TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a principal diferença entre produtos de consumo e produtos industriais?

Por:   •  8/9/2015  •  Dissertação  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  5.234 Visualizações

Página 1 de 5

Bianca Rosa               Turma: 4R                    24/08/2015

Questionário do livro “Marketing: Criando valor para os clientes” Capitulo 9

  1. Qual é a principal diferença entre produtos de consumo e produtos industriais? Como são classificados?

A diferença entre produtos de consumo e produtos industriais é que os produtos de consumo são bens e serviços vendidos para consumidores e enquadram-se nas categorias de conveniência, compra comparada, de especialidade e não procurados. Já os produtos industriais são bens e serviços vendidos para organizações e podem ser instalações, equipamento acessório, componentes, matéria-prima, suprimentos e serviços empresariais.  Sendo classificados como bens duráveis (os que duram pelo menos três anos) ou não duráveis (os que duram menos de três anos).

  1. Decida se cada um dos itens seguintes é um bem durável ou não durável.
  1. Uma semana de férias no caribe: bem não durável
  2. Um refrigerador: bem durável
  3. Um quilo de café: bem não durável
  4. Uma cadeira de balanço: bem durável
  5. Um CD: bem durável
  6. O jornal de domingo: bem não durável

  1. Pense num produto que esteja claramente no estagio maduro de seu ciclo de vida (pode ser um cereal matinal, um eletrodoméstico ou um veiculo). Como profissional de Marketing, que medidas você adotaria para manter as vendas do produto? De que maneiras você poderia aumentar o valor que seu produto oferece aos consumidores?

Em princípio, a maturidade de um produto é o momento de desenvolvimento completo deste no mercado. Em geral, é o estágio mais demorado do produto. As Vendas tendem a um crescimento lento; chegam a cair. Há alta concorrência porque todos os concorrentes atuam no mercado. Os lucros estabilizam-se, os preços começam a cair. Em geral, há muito gasto com promoção de vendas. O alvo passa a ser buscar novos mercados em busca da revitalização que pode ser atingida através de modificações do mercado, do produto ou do composto de marketing. No caso de um eletrodoméstico, poderia haver melhorias de qualidade no produto, em suas características e no estilo para converter não-usuários, ou mesmo entrar em novos segmentos de mercado, aliciar os clientes dos concorrentes. Tais alterações, acrescidas de esforços mássicos de comunicação, poderiam reposicionar o preço do produto.

  1. Suponha que você tenha sido chamado para trabalhar numa empresa que fabrica cortadores de grama manuais (sem uso de gasolina ou eletricidade). Você decidiu que poderia haver um interesse renovado pelo produto porque ele não queima combustível, não usa energia elétrica e tem um impacto mínimo sobre o meio ambiente.
  1. Que medidas você poderia adotar para comercializar esses cortadores de grama?

Os cortadores de gramas manuais são utilizados por clientes que possuem pequenas áreas gramadas, ou seja, usuários domésticos e que geralmente possuem boa disposição física para exercer essa atividade manualmente.

Um dos grandes atrativos para venda deste produto é o fato do baixo custo de venda comparado aos demais cortadores de grama (elétricos e a combustível).

  1. Qual o mercado para esse tipo de produto no Brasil? Em que países você acha que sua estratégia de produto poderia ser eficaz?

O mercado no Brasil para este tipo de produto é extremamente pequeno, levando em conta que não faz parte da nossa cultura. Países como Estados Unidos e Canadá possuem essa cultura e seria uma estratégia levar o produto para estes países.

  1. Pense num modismo que você tenha observado ou experimentado em sua vida. Descreva brevemente o produto, para que ele era usado, o tempo aproximado que sua popularidade durou e por que você acha que ele foi popular.

Paletas mexicanas, sorvete que na época em que foi lançado formava filas enormes nos estabelecimentos em que eram vendidos, porem hoje não faz mais tanto sucesso como alguns meses atrás, ou seja, não passa de um modismo.

  1. Quais são as características das cinco categorias de adotantes? Que tipo de comprador você é em geral? Você é sempre um mesmo tipo de comprador ou muda de categorias dependendo do tipo de compra que estiver fazendo?

Os profissionais de marketing dividem os consumidores que adotam um produto recém lançado em cinco grupos: os inovadores, os adotantes iniciais, a maioria inicial, a maioria tardia e os retardatários.

  • Inovadores: são os consumidores extravagantes e que gostam de assumir riscos, porém não são formadores de opinião e também não servem como referência de consumo para a grande massa;
  • Adotantes iniciais: são os consumidores tidos como intelectuais e altamente respeitados por seus grupos. Esse grupo é considerado de grande importância para a organização, pois contribui para o estágio de crescimento e para o incremento do volume de vendas necessário para investimento nos novos produtos;
  • Maioria inicial: são consumidores altamente cuidadosos e que não gostam de correr riscos. São também responsáveis pelo crescimento do lucro na fase de maturidade;
  • Maioria tardia: são consumidores expressivamente cautelosos, que não gostam de correr riscos e que ainda possuem resistência à adoção de um produto novo. São conservadores e só passam a adotar um produto quando já é utilizado pela maioria consumidora;
  • Retardatários: são consumidores tradicionais. Para eles, a compra de um produto novo traz uma sensação de extremo desconforto psicológico. Não gostam de novidades, inclusive fogem delas, e consideram imatura a compra de um artigo inovador no mercado.
  1. Quais são as diferenças entre marcas de fabricante e marcas próprias? Como elas diferem no valor que oferecem aos consumidores?

Marcas de fabricante é a marca de uma propriedade e uso do fabricante do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com