TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem mexeu no meu queijo?

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

A mudança pode ser sua grande oportunidade

O livro Quem mexeu no meu queijo?, do autor Spencer Johnson, traduzido por Maria Clara de Biase, foi publicado pela editora Record em 2008 e é  composto por 107 páginas. É dividido em três partes: a reunião entre amigos, a história e termina com um debate. É de fácil leitura e compreensão.

‘Quem mexeu no meu queijo?’ retrata de uma maneira bem simples as reações que as pessoas tem diante das mudanças no dia a dia. O autor utiliza-se de quatro personagens, dois ratos, Sniff e Scurry, e dois homens, Hem e Haw, para mostrar as diferentes atitudes diante de mudanças repentinas, para as quais, na maioria das vezes, as pessoas não estão preparadas.

A história acontece em um labirinto, onde os personagens procuram por seu queijo, o mesmo tem um significado diferente para cada um. Todos os dias eles saem à procura do tão desejado queijo, até que o encontram no posto C. A partir daí, Sniff e Scurry continuam percorrendo o labirinto em busca de novos queijos; já Hem e Haw mudam a rotina e se acomodam, pois acreditam que o queijo encontrado é suficiente para alimentá-los para o resto da vida. Até que um dia  chegam ao posto C e veem que queijo não se encontrava mais lá. Sniff e Scurry não se surpreenderam, pois vinham observando as mudanças, então estavam preparados para mudar; Hew e Haw, por sua vez, não queriam acreditar no que havia acontecido, então ficaram se perguntando quem havia tirado o queijo do lugar.

Enquanto Hem e Haw estavam indecisos, Sniff e Scurry já percorriam o labirinto em busca de um novo posto de queijo. Sniff usava seu faro para indicar as direções a Scurry que saía correndo pelo labirinto. Hem e Haw ficaram por um bom tempo esperando que devolvessem o queijo no posto C. Já os ratos continuavam a percorrer o labirinto até que, de repente, chegaram ao posto N de queijo. Haw começava a imaginar seus amigos percorrendo o labirinto, saboreando um novo queijo, então se imagina também saindo pelo labirinto. Neste momento, desperta nele a vontade de também procurar um novo queijo, porém seu companheiro Hem se demonstra acomodado, com medo. Haw pensa mais um pouco e começa a rir de si mesmo, do quanto o medo o paralisava. Ele fala consigo mesmo: “se meus amigos podem, eu também posso”. Em seguida, parte sozinho. Haw começou a superar seus medos e confiar mais em si, com isso ele finalmente encontra o que tanto procurava.

Este livro traz uma história fantástica e seus ensinamentos podem ser usados tanto na vida profissional como também na vida pessoal. Ele nos ensina a ser mais persistente, ambiciosos, correr atrás dos nossos sonhos e jamais pararmos diante das mudanças. Temos que aproveitá-las para também mudarmos. A melhor forma de não sofrer tanto com as mudanças é observarmos as pequenas diferenças que vão acontecendo no dia a dia, pois assim quando elas chegarem você se adaptará mais facilmente.

A história é tão envolvente que nos vemos nela, pois em nosso dia a dia convivemos com pessoas que são como Sniff que farejam novos negócios; como Scurry, que se movem rapidamente pelo novo caminho; como Haw, que se adaptam e encaram as mudanças da melhor forma; e como Hem; que devido ao medo preferem ficar acomodado esperando que um milagre aconteça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com