TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

Ética

1º Quais são os problemas éticos encontrados nas empresas? E em que fases eles ocorrem? E qual é maior?...

Podem ser vários os problemas éticos encontrados nas empresas, podem ocorrer contradições de crenças e valores entre dirigentes, empresa, funcionários e clientes. Isso pode ocorrer nos negócios e nas relações comerciais. Uma dos maiores problemas éticos na empresa é a falta de um bom relacionamento com seu público interno e externo.


2º O que é apresentado no artigo 697 do código comercial de 2002?

R: É obrigatória a inscrição do empresário no registro público de empresa mercantil da respectiva sede, antes do início de sua atividade.


3º O que é ser ético?

R: É viver de acordo com os direitos e deveres da sociedade, procurando respeitar sempre seus limites e ao próximo, agindo sempre honestamente.


4º Como se sabe que uma empresa é ética?

R: Pela sua conduta, pelo modo de tratar os seus colaboradores, respeitando e promovendo sempre o bem-estar dos mesmos, buscando sempre a transparência em seus negócios visando sempre os interesses da empresa e a satisfação dos seus clientes.


5º Atualmente quais as vantagens das empresas éticas? 

R: Ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança, vai originar lucros para empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos.


6º Em negociações comerciais, há necessidade da existência de regras?

R: Sim há necessidade de regras; como comportamento, direitos e deveres respeitados e obedecidos, e talvez ainda mais importante, sem regras a menor das infrações provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõem, ou seja, o que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente.


7º Quais os princípios a sociedade empresarial consiste?

R: Defesa da minoria societária, conservação da empresa, tutela da pequena e média empresa, liberdade de contratar e autonomia vontade, legalidade, controle jurisdicional e responsabilidade societária.


8º Defina qual o primeiro e o segundo critério que constitui uma sociedade empresarial?...

Cotas e contratos.

9º O que é direito penal de acordo com Leisinger?

R: Quase todo o crime é falta de moral, e quem tira a vida do outro é contra todas as religiões.


10º Cite as principais éticas que devem ser praticadas pelos os indivíduos?...

Honestidade, Sigilo, Competência, Prudência, Humildade, Imparcialidade etc. A ética profissional serve para todos, independentemente de cargo.

11º O que é sociedade empresarial?

R: São organizações econômicas dotadas de personalidades jurídicas e patrimônio próprio, constituídas ordinariamente por mais de uma pessoa que tem como objetivo a produção ou a troca de bens e serviços com fins lucrativos.


12º Por que a sociedade limitada é a mais preferida para a formação de uma empresa?

R: Porque como sociedade possui características bem mais flexíveis que os demais tipos de sociedade, através de um contrato social pode se constituir facilmente com mais formalidades em uma administração. Sua contabilidade é menos complexa, tornando assim a exploração da atividade econômica resultando entre os sócios um capital social sempre suficiente para o desenvolvimento da empresa.


13º O que determina o artigo 5º da constituição federal?

R: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade nos termos seguintes.


14º Comente sobre o artigo 9º ‘’Liberdade de expressão e de pensamento’’?

R: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículos não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta constituição.


15º O que é junta comercial?

R: É um órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedade empresarial.


16º Como deve ser montado o contrato social?

R: Deve ser montado com cuidado, já que ele é que determina o que a empresa faz e como funciona.

17º Quando surgiu a CLT?

R: A CLT foi consequência da criação da justiça do trabalho em 1939. Três anos depois em janeiro de 1942, o ministro do trabalho Alexandre Marcondes Filho e o presidente Getúlio Vargas começaram o trabalho de reunir e consolidar as leis da época, o projeto final foi assinado em 1º de maio de 1943.

18º Todos os trabalhadores brasileiros estão sujeitos a CLT?

R: Não. Empregados domésticos, trabalhadores rurais e funcionários públicos da união, dos estados e dos municípios, seguem regimes trabalhistas distintos da Consolidação da Leis do Trabalho, a não ser quando houver menção expressa para que, ao contrário, sejam contratados via CLT.

19º Qual o prazo que o empregador tem para efetuar o pagamento de salário ao empregado?

R: O pagamento em moeda corrente, mediante recibo, deverá ser feito até o 5º dia útil do período (mês, quinzena, semana), subsequente ao vencimento. É permitido o pagamento por cheque ou depósito bancário a alfabetizado, desde que o horário do banco permita ao empregado movimentar a conta, devendo a empresa pagar as despesas de condução, se o banco não estiver próximo. A movimentação da conta através de cartão magnético também é permitido.

20º Qual o procedimento a ser adotado se o empregado que está cumprindo aviso prévio praticar irregularidade no trabalho?

R: caso o empregado pratique irregularidade no período de aviso prévio, o empregador poderá converter a dispensa imotivada (simples) em dispensa por justa causa.

21º Defina o conceito de Responsabilidade Social?

R: É através de ação social, atividade comunitárias, preocupação com o bem-estar social, dentre outros aspectos. Representa a obrigação da administração de estabelecer diretrizes, tomar decisões e seguir rumos de ação que são importante em termos de valores para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com