TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA:

INTELIGÊNCIA E ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO MERCADO

TRABALHO ATIVIDADE – RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Manaus, Amazonas


1 SUMÁRIO EXECUTIVO

Conceito do Negócio

A Empresa fabricante do café Bom Aroma foi inspirada nos padrões de qualidade internacionais. Ela busca aprimoramento constante e quer ser referência no mercado nacional e internacional de um café mais saboroso.

A fabricante quer inovar o conceito, gerar experiência do seu café e aproximação do cliente e definiu como meta em seu Planejamento Estratégico, aumentar o valor agregado de seu produto(café), e para isso precisa decidir se irá entrar no mercado de venda de Cafeteiras e de Cápsulas de Café, ou no mercado de serviço de “venda de experiência de se tomar café” por meio da aquisição de uma rede de cafeterias.

A inspirada será nos modelos internacionais de negócio como as redes americanas Starbuck’s Coffeee e The Coffee Bean. Ela busca ser um local refinado de encontro de pessoas que estejam em busca de um café mais saboroso e de um lugar requintado ou adentrar nos lares dos consumidores gerando experiência com cápsulas de café gourmet , a cada xícara uma nova sensação, com aromas sugestivos e refinados.

Time Gerencial

O time gerencial é um dos pontos fortes da fabricante do Café Bom Aroma, contando com profissionais altamente qualificados, com larga experiência em agrobusiness e criação de novos negócios.

Mercado

No último ano o crescimento da produção e consumo de café torrado e moído no mercado brasileiro foi 2,6 vezes maior que a média mundial, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café. Analisando o mercado de Manaus na capital identificamos uma carência de empresas especializadas no setor, se compararmos com mercados de mesmo tamanho e potencial. Visando explorar este mercado que tem uma previsão de crescimento de 30% nos próximos cinco anos, a fabricante do Café Bom Aroma buscará estabelecer seu espaço.

Planejamento

Este trabalho analisa a eficácia do Relatório Internacional de Tendências do Café (RITC), publicado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café (BICC), como fonte de informação capaz de antecipar tendências importantes para a cafeicultura. É dividido em quatro seções: a) Produção, que aborda ações dos países que competem com o Brasil na produção do café, como Vietnã e Colômbia; b) Indústria, que trata das inovações tecnológicas e estratégias das grandes empresas de torrefação e solubilização de café; c) Cafeterias, que discute tendências na comercialização de bebidas prontas; e d) Insights, onde são apresentadas análises sobre as tendências identificadas nas outras três seções. As seções Produção, Indústria e Cafeterias são feitas a partir de notícias nacionais e internacionais coletadas pela equipe do Bureau. Os Insights são a interpretação que os analistas do projeto fazem dessas notícias (RITC, 2017); eles correspondem a etapa “análise” no ciclo da inteligência competitiva (KAHANER, 1997) e constituem o ponto central do processo (PEREIRA; CARVALHO; JORDÃO, 2016). Sob a perspectiva da inteligência competitiva, o que se espera é que a etapa de análise seja capaz de antecipar mudanças no mercado (TAN et al., 2002; BOSE, 2008). Por isso, o critério estabelecido para a validação do modelo utilizado pelo Bureau foi a capacidade do relatório apontar tendências relevantes. Para tanto, foram utilizadas as análises da seção Insights referentes à indústria do café. Foram analisadas 22 edições do Relatório Internacional de Tendências do Café (v.2 n.1 ao v.3 n.10), o que corresponde a todos os números publicados durante os anos de 2013 e 2014. O recorte temporal compreende os primeiros dois anos de publicação de 5 recomendações nos relatórios. As três primeiras edições da publicação, feitas em 2012, não tinham a seção Insights. As recomendações apresentadas em cada relatório foram analisadas e classificadas quanto ao tema abordado. Em seguida, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre cada um dos temas, de modo a confirmar se as análises feitas durante 2013 e 2014 se concretizaram nos anos seguintes. A pesquisa bibliográfica foi feita a partir de literatura acadêmica, literatura jornalística referente a indústria do café e dados estatísticos, quando disponíveis. Portanto, trata-se de um estudo de caso único, com utilização de uma metodologia qualitativa de análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com