TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO GERAL DE FORMAÇÃO DA EMPRESA

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.712 Palavras (23 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ESTADUAL

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

RELATÓRIO GERAL DE FORMAÇÃO DA EMPRESA

LITORÂNEA FUTEBOL CLUBE

FORTALEZA - 2017


Introdução:

        A paixão por futebol é um sentimento universal presente na cultura brasileira. É comum pessoas se reunirem em casa, bares, praças, entre outros lugares para assistir uma partida de futebol, seja ela do seu clube do coração ou da seleção brasileira. O futebol é uma paixão nacional. A maior parte da população sofre, se anima, fica triste, fica feliz acompanhando esse esporte.

Entretanto, mesmo causando sentimentos e até afetando diretamente a vida das peossoas em alguns locais não se tem clubes que causem a identificação com seus moradores em relação ao dia-a-dia ou possibilidade de acompanhar de perto. Isso pode ser verificado na verificado no município de Aquiraz, que nos últimos anos vem tendo grandes crescimentos, tanto populacional quanto econômico, porém no âmbito esportivo, esse potencial ainda não vinha sendo explorado.

Nesse contexto, surgiu à ideia da montagem de um clube, o Litorânea Futebol Clube, nessa cidade com a finalidade de integrar diferentes segmentos da sociedade e auxiliando no desenvolvimento regional. Além de desenvolver uma visão socioeconômica no município, por meio da formação de atletas em sua base futebolística. O Litorâneo aparece como uma possibilidade de acrescentar a economia local, por meio de parcerias com estabelecimentos, além de trabalhar com a população jovem, dando mais perspectivas futuras a eles.

O nome Litorânea foi escolhido a fim de realizar uma clara referência ao município de Aquiraz, devido o município ser extremamente reconhecido pela beleza de suas praias e seu destaque no mercado hoteleiro com o intuito de gerar facilidade de aproximação e assimilação  pelos residentes.

Por essas razões, foi constado a viabilidade de um clube nessa região apresentando tanto relevância econômica, com perspectivas de lucros e fortalecimento econômico da região, como desenvolvendo um trabalho socialmente responsável.

        


Apresentação da Empresa

  • Características da Empresa:
  • Setor: Comércio & Serviço.
  • Segmento: Desportivo.
  • Natureza: Com fins lucrativos.
  • Porte: Médio.
  • Números de funcionários: 81

O setor da empresa é basicamente de comércio e serviços do segmento desportivo em virtude do grande potencial e aceitabilidade pelo público nacional por questões culturais. A natureza da empresa é de fins lucrativos, mas auxiliando no enriquecimento do âmbito social do município, ao tomar medidas socialmente responsáveis. O porte é médio se tratando da esfera estadual. Embora seja médio o porte, o número de funcionário é 81, pois um clube de futebol depende de vários setores e conhecimentos para melhor realização do esporte.

Os tipos de produtos oferecidos são materiais esportivos, como camisas oficiais, meias, calções, bolas personalizadas, camisas polos customizadas com a marca do time, e souvenires, como canecas, chaveiros, capas de celular, toalhas, mascotes e outros. Os serviços são de venda de ingressos e planos de adesão de sócio torcedor.

  • Organograma

[pic 1]

  • Classificação:

O organograma do Litorânea F.C é constituído de dois modelos de organogramas, apresentados a seguir:

Organograma funcional: é um diagrama onde estão estabelecidas as relações dentro de uma organização empresarial, com a correta distribuição de setores e funções, dividindo as atividades de cada setor e atribuindo-se suas devidas competências.

Organograma de assessoria: Seu diferencial consiste em conexões horizontais que são acrescentadas à estrutura vertical. Essas conexões representam órgãos de assessoria, cuja função é aconselhar os chefes na coordenação dos trabalhos. Em geral, tais órgãos não possuem autoridade para dar ordens.

  • Funções de cada setor:

Conselho deliberativo: é o órgão de deliberação e orientação superior da organização, cabendo-lhe fixar os objetivos e políticas gerais e sua ação se exercerá pelo estabelecimento de diretrizes fundamentais e normas gerais do clube. Composto por cinco integrantes.

Presidente/CEO: responsável pela implantação das estratégias definidas pelo Conselho Deliberativo, representando o administrador máximo do clube, tomando decisões com a finalidade de atingir as metas e estratégias do clube.

Vice-presidente de futebol: auxilia na tomada de decisões, realiza o acompanhamento do departamento profissional e o departamento de formação de atletas, visando o máximo desenvolvimento dos atletas, sendo auxiliado pelos departamentos médico, nutricional, físico e técnico.

Vice-presidente administrativo: responsável pela tomada de decisões e realiza o acompanhamento do “back office” do clube, objetivando a eficiência dos processos auxiliares com a perspectiva de melhorar o desempenho e tornar a gestão do clube o mais transparente possível.

Gestão Logística: responsável pela racionalidade da movimentação e deslocamento dos atletas quanto ao transporte dos mesmos e de materiais utilizados em jogos. No organograma, está subordinado ao vice-presidente administrativo, contudo é um órgão de staff para o vice-presidente de futebol, visto que fornece informações sobre a forma mais eficiente de deslocamento, proporcionando uma melhor comodidade para os atletas. Composto por três integrantes.

Gestão de RH: A área de Recursos Humanos trabalhará suas funções vitais como seleção, recrutamento e desenvolvimento de pessoas para trabalhar no clube, além de desenvolver acompanhamentos psicológicos com os atletas profissionais e da base para potencializar seus desenvolvimentos e manter um bom clima organizacional evitando conflitos internos. Composto por dois integrantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (312.3 Kb)   docx (597.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com