo com o segmento. Por exemplo, na indústria, eles são aqueles utilizados na fabricação do bem ou para transformar outros bens. Então, todos os gastos que contribuem no processo de industrialização são entendidos como custos. Como exemplo temos a matéria prima, o frete da matéria prima, mão de obra direta no processo industrial, etc. Já no comércio, são os gastos utilizados para adquirir, gerir, armazenar e tratar as mercadorias. Temos como exemplo a compra de mercadorias para revenda, FGTS, INSS e outros impostos, etc. E na prestação de serviços, são aqueles em que a mão de obra especializada pode ser o custo principal, além de tudo aquilo que foi gasto para a produção do serviço final. E como exemplo temos o salário dos envolvidos na prestação de serviços, taxas de boletos ou cartões de crédito. Os custos podem ser fixos, onde são aqueles que independentemente do volume de produção, não ocorre variação e, exemplificando, o aluguel de uma fábrica é um custo fixo, pois, seu valor não mudará, ao menos durante o período estabelecido em contrato. Temos o custo variável, que mudam de acordo com o volume produzido e estão numa relação diretamente proporcional. Quanto mais produz, mais matéria prima se gasta, mais matérias indiretos são consumidos, mais necessidade de horas de trabalho serão necessárias. E temos os custos semivariáveis, que variam em função de produção, porém, em proporções diferentes. Uma conta de luz, por exemplo, tem um valor mínimo para ser pago, independente de consumo ou não, porém, pode aumentar devido ao uso. E por último, temos os custos semifixos, onde possuem um valor para determinada faixa de produção, mas que podem aumentar, caso ocorra necessidade de incremento produtivo.

          Despesas: As despesas são aqueles gastos que se destinam a auxiliar o processo produto, porém, de forma indireta. Eles não possuem ligação direta com o objetivo final do negócio, o que significa que não colaboram na criação dos produtos, mercadorias ou serviços, além de também não ter relação direta com as vendas, mas propicia a empresa a ter mais funcionalidade, uma vez que se destacam nas áreas de apoio. Estão muito relacionadas as áreas burocráticas, administrativas e contábeis. Como exemplo, destacamos as contas de energia ou de telefone dos escritórios, impostos, aluguel, gastos com publicidade, etc. As despesas podem ser fixas, são aquelas que independem do que for produzido ou vendido. No caso dos salários, são considerados como despesa fixa, a menos que exista política de comissão sobre vendas ou produção, o que a tornará uma despesa variável, que vermos mais à frente. Gás, luz, telefone, contador, aluguel, tudo isso se enquadra como despesas fixas. E temos as variáveis, que são as diretamente relacionadas ao volume vendido ou produzido pela empresa. Quando maior o volume, maior o valor das despesas variáveis, como exemplo, temos as comissões sobre as vendas, o frete sobre a venda e impostos sobre a venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com