TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO RAMO BANCÁRIO

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  1.697 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE ______ . ___

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

[pic 1]

A Caixa Econômica Federal foi fundada em 12 de janeiro de 1861 com o decreto n° 2.723 assinado por Dom Pedro II .Em 1986, a Caixa incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias. Em 1961 deteve o monopólio das Loterias Federais.A Caixa é uma empresa 100% pública, e que exerce um papel fundamental no desenvolvimento urbano e da justiça social do país, vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

Observa-se então que a Caixa atua tanto na área econonômica – com empréstimos pessoais, consignações, crédito educativo e financiamento habitacional, dentre outras operações- assim como atua fortemente na área social - FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, dentre outros.

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

  1. Função exercida:

R.: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

  1. Desempenho as seguintes atividades na empresa CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:

  • Atualização cadastral
  • Abertura de contas como poupanças, correntes, espólios, salários, etc
  • Fornecimento e entrega de cartões de benefícios sociais  
  • Confecção de cadastro
  • Prestar atendimento ao público, realizando negócios.
  • Comercialização de produtos e serviços
  • Inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento
  • Resolução de problemas trazidos pelos clientes para solução.
  • Cobrança bancárias referente a contratos inadimplentes.
  • Dentre outros.
  1. Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades desenvolvidas:
  1. Período de tempo que desenvolveu ou desenvolve a atividade:

R.: Desenvolvo as atividades desde 03/11/2014, até o presente momento.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

  • Missão da empresa:

R.: Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro. 

  • Contribuição das atividades desenvolvidas por você para o alcance dos objetivos organizacionais:

R.: Atuo com o atendimento ao público tanto social quanto o econômico.Trabalho respeitando os valores do código de ética da CAIXA , tratando o público com RESPEITO, COMPROMISSO, HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE. Recentemente trabalhamos com a liberação de FGTS de contas inativas , obedecendo o decreto n° 8.989 de 14 de Fevereiro de 2017, onde foi liberada boa parte de recursos de fgts que estavam em contas desativadas até 31 de dezembro de 2015.E mesmo com o quadro de funcionários reduzido, atendemos todas as demandas exigidas com muito profissionalismo e respeito ao púlbico, atuando como parceiro estratégico do Governo.

Mensuram o resultado da agência através do REALIZE.CAIXA , onde mostra quanto de emprétimos/seguros fizemos frente às metas, assim como mede se o tempo de espera do cliente está adequado , dentre outros itens. E todos os meses toda a equipe desempenha o seu melhor papel e alcaçamos assim bons resultados.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

  • Tipos de treinamentos e orientações:

R.: O treinamento tem início no curso de integração, onde o pessoal dos Recurso humanos nos insinam os códigos de ética, missão e valores da organização. Assim como, ensinam a manusear os sistemas básicos que precisaremos diariarmente e realizam dinâmicas para que possamos aprender a lidar com o público e a lidar com os problemas que possam aparecer.

No local de trabalho ( minha primeira e única agência até então - Canindé de São Francisco/SE) passei por 3 gestões diferentes e cada gerente me ensinou o assunto no qual eram qualificados. Por ser uma agência pequena, aprendi de tudo um pouco, tendo um conhecimento de cada setor do banco.Já participei de treinamentos , como por exemplo participei de cursos presenciais como o  de Carreira Responsável e do curso de Brigada de Incêndio.Mas também já participei de cursos à distância no portal da UNIVERSIDADE CAIXA, onde são oferecidos vários cursos aos funcionários e ao final do ano há aumento no salário para os que preencheram a quantidade mínima de cursos exigida.

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

R.: A Caixa Econômica Federal possui uma gama de portais da intranet, onde cada portal serve para um produto ou serviço diferente. Assim como, para cada ramo de atividade há um Manual que o normativa. Já em relação aos recursos físicos, cada funconário possui sua própria mesa, telefone e computador e todos possuem boa qualidade, sendo sempre trocados para que possamos desempenhar melhor nossas funções. A caixa também disponibiliza apoio para pé e punho, pois há uma preocupação com o adoecimento dos funcionários , portanto a empresa disponibiliza recursos que previnem doenças como DORT e LER.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (215.5 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com