TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Mexeu no Meu Queijo

Por:   •  10/3/2020  •  Artigo  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 12

                 [pic 1] 

Analise e Ensinamentos obtidos do Livro Quem mexeu no meu Queijo

 

Yan Barreto da Soledade

Marina Amorim

Prof. Manuela de Oliveira Marta (Orientadora) RESUMO

Propomos nesse estudo analisar a obra Quem Mexeu no meu Queijo, produzido em 1998 pelo autor Spencer Johnson, afim de trazer uma reflexão através da constituição do discurso, sobre as mudanças e dificuldades que o ser humano está sujeito ao decorrer de sua vida, e suas decisões e atitudes perante as mesmas. Esta analise utilizou a metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo além da obra do próprio autor, como os pensamentos de Maslow em sua Teoria das Necessidade (1943), Teoria das Necessidades (afiliação, poder e realização) de McClelland (1953), Teoria ERC (existência, relacionamento e crescimento) de Alderfer (1969) e a Teoria Bifatorial de Herzber, Mausner e Snyderman (1959). No decorrer do artigo foi desenvolvida a proposta de fazer uma leitura analítica do livro Quem Mexeu no Meu Queijo, concretizando o objetivo principal.

 

 

 

INTRODUÇÃO

                                                            “O que você faria se não tivesse medo? ”

Spencer Johnson, quem mexeu no meu queijo.

Desde que a humanidade passou a ter um convívio em sociedade, notou-se muitos aspectos individuais de personalidades, evidenciando costumes, interesses, preferencias e maneiras de resolver atividades de cada componente do grupo. Durante muito tempo psicólogos estudaram sobre essas diferentes maneiras de comportamento, chegando à conclusão de que cada atitude comportamental parte de uma premissa que seria a motivação.

A motivação é um dos processos ou o processo que melhor explica o comportamento humano perante a sociedade e em seu ambiente de trabalho e muitos estudiosos vem analisando o quão impactante é esse processo motivacional para o crescimento pessoal do trabalhador e da empresa.  

 Em Salanova; Hontangas; Peiró, 1996, p.216, o autor nos traz a seguinte reflexão:

 A motivação como processo psicológico básico pode ser definida como uma ação dirigida a objetivos, sendo autorregulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas  

Embasando as principais características do conceito de motivação, auxiliando na construção da teoria deste processo, que são: ênfase, foco, pergunta e resposta. A ênfase sendo o estado de ativação motivacional, distinguindo o que é importante suficiente para se motivar, O foco se referindo a atenção adotada a o que se julga importante, ligado diretamente a ênfase, a pergunta é o questionamento de como é ativada, se há escolha do alvo e o que manteria a ação e a resposta seria a compreensão geral que busca.  

Entre 1940 a 1960 os estudos e teorias sobre motivações tiveram uma grande evolução, período que muitos estudiosos elaboraram teorias a respeito da mesma, como Maslow e a sua Teoria da Necessidade (1943), Teoria das Necessidades de McClelland (1953), Teoria ERC (existência, relacionamento e crescimento) de Alderfer (1969) e a Teoria Bifatorial de Herzberg, Mausner e Snyderman (1959) muito utilizadas no meio da psicologia organizacional e do trabalho.

A análise do modo de agir de cada funcionário em uma organização se identifica como comportamento organizacional. Sendo este de muita valia para a organização, promovendo harmonia, dedicação com seus serviços e afazeres atingindo níveis positivos de proveitos. Existem dois fatores que que influenciam de maneira positivas o comportamento organizacional de uma empresa, que são eles: a Liderança e Motivação.

De acordo Chiavenato (2000, p.315) “a liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem aquilo que devem fazer. ” O líder exerce influência sobre as pessoas, conduzindo suas percepções de objetivos em direção a seus objetivos.

O líder tem a capacidade de observar dentro de um grupo, qual a motivação e à qual seria a influência necessária para fomentar a união e a dedicação no meio, de modo que nos guiem com sabedoria e sucesso, sendo indispensável a sua presença pois uma organização quando liderada com sabedoria, consegue retirar o melhor de cada colaborador, conseguindo alcançar os melhores resultados em todas as áreas.

Por sua vez a motivação é a força que leva cada um a fazer seu serviço e atividades, que os faz querer seguir em direção as suas metas, sendo uma força individual de cada ser, cada ser humano, de acordo com suas culturas, crenças ou maneira de observar e pôr em pratica, tem sua própria motivação para obter tais objetivos.

METODOLOGIA:

“O movimento em uma Nova direção ajuda-o a encontrar um novo Queijo”

Spencer Johnson, Quem Mexeu no Meu Queijo

Para obter os resultados esperados neste artigo, será feita a analise bibliográfica, que de acordo Marconi e Lakatos (2003) “a pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados (livros, revistas e publicações), revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados ao tema”.

Quanto aos procedimentos de coletas de dados, foram realizados com base em pesquisas explicativas.

O estudo deste artigo será fundamentado em ideias de teóricos que detém significativa importância nas definições e construções de conceitos realizados nesta análise: Motivação e liderança. Para tais objetos serão estudados em fontes secundarias como artigos, livros e afins que foram aqui selecionados.

Assim sendo, o trabalho será transcrito a partir do método conceitual- analítico, visto que utilizaremos conceitos e ideias de outros autores, semelhantes com nossos objetivos, para construção de uma análise cientifica sobre o nosso objeto de estudo.

O método de pesquisa escolhido proporciona uma liberdade na análise de se mover por diversos caminhos do conhecimento, possibilitando assumir várias posições durante todo o percurso, não obrigatoriamente atribuindo uma única solução ou resposta a respeito do objeto.

DESENVOLVIMENTO:

Cheire o queijo com frequência, para saber quando está ficando velho”

Spencer Johnson, Quem Mexeu no meu Queijo.

 

O livro Quem mexeu no meu Queijo de Spencer Johnson estuda a habilidade do ser humano em obter conhecimento através de frustações, receios, medos, o companheirismo em auxiliar um membro do grupo com certas dificuldades cotidianas, todos esses aspectos podem ser observados nos quatro personagens principais da história, os dois ratos Sniff e Scurry e nos duendes Hem e Haw, possuindo um papel fundamental diante a sociedade, no que diz respeito a um contexto histórico geral, esse fato decorre do mecanismo utilizado pelo autor ao associar o ser humano as suas criações, facilitando a compreensão dos leitores em se colocar na pele dos personagens trazendo consigo todos os ensinamentos obtidos desta experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com