TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE O FILME NO

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÃO SOBRE O FILME NO

Toda vez que nos propomos a fazer algo, para que alcancemos o proposto basta que o façamos bem feito. Parece uma afirmação ingênua a primeira vista, mas fatores sociais, como a preocupação em sermos julgados pode nos tirar do norte traçado.

O filme NO faz isso muito bem desde a história relatada (baseada em fatos), até ao como isso é feito. Por mais que não sejamos grandes conhecedores da história da América Latina, nos situamos cronologicamente com a inserção de elementos do nosso cotidiano, como quando o personagem central do filme trabalha numa campanha publicitária de um novo equipamento que pode revolucionar o mercado, o forno de microondas. Outro elemento interessante é a forma em que foi filmado, diferenciando dos habituais blockbusters estadunidenses, nos sendo perceptível um filmar com menos dinamismo nas cenas e imagens que parecem ter saído de um arquivo filmográfico.

Como mencionado, o filme baseia-se em fatos, ocorridos no Chile nos últimos anos de uma ditadura, relatando como o governo totalitário realizou um referendo questionando seu povo da manutenção, ou não, deste regime. Tem-se como pano de fundo a produção das propagandas de quinze minutos dos defensores das duas opções de voto. O foco maior fica sobre a campanha dos que não querem continuar com aquela forma de regência, dando nome ao filme, NO (não em espanhol). Aparece então o protagonista, pois os elementos defensores do não solicitam ajuda de um publicitário para conseguirem passar todas as suas ideias e promover uma mudança no consciente coletivo no pouco tempo que lhes fora concedido em televisão.

Filho de um respeitado reacionário ao governo que foi deportado, tendo vivido anos fora do país, são argumentos mais que necessários para que fosse escolhido como o responsável em traduzir os anseios daquele grupo à população. Saavedra, mesmo sobrenome que o pai, idealiza focar na alegria que será no país com o fim da ditadura ao invés de mostrar as tristezas trazidas por ele. Entra em cena uma música que orienta toda a campanha do não até o fim do filme, sendo outro grande exemplo do fazer bem feito. Mesmo desconhecendo se houve realmente um jingle, reconhecemos que como forma de comunicação se mostrou eficaz, comprovado com fato ocorrido em sala de aula em que o filme foi exibido, quando de uma votação para decisão de uma data de prova, ao ser decidido por voto da maioria presente, os alunos entoaram o que não nos sai da cabeça: “Chile, a alegria já vem!”, seguido de algumas risadas.

Outras coisas que observamos na película sob a luz da comunicação é como se mostra eficaz o que vamos iluminar. Ao invés de mostrar o copo meio vazio, o sofrimento de uma época; mostrar o copo meio cheio, com uma promessa de alegria, foi eficaz, haja vista a vitória para eleições democráticas. Mesmo Saavedra não vivendo as mazelas do governo, ao contrário, lhe foi importante utilizar um princípio que deveria, em teoria, ser de um governo militar: “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”

Percebemos que na comunicação alcançar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com