TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.127 Palavras (17 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

UBTECH BUSINESS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADOR

João Pessoa - PB

Novembro/2017

PROJETO INTEGRADOR

Componentes:

Aluno 1 – Ana Carolina da Silva Barros - Curso: Ciências Contábeis

                 Matrícula 1510006638

Aluno 2 – Daniele Rodrigues Serafim - Curso: Ciências Contábeis  

                 Matrícula 1510009041

Aluno 3 – Gildervan da Costa Monte - Curso: Ciências Contábeis  

                 Matrícula 1510009838

Aluno 4 – Mailson Rodrigues Lima - Curso: Ciências Contábeis  

                 Matrícula 1510009383

Aluno 5 – Werbert de Sá Santos - Curso: Ciências Contábeis  

                 Matrícula 1510010257

Relatório apresentado ao professor Orientador do Projeto Integrador do Semestre 2017.2 do 6.º Período, como requisito parcial da nota da 3ª Unidade.

                                                     

                                           Professor Orientador: Ailza Silva de Lima

 

Professor Integrador: Lauana da Conceição Cabral Souto

                                           

Aprovado em ____/_____/______                                NOTA:_______

_______________________________________

Professor Orientador

João Pessoa - PB

2017

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar o setor financeiro como parte fundamental da empresa e elaborar um relatório de análise financeira da mesma. Nossa equipe irá estudar a empresa POSITIVO TECNOLOGIA S/A como empresa base, e buscar informações sobre sua concorrente a ITAUTEC S/A, para fazer uma análise comparativa das duas empresas e entender a posição em que se situam no mercado.

Nosso objetivo é analisar a sua situação financeira e econômica de curto prazo, para tanto utilizaremos os indicadores financeiros que irão fornecer informações que servirão de base para interpretação, comparar com uma empresa concorrente a fim de entender sua competitividade, ou seja, qual se mostra mais saudável e por que, e por fim elaborar uma análise de investimento a longo prazo.

Utilizaremos como fonte de pesquisa as demonstrações financeiras das empresas fornecidas pela BM&FBOVESPA e acesso ao site das empresas em busca de informações sobre seu institucional.

Empresa base: POSITIVO INFORMÁTICA S/A

HISTÓRICO

Tudo começa no Paraná em 1972, ainda fora da área de tecnologia. A Positivo nasce como um curso pré-vestibular e uma gráfica, a Posigraf. A primeira logo é bem psicodélica e apareceu já nesse ano. Ela veio da ideia de um professor de Biologia, que aprovou com um sinal de positivo com a mão a criação do curso.

A tecnologia só entra na história em 1989, com a fundação da Positivo Informática. A ideia foi de Hélio Bruck Rotenberg, que é o atual presidente do grupo. Nessa época, o mercado brasileiro tinha poucas importações e a produção nacional dava sinais de que não ia suportar a demanda crescente por computadores.

O início foi no curso de Informática das Faculdades Positivo, que começa a montar computadores para o mercado educacional, começando pelas escolas do grupo e passando para parcerias em todo o Brasil.

No ano seguinte, ela percebe que é possível alçar voos mais altos e parte para o mercado corporativo. E não é só no hardware, não! Em 1994, nasce a divisão de Tecnologia Educacional, que começa a criar softwares educacionais para as escolas.

O maior salto nesse período vem em 2004. Nesse ano, ela começa a vender PCs para o varejo, para o consumidor. Como ela já se dava bem no setor nacional com empresas e escolas, já dava para prever o que viria por aí. Em nove meses, ela vira a maior fabricante de PCs do país.

Em 2006, a Positivo Informática abre o capital na Bovespa. Nessa época, ela se torna a maior fabricante de computadores e a líder em tecnologia educacional do Brasil. Ela consegue atingir a marca de 1 milhão de computadores produzidos.

Em 2009, dando sequência aos projetos de verticalização, tem início a fabricação de placas-mãe para notebooks e de placas de memória para desktops. Em dezembro, a companhia adquire a marca de computadores Kennex, que veio a complementar sua já bem-sucedida estratégia de venda no varejo.

Em 2012 a empresa expande para ultrabooks e em 2014 a Positivo Informática começa a vender aparelhos celulares no mercado.

Atualmente, segundo a IDC, a Positivo Tecnologia possui presença destacada no mercado de PCs brasileiro , com participação de 15,3% no mercado brasileiro total de PCs e 17,1% do mercado oficial (base:2016), e um dos principais players no Segmento de Tecnologia Educacional, sendo reconhecida pela inovação no desenvolvimento de softwares e mesas educacionais. Adicionalmente, a marca Positivo BGH é uma das mais vendidas na Argentina, com participação de 9,5% no mercado total de 2016, segundo a IDC.

Conforme Comunicado ao Mercado divulgado em 10 de abril de 2017, a companhia anunciou os preparativos para alteração de sua denominação social para POSITIVO TECNOLOGIA S.A. Com conceito mais amplo e atualizado, a Administração entende que a nova denominação social é melhor aderente ao momento de diversificação dos negócios da Companhia, que hoje atua com um variado portfólio de marcas, públicos-alvo, segmentos de negócio e geografias.


Empresa Concorrente: ITAUTEC

HISTÓRICO

Itautec S/A foi uma empresa fabricante de equipamentos de TI, automação comercial e automação bancária. Atualmente, "Itautec" é uma divisão do Grupo Itaúsa para relacionamento com investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (535.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com