TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACIONAMENTO DAS ATIVIDADES COM A TEORIA

Por:   •  20/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.175 Palavras (13 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 13

2 - REVISÃO TEÓRICA  

2.1 RELACIONAMENTO DAS ATIVIDADES COM A TEORIA

O mundo atual é formado por organizações, das mais variadas formas ou maneiras, todas as organizações, tem em comum alcançar certos objetivos. Através do conhecimento adquirido, pessoas, capital, tempo e máquinas as organizações lutam para realizar os objetivos almejados da melhor forma possível. Desta forma, a administração está sendo considerada uma das principais chaves para a solução dos mais graves problemas que afligem atualmente o mundo moderno. Para Chiavenato (1994, p.3), “a administração é interpreta os objetivos e necessidades da empresa e os transforma em ações empresariais por meio de planejamento, organização, direção e controle, todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos”. Desta forma, entende-se os processos administrativos de acordo com Chiavenato (1994) conforme descrito abaixo: Planejamento é a função administrativa que serve de base para outras funções. No planejamento as empresas determinam quais os objetivos que pretendem atingir e como fazer para atingi-los. Organização é a função do administrador que visa estruturar a empresa de maneira que possibilite o administrador organizar de forma coerente as atividades e as pessoas necessárias para alcançar o planejado. Direção é o processo de balizamento do administrador. Através da direção o administrador orienta o trabalho dos subordinados, indicando-lhes o que deve ser feito. E também como fazê-lo. Controle consiste em verificar se o que está sendo feito, está de acordo com o que foi planejado no início, ou seja, se os objetivos estão sendo atingidos de forma planejada ou se está se tomando outro rumo.Desta forma a administração pode ser definida como um sistema estruturado e que unifica um conjunto de princípios, normas e funções para proporcionar o processo de planejamento de situações futuras desejadas, controle de eficiência e produtividade, além de organizar e direcionar os recursos empresariais para a obtenção dos resultados esperados. A administração tem seus desdobramentos, estudos e aplicações nas áreas de produção, recursos humanos, financeira e de marketing.

Nos tempos atuais a atividade de planejar se torna indispensável para as organizações, levando em consideração o cenário globalizado em constante modificação, os aspectos externos que influenciam no desempenho das funções operacionais da organização, dentre outros. O planejamento é a primeira função da administração, nela definem-se as metas para a organização, em seguida projeta-se a organização da melhor forma para alcançá-las (MONTANA, CHARNOV, 2006). Determina-se a direção a ser seguida com a finalidade de alcançar um resultado desejado (LACOMBE, HEILBORN, 2003). O planejamento é entendido como uma ação de preparar-se para enfrentar o futuro, reduzindo os riscos e aproveitando oportunidades, definindo objetivos e os meios de alcançá-los, tomando decisões que afetam o empreendimento em situações posteriores. Consiste na escolha da alternativa mais adequada diante da realidade presente e das expectativas do comportamento de inúmeras variáveis do ambiente interno e externo. Com isso a organização se antecipa aos eventos futuros conhecidos ou prováveis podendo obter maior resistência em situações adversas, pois se encontra mais preparada para enfrentá-las e evitando-se surpresas.  

Após a conclusão do planejamento segue-se o controle, que irá assegurar cotidianamente o alcance das metas especificadas, o que permite que aconteça algo conforme foi planejado (MONTANA, CHARNOV, 2006; CARAVANTES et al, 2005). O controle é o monitoramento das atividades dos funcionários, a verificação se a organização está na direção certa rumo aos seus objetivos e quando detectado a necessidade de correções efetuá-las (DAFT, 1999). O controle envolve o acompanhamento dos fluxos da empresa, tais como: encomendas, matérias-primas, energia, pessoas, equipamentos, informações e recursos monetários, na qual o fluxo de informações faz parte de todo o processo. “Controlar significa acompanhar a execução de atividades e comprar periodicamente o desempenho efetivo com o planejado” (HOJI, 2004: 388).

O processo de organização é essencial para a realização das metas e objetivos da empresa, nele desenvolve-se de modo sistemático de reunir recursos físicos e humanos para garantir a efetivação da meta. È a análise, identificação e definição do trabalho a se feito para realizar os objetivos da empresa (MONTANA, CHARNOV, 2006).

 A função organização acompanha o planejamento e reproduz o esforço da empresa em realizar seus planos, envolvendo a designação de tarefas, agrupamento de tarefas e alocação de recursos (DAFT, 1999).

O enfoque de sistemas proporciona uma visão interativa do todo, estudando as relações entre os elementos componentes, que são interdependentes (OLIVEIRA, 2009).

2.2  ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

 A administração financeira é uma das áreas mais abrangentes, pois não afeta somente as organizações, mas também a vida de todas as pessoas. O administrador financeiro de uma empresa desenvolve uma variedade de tarefas, tais como orçamento, previsões financeiras, administração de caixa, administração do crédito, análise de investimentos e muitas outras funções. Para Braga (1989, p.23), “a função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão de fundos movimentados por todas as áreas da empresa”. Segundo Braga (1989, p.23). “a administração financeira é responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses fundos”. Com o desenvolvimento da economia criou-se a necessidade de implantação de controle de finanças nas empresas, já que estas estão envolvidas por recursos financeiros tendo como principal orientação à obtenção de lucro. Entende-se então que se a empresa se estiver em boas condições financeiras, conseqüentemente todas as áreas poderão desenvolver melhor suas atividades buscando com mais tranqüilidade os objetivos propostos pela empresa.

2.2.1 Finanças

 Finanças como a arte e a ciência de administrar fundos, praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finança ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. É a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.

2.2.1.1 maximização da riqueza

É a contribuição para o valor da empresa pela seleção daqueles investimentos que possuem a melhor compensação entre risco e retorno. O objetivo mais geral da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes, não importando se a empresa é uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por ações. Em qualquer delas, as boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (413.8 Kb)   docx (215.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com