TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o papel da ideologia na hegemonia de um grupo sobre a sociedade civil?

Por:   •  13/3/2017  •  Exam  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  2.910 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual é o papel da ideologia na hegemonia de um grupo sobre a sociedade civil?

Resposta: O papel da ideologia dentro da hegemonia é estabelecer e sustentar, através de formas simbólicas e culturais imobilizadas, as relações de poder e dominação nos contextos sociais onde foram produzidas, distribuídas ou recebidas.

A ideologia dentro do contexto da hegemonia consiste em ideias e valores compartilhados por vários grupos sociais e é a base da formação de uma vontade coletiva, sendo o unificador do bloco histórico.

  1. Caracterize o conceito hegemonia, relacionando-o à crise hegemônica e à revolução passiva.

Resposta: O termo hegemonia pode ser definido como uma supremacia de um grupo sobre outros por meio da ideologia ou coerção. Quando há uma crise hegemônica, há uma crise do Estado e das formas de organização política, ideológica e cultural da classe dirigente e, para que o grupo hegemônico permaneça hegemônico no poder, em tempos de crise ele promove a revolução passiva.

A hegemonia seria a capacidade de um grupo social liderar outros grupos, indo além de interesses econômicos imediatos, mantendo uma liderança moral e intelectual, através da ideologia ou coerção. Ao passar por um enfraquecimento de sua liderança ou legitimidade, ou até mesmo, pela ameaça de uma competição ideológica, sofre uma crise hegemônica. Para que o grupo que lidera a classe hegemônica não seja destituído do poder, faz uso da revolução passiva nos momentos de crise

  1. Novas ideologias são usadas como instrumento de contestação ao grupo hegemônico. Como os conceitos de intelectual orgânico e de guerra de posição se encaixam nesse processo?

Resposta: Para que novas ideologias sejam inseridas na sociedade é necessário fazer uso da guerra de posição, onde é elaborado um trabalho meticuloso e articulado da introdução de uma nova ideologia dentro da sociedade, promovendo a competição ideológica, os propagadores desta nova ideologia são os intelectuais orgânicos, que realizarão tal inserção de modo a abalar a ideologia dominante.

Em uma tentativa de se romper com a hegemonia dominante, surge a guerra de posição, são formulados questionamentos e criticas por uma ideologia concorrente na tentativa de estremecer e superar a ideologia dominante, os executores desta guerra de posição são os intelectuais orgânicos que dão sustentação e suporte a ação pratica.

  1. Considere as sentenças, a seguir, e indique-as como falsas ou verdadeiras.  Justifique sua escolha.

Na teoria política inspirada na concorrência entre empresas:

  1. Os cidadãos escolhem combinações de bens e de serviços públicos por meio de plataformas de partidos políticos;

Resposta: Verdadeira. Já que os cidadãos são expostos a plataformas.

Verdadeira. Pois os cidadãos escolhem as plataformas que melhor atenderão suas necessidades e opiniões.

  1. Os burocratas são generalistas que tomam decisões sobre múltiplas questões que aparecem nas plataformas políticas; e

Resposta: Falsa. Pois os burocratas executam as decisões dos políticos.

Falsa. Porque são os políticos que oferecem serviços de decisão sobre serviços públicos.

  1. Plataformas políticas são um meio de reduzir custos de informação na hora de escolher entre diferentes combinações de bens e de serviços públicos.

Resposta: Verdadeira. Plataformas facilitam a escolha dos eleitores e reduzem os custos de busca de informação sobre várias decisões que precisam ser tomadas pelo setor público.

Verdadeira. Pois os cidadãos escolhem as plataformas que melhor atenderão suas necessidades e opiniões, além das plataformas reduzirem custos de busca de informações para decisões no setor público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com