TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre Tecnologia de Novos Negócios

Por:   •  14/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Com suas palavras defina o que é Inovação e como ela se origina.

        R: Inovação é, para a espécie humana, o principal vetor que possibilitou sua sobrevivência.

Inovar, portanto, faz parte da nossa natureza.

             Desde a criação das primeiras ferramentas, utensílios e armas, a história da humanidade pode ser contada e confundida com a história das inovações criadas pelo homem. Não estamos falando apenas de novas tecnologias e novos produtos. Sempre que nos referimos à descoberta do fogo, à fala, à invenção da roda, à invenção dos números, aos rituais de sepultamento, à escrita, à matemática, à música, à agricultura, à criação das cidades, à invenção da moeda, ao papel, à religião e à psicanálise, entre outros, estaremos falando de exemplos do gênio criativo e inovador do ser humano. O homem inova constantemente, buscando satisfazer suas necessidades físicas, lógicas e emocionais.

             No mundo dos negócios, esse fenômeno também se repete. As necessidades das pessoas mudam, mudam os produtos, mudam os processos e as tecnologias. Mudam as organizações e seus métodos de trabalho. Como as empresas estão expostas à concorrência cada vez maior, inovar é a forma mais eficaz de manter-se competitivo.

2 - No mundo empresarial, o que é Inovar?

       R = Dependendo do autor, da obra ou do objetivo pretendido, existem inúmeras formas de se definiro que é inovação:

“Inovação é adotar novas tecnologias, que aumentam a competitividade da companhia.”

Hamel & Prahalad: Competindo pelo futuro.

“Inovação é um processo de aprendizagem organizacional.”

Bell & Pavitt: The development of technological capabilities

“Inovar é um processo de alavancar a criatividade, para gerar valor de novas maneiras, através de novos produtos, serviços e negócios.”

Jonasch & Sommerlatte: The Innovation Premium.

“Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa, gerando riqueza.”

Drucker: Inovação e Espírito Empreendedor

“Inovação é o uso, comercialmente bem-sucedido, de uma invenção”

Bacon & Butler: Planned Innovation.

“Inovação é um processo estratégico, de reinvenção contínua, do próprio negócio e da criação de novos conceitos de negócios.”

Hamel: Liderando a Revolução.

“Inovação é a mudança que cria uma nova dimensão de desempenho.”

Hesselbein et al: Leading for Innovation.

“Inovação é = novas ideias + ações que produzem resultados.”

Ernest Gundling: The 3M Way to Innovation.

3 – Discorra sobre inovação incremental.

       R =  É aquela inovação que parte de um produto ou serviço já existente e feito uma melhoria significativa, podendo se radical ou semi-radical.

4- Quais são as características da inovação dentro dos Negócios?

      R = A inovação deve estar alinhada à estratégia. A maioria das inovações vêm de três fontes básicas:

clientes, concorrentes e funcionários.

           A inovação é um fenômeno que acontece no mercado. Inovar é criar valor para a empresa

5- Como a internet tem mudado o mercado de negociação no setor de turismo?

      R = Através da rede mundial de computadores os mais longínquos destinos se aproximam do consumidor. Operadoras utilizam desta ferramenta para divulgar estes destinos e serviços otimizando seus custos e oferecendo preços mais acessíveis ao consumidor ( turista).

6 – Explique O Paradoxo do Gerenciamento da Tecnologia.

        R = Este paradoxo refere-se a importância da estratégia da empresa estar adaptada a todas evoluções tecnológicas. De nada adianta haver inovação de sistema, produtos ou serviços se a empresa não suportar e gerenciar esta mudança. A inovação deve estar inserida na empresa como um todo, desde o treinamento de funcionários até a logística de distribuição.

7 - Modelo de negócios: constructo real ou metáfora de estratégia? Explique

      R = Quase todos os autores envolvidos nessa discussão têm definido modelo de negócios como um novo constructo nos campos da administração e da tecnologia da informação. Dentre esses autores, podemos destacar Seddon (2004), Chesbrough e Rosenbloom (2002) e Magretta (2002). No entanto, até agora, seus estudos não se mostraram confiáveis, devido não apenas às diversas interpretações que as suas definições podem ter, quanto por problemas de validade do constructo.

Você pode partir do pressuposto que o modelo de negócio é um constructo real, ou seja existe sim um modelo negócio especifico e eficiente para cada empresa, ou simplesmente é usado como metáfora da estratégia corporativa da empresa.

8 – O que são processos de negócio?

       

       R = Um produto ou um serviço de uma organização é o resultado de diversos processos.

Os processos de negócio estão implícitos na organização, nos seus funcionários e nos sistemas de informação que foram desenvolvidos ao longo dos anos. Por isso, é muito difícil para algumas organizações identificar e entender os seus diversos processos de negócio e mais difícil ainda estuda-los a fim de melhorá-los.

Para Gonçalves (2002) o grande desafio para as organizações atualmente é quebrar o paradigma da gestão centrada na estrutura departamental por funções e direcionar o foco aos seus processos, à estrutura departamental por processos, seja por meio da melhoria de serviços aos seus clientes, lançamento de novos produtos no mercado, redução de custos; tudo isso leva à gestão dos processos de negócio. Aos poucos, as organizações estão entendendo que seus processos de negócio são a fonte fundamental da vantagem competitiva.

9 - O que é Negócio?

       R =   Segundo Cruz (2003, p.46), do ponto de vista da gestão dos processos de negócio, “negócio é a reunião de três elementos: pessoas, processos e Tecnologia da Informação, com a finalidade de atender as necessidades do cliente”. Atualmente, a importância da conjugação eficiente destes três elementos está diretamente associada à sobrevivência da organização. Ou seja, os processos de uma organização devem estar atrelados à sua estratégia de negócio. Se existirem processos que não tenham ligação direta com o planejamento estratégico da organização, devem, imediatamente, ser eliminados, pois são consumidores de recursos e impactam diretamente, de forma negativa, nos demais processos de negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com