TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no trabalho: Um estudo dentro de um hospital de Sobral

Por:   •  26/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.325 Palavras (18 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE ALENCARINA DE SOBRAL - FAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FRANCISCA ROCHELANE BEZERRA ZUZA MENDES

Qualidade de vida no trabalho: Um estudo sobre o ponto de vista dos funcionários do Hospital de Sobral

SOBRAL- CE

2019

FRANCISCA ROCHELANE BEZERRA ZUZA MENDES

Qualidade de vida no trabalho: Um estudo sobre o ponto de vista dos funcionários do hospital de Sobral

Projeto apresentado à Faculdade Alencarina como requisito para obtenção do título de bacharel em Administração

                                                         Orientadora: Profª.  Ma. Priscila Maria Vasconcelos Porto

SOBRAL- CE

2019

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE O PONTO DE VISTA DOS FUNCIONARIOS DO HOSPITAL DE SOBRAL

AUTOR

Francisca Rochelane Bezerra Zuza Mendes

CO-AUTOR

Priscila Maria Vasconcelos Porto

CURSO/INSTITUIÇÃO

Administração/ Faculdade Alencarina

RESUMO

Para que as pessoas desenvolvam um trabalho de qualidade precisam estar motivadas e para isso precisam sentir-se satisfeitas com o trabalho que realizam e com o reconhecimento que recebem. Este estudo objetivou identificar e analisar a percepção dos funcionários do hospital de Sobral. Esta pesquisa classifica-se quanto à abordagem como quantitativa, referente aos objetivos é exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos classifica-se como bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Para a coleta de dados da pesquisa utilizou-se um questionário estruturado com base nas categorias propostas no Modelo de qualidade de vida. O público-alvo da pesquisa de campo são os funcionários que atuam nas seguintes funções: segurança, atendimento de recepção, técnico de enfermagem, enfermeiros, médicos e administrativos e que encontravam em pleno desempenho de suas funções na data da pesquisa. Para a análise dos dados foram utilizados recursos estatísticos através do programa Excel. Buscou-se analisa os seguintes pontos compensação justa e adequada, condições de trabalho e segurança, utilização e desenvolvimento das capacidades, integração social na organização/ trabalho em equipe, direitos e deveres na tomada de decisões, trabalho e espaço total de vida. Conclui-se que o diagnóstico da pesquisa será de suma importância para o hospital de sobral, pois o estudo mostrara e demonstrara uma gama de informações que servirão de base para discussões e debates em prol de futuras melhorias no ambiente de trabalho e fora visando buscar o bem-estar de todos que integram o quadro funcional do hospital de sobral.

 Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho, Colaboradores, Hospital

 INTRODUÇÃO

O tema qualidade de vida no trabalho não vem de hoje mas desde o início do trabalho do homem; seja na agricultura ou pesca, desde então o homem buscou desenvolver ferramentas que possibilitasse o menor desgaste e prazer na realização das atividades, discutido atualmente em todo o mundo o tema se tornou-se importante para  a manutenção da saúde dos colaboradores, havendo uma necessidade de buscar e desenvolver meios e métodos que possibilitasse a execução das atividades realizadas com facilidade e alcançando o resultado ainda maior do existente, mostrando a satisfação com o bem-estar dos colaboradores e sua saúde.

A Qualidade de Vida no Trabalho tem como objetivo equilibrar as necessidades do colaborador e da empresa, por meio da interação entre as exigências e a necessidades de ambas as partes, buscando as melhorias para satisfação das pessoas e melhores resultados para as empresas.

Nas empresas a Qualidade de Vida no Trabalho surge com a implantação de programas que buscam melhores resultado apontados por indicadores de desenvolvimento humano e obtenção de resultados. Qualidade de Vida no Trabalho vem ganhando espaço nas discussões no meio empresarial seja por exigências dos clientes ou como forma de buscar melhores profissionais.

 A Qualidade de Vida no Trabalho tem o papel nas organizações busca atender as necessidades individuais e coletivas dos colaboradores, e por estar diretamente ligada aos fatores como a motivação, a satisfação, o bem-estar social, psicológico, físico e com produtividade no trabalho.

O presente estudo constitui-se de uma pesquisa que aborda o tema Qualidade de Vida no Trabalho. A instituição que foi objeto de estudo é o Hospital de Sobral que tem atuação no ramo da saúde pública no município de Sobral e municípios da região Norte, o público alvo desta pesquisa são os colaboradores que atuam no seu funcionamento. Este relatório consiste no resultado alcançado a partir do estudo realizado em Sobral. Estudo este que oportuniza o conhecimento de experiência fundamental para ampliar o conhecimento sistemático da administração, visando alcançar o objetivo da disciplina.

Para finalizar o estudo apresentam-se os objetivo Geral e objetivo especifico que serviram de fundamentação teórica para o referido estudo.

Em um hospital de grande porte.

Como é percebido a qualidade de vida no trabalho em um hospital de grande porte?

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa define a buscar pela qualidade do trabalho, que está ligado diretamente as necessidades dos colaboradores. Objetivo geral deste estudo foi compreender a visão dos colaboradores no que se refere a qualidade de vida no trabalho.

Objetivos específicos

Para melhor compreender e defender o objetivo geral gerou-se os seguintes objetivos específicos: - detalhar o perfil dos colaboradores do Hospital de Sobral quanto à idade, gênero, estado civil, nível de instrução, tempo de serviço e salário; para identificar as necessidades que precisam de mais atenção na Instituição que estamos em estudo; para propor alternativas de melhorias da Qualidade de Vida no Trabalho dos funcionários do Hospital de sobral. Nas devidas categorias como: compensação justa e adequada, condições de trabalho e segurança, utilização e desenvolvimento das capacidades, oportunidade de crescimento, Integração social na organização e relevância social da vida no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (253.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com