TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS: MÉTODOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  30/3/2017  •  Artigo  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 13

ANDRÉ LUIZ RAULINO

RECURSOS HUMANOS:

MÉTODOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Palhoça

2015


RECURSOS HUMANOS: MÉTODOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ANDRÉ LUIZ RAULINO[1]

RESUMO:

Este trabalho objetiva o interesse pela importância dos Métodos de Recrutamento e Seleção, imposta pelo mercado globalizado e altamente competitivo. Devido à escassez de mão de obra especializada, as empresas se utilizam de um departamento de Recursos Humanos com o emprego de métodos de Recrutamento e Seleção para obter um processo seletivo mais eficaz, buscando nos profissionais as competências e habilidades para se tornarem um diferencial competitivo a empresa.

PALAVRAS-CHAVES: Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção

ABSTRACT

This article aims to evidence the importance of recruitment and selection methods, imposed by globalized and highly competitive market. Due to the shortage of skilled labor, companies use a Human Resources department for a more efficient selection process, seeking the skills and abilities in the professionals to become a competitive differentiator to the company.

KEYWORDS : Human Resources, Recruitment and Selection

1 INTRODUÇÃO

Com o advento da globalização e com o mercado de trabalho competitivo, as empresas visam captar profissionais cada vez mais capacitados, sobretudo capazes de compreender os objetivos da organização e de influenciarem os outros membros liderando-a os para desenvolver um determinado objetivo organizacional. Cada organização em particular estabelece se próprio sistema de recrutamento e seleção diante de suas necessidades, no entendimento de Stoner (1999) a organização são duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo especifico ou um conjunto de objetivos.

Corroborando com Stoner, Maximiano (2010, p.4) descreve a organização como “um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivo)”.

Para tanto, captar profissionais com o perfil supracitado não é uma tarefa fácil, principalmente para as pequenas empresas, que muitas vezes não possuem um planejamento de Recursos Humanos (RH) e muito menos um setor de RH, que segundo Marras (2009) é o setor responsável pelo recrutamento e seleção.

Os Métodos de Recrutamento e Seleção esta cada vez mais presente nos departamento de Recursos humanos, sendo que através deste processo que as organizações estão percebendo a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros (GUIMARÃES & ARIEIRA, 2005).

Mesmo não possuindo um setor de RH cabe aos responsáveis pela administração da empresa decidir, entre os vários métodos disponíveis para recrutar e selecionar pessoas, aquele que melhor se adéqua a sua estrutura e recursos, conforme esclarece Rachadel (2014, p.16), que define administração como “um processo de tomar decisões acerca das atividades e  da maneira como serão usados os recursos para atingir os objetivos almejados”.

Ao valorizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas que irão compor o quadro de colaboradores  necessários aos cargos disponíveis, a empresa atingira seu escopo de ter a qualificação do seu capital humano, dando o retorno esperado com a perpetuidade da organização

Sendo assim, o cerne deste trabalho é identificar e demonstrar os métodos utilizados por empresas para recrutar e selecionar candidatos com o melhor perfil para o cargo vacante, visando a qualidade dos serviços e a imagem da empresa

Baseando-se em pesquisa bibliográfica e no conhecimento empírico dos acadêmicos, o presente artigo objetiva-se a apresentar e discutir alguns métodos utilizados para recrutar e selecionar pessoas.

2  RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

        De acordo com Serson (1990, p.2180) “recrutamento e seleção são o conjunto de sistemas, de métodos, que levam a encontrar um trabalhador com qualidades adequadas para desincumbir-se satisfatoriamente das funções e responsabilidades que compõem o cargo[...]”.

O processo de recrutamento e seleção visa identificar o profissional no mercado de trabalho que melhor se adéqua ao perfil da vaga que a empresa tem a oferecer. Portanto, os profissionais de RH responsáveis por tal seleção tem fundamental importância na formação da equipe de trabalho das organizações. Esse processo deve ser desenvolvido com seriedade, tendo coerência entre os objetivos dos candidatos e as necessidades da empresa, visando manter satisfação e lucro para ambas as partes.

Empresas de pequeno e principalmente as de grande porte que são bem estruturadas procuram fazer um sistema para uma boa obtenção de resultados na escolha de candidatos para uma determinada área da empresa. Assim, segundo Chiavenato;

A administração de RH consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite as pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. (CHIAVENATO, 1994, p.191).

Dessa forma, o recrutamento de pessoal está ligado diretamente ao mercado de trabalho, pois recrutar significa atrair profissionais que possuam qualificação mínima para suprir as necessidades do cargo em aberto na empresa. A seleção é uma “peneira” final, onde os candidatos previamente recrutados são entrevistados, nesse processo busca-se encontrar, dentre todos os candidatos disponíveis, o que mais se adéqua as necessidades do cargo em questão.

Dentro do departamento de RH existem diversas áreas de abrangência, mas dentre essas, o setor de recrutamento e seleção está em foco, pois as empresas estão à procura de segurança de que sua organização estará em boas mãos.

Visando explorar o assunto de uma forma mais aprofundada, apresentaremos recrutamento e seleção em tópicos separados, começando por recrutamento e em seguida seleção.

2.1 RECRUTAMENTO

O processo de recrutar em uma empresa pode começar devido a alguns motivos, entre eles, aumento no quadro de funcionários, substituição de um funcionário ou a rotatividade. O processo só deve iniciar quando a empresa já tiver definido as principais atividades a serem desempenhadas pelo futuro contratado assim como os benefícios oferecidos; essas informações devem estar bem claras para atrair os candidatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com