TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Ferramentas Gerenciais

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.264 Palavras (14 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 14

Questões de Ferramentas Gerenciais

  1. O que é terceirização?

O fenômeno através do qual uma empresa contrata um trabalhador para prestar seus serviços a uma segunda empresa.

  1. Qual o objetivo da terceirização?

O objetivo da terceirização é libertar a organização de atividades que não são fundamentais para o desenvolvimento de sua competitividade.

  1. O que é atividade- fim?

É a atividade que identifica área de uma empresa, aquela que faz parte do processo de apoio à produção do bem ou do serviço que é a  razão de ser  da empresa

  1. O que é atividade- meio?

É a atividade que não é inerente ao objetivo principal da empresa, trata-se de serviço necessário, mas não tem relação direta com a atividade principal da empresa.

  1. O que é focalizar a produção de um bem ou a prestação de um serviço?

Significa concentrar as atividades da empresa naquilo que a diferencia adiante da concorrência, ou seja, naquilo em que ela tem reconhecida excelência ou que representa sua atividade mais lucrativa.  

  1. Quais as características no processo de terceirização?

Processo de interferência externa: terceirizar é buscar em empresas especializadas as soluções para os problemas de gestão organizacional.

Funções de apoio: a terceirização é utilizada para funções que não influenciam diretamente o negócio central da empresa.

Continuidade: as funções terceirizadas não deixam de existir na empresa, apenas deixam de estar sob sua execução e responsabilidade direta.

Supervisão: a empresa supervisiona a atividade terceirizada, buscando a qualidade do serviço contratado.

Qualidade: é fundamental contratar empresas especializadas capazes de oferecer qualidade em serviços transferidos, caso contrario, poderão interferir negativamente no andamento das funções mais importantes.

  1. Cite alguns benefícios de se Terceirizar?
  • Redução de Custos
  • Simplificação dos processos produtivos e administrativos
  • Maior eficiência, com a adequação da relação volume produzido X retorno.
  • Facilitar a gestão empresarial, reduzindo quantidade e diversidade das Atividades para organização da produção.
  1. Quais as desvantagens de se terceirizar?
  • Aumento da rotatividade de mão de obra e os níveis de desemprego
  • Condições mais precárias
  • A terceirização pode ser vista como ameaça pelos funcionários, podendo ser motivo para falta de interesse ou qualidade no trabalho.
  1. Quais as etapas do plano de terceirização?

Planejamento estratégico: é a base para um processo de terceirização, pois a empresa que não sabe o quer para o seu futuro, não tem como distinguir quais áreas são passiveis de delegação.

Conscientização: todos dentro da empresa precisam estar comprometidos com a mudança e para conscientização dos membros da organização podem ser utilizados treinamentos, seminários, palestras e depoimentos de casos conhecidos.

Decisão e critérios gerais: são escolhidas as atividades que serão delegadas, estudadas as possibilidades da intervenção e avaliados os aspectos financeiros, tecnológicos e políticos.

Projeto: planejamento das mudanças.

Programa de apoio: desenvolver a aceitação das pessoas da organização no tocante a todo o processo.

Acompanhamento permanente: monitoramento das atividades que foram terceirizadas.

Avaliação dos resultados: verificar se os resultados estão sendo satisfatórios ou se há a necessidade de revisão do procedimento.

  1. O que é Benchmarking?

É uma estratégia de gestão voltada para o aprendizado. Através do benchmarking, uma organização procura identificar as melhores práticas empresariais para aplicá-las a sua realidade.

  1. Como surgiu o Benchmarking?

O Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.

  1. Como funciona o Benchmarking?

É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, onde o administrador realiza comparações de processos e práticas de sua empresa com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de aprimoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.

  1. Qual o objetivo do Benchmarking?

Benchmarking visa, portanto, o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrência e com referenciais de excelência, objetivando atingir uma posição de liderança em qualidade.

  1. Qual a essência do Benchmarking?

A essência do Benchmarking consiste na ideia de que nenhuma empresa é a melhor em tudo o que implica reconhecer que existe alguém dentro do mercado que faz algo melhor do que nós.

  1. Quais os tipos de Benchmarking?

Benchmarking interno - É o método pelo qual se descobrem os conhecimentos sobre os processos através de outros departamentos, sedes, grupos, etc. É o tipo de benchmarking mais utilizado. Trata-se de identificar internamente o modelo a seguir.

Benchmarking externo  ocorre entre diferentes organizações, por exemplo, pode ser das operações de fábricas de um determinado arranjo produtivo local (APL). Pode ser mais fácil conseguir informações em um benchmarking interno do que externo. Divide-se em:

Benchmarking funcional - Baseado em uma função especifica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações sobre uma atividade bem definida como, por exemplo, distribuição, faturamento ou embalagem.

Benchmarking genérico ou multi-setorial - É aquele em que as empresas de diferentes setores se comparam para identificar e determinar as melhores práticas para determinada área. É neste tipo de benchmarking onde encontramos a maior parte de exemplos práticos e nas quais as empresas estão dispostas a trocar informação e a ser mais verdadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com