TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  24/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  2.012 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE 2017.1

Aluno: Evlin Deyglison Avelino Revoredo dos Santos

Matrícula: 201403391769

Empresa: Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores

Endereço da empresa: Av. Paiva S/N, Neves – São Gonçalo-RJ

Telefone da empresa: (21) 3707-9552 / 3707-9553

Site da empresa: www.mar.mil.br/ffe
E-mail da empresa:
obtencao@bfnif.mar.mil.br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores (BFNIF), subordinada ao Comando da Tropa de Reforço do Corpo de Fuzileiros Navais, foi criada pela Portaria Ministerial nº 0608/93 e ativada pela Ordem de Serviço nº 003/94 do Comando da Tropa de Reforço, em 04 de fevereiro de 1994. Localizada na Ilha das Flores (de onde provém seu nome), na Baía de Guanabara, próxima ao bairro de Neves, no município de São Gonçalo, RJ, a Ilha das Flores compõe, juntamente com as ilhas do Engenho, Ananazes, Mexingueira e Carvalho, um pequeno arquipélago. Atualmente, em virtude de sucessivos aterramentos, a Ilha do Carvalho juntou-se à Ilha das Flores, compondo o seu limite sudoeste. À exceção da Ilha do Engenho, onde está instalado o Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha, as demais ilhas do referido arquipélago fazem parte do tombo desta Base.

A fim de prover a BFNIF dos meios necessários para adquirir a estrutura planejada, lhe foram incorporados o pessoal e o material da, então, Chefia-Geral de Serviços do Comando da Tropa de Reforço e da Companhia de Comando e Serviços do extinto Batalhão de Comando da Tropa de Reforço. Suas atividades foram, inicialmente, regulamentadas por Portaria do Chefe do Estado-Maior da Armada e, posteriormente, em 1997, por Portaria do Comandante de Operações Navais, sendo-lhe atribuída como principal tarefa a de prover infraestrutura de apoio às Organizações Militares (OM) sediadas nesta ilha.

Para a consecução dessa tarefa, a Base provê de forma centralizada os complexos apoios de administração de pessoal (desde a escrituração de Cadernetas-Registro, a processos de medalhas/dependentes/movimentações e transferências para a inatividade em proveito das OM apoiadas), intendência em seus diversos ramos (obtenção, pagamento, caixa de economias, rancho e controle de material), saúde, comunicações, transporte, alguns aspectos da administração de adestramento, além de exercer a supervisão operacional e administrativa das atividades de informática, segurança, conservação e manutenção das instalações e das áreas comuns de todo o Complexo Naval da Ilha das Flores (CNIF).

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

  • Função exercida:

Auxiliar de Controle de Recursos.

  • Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desempenhadas:

Auxilio na produção de Editais de Licitação e Termos de Referência, autuação de Processos Licitatórios, encaminho Processos para exame e aprovação da CJU (Consultoria Jurídica da União), realizo pesquisa de mercado e controle de Atas de Registro de Preços pelo sistema de compras da União, executo pedidos de Adesão à Ata de Registro de Preços de Órgãos Federais pelo Sistema SIAFI e controlo planilhas de vigências de Atas.  

  • Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades desenvolvidas:

- Chega em nosso setor, uma Comunicação Interna (quando é da nossa OM) ou uma Comunicação Padronizada (quando é de uma OM apoiada) com seus anexos solicitando a abertura de um Processo Licitatório para aquisição de um ou mais objetos.

- É feita a confecção do Edital e a montagem do processo;

- Enviamos esse Processo para a CJU;

- Passados 15 a 20 dias esse processo retorna com recomendações da CJU (possíveis alterações para serem feitas).

-  Fazemos o lançamento da Intenção de Registro de Preço (IRP) no Sistema "Comprasnet";

- Transferência do Edital para a área de divulgação de compras;

- Publicação do Edital;

- Realização do Pregão Eletrônico;

- Homologação do Pregão;

- Assinatura da Ata pelo titular da Empresa vencedora e o Ordenador de despesas (Comandante);

- Publicação do extrato do registro de preço;

- Celebração do contrato.

  • Período de tempo que desenvolveu ou desenvolve a atividade:

Desde 19 de março de 2015 até a presente data nesta função/setor.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

  • Missão da empresa:

Prover apoio de administração de pessoal, saúde, comunicações, transporte e segurança, exceto quanto aos aspectos operativos; assegurar a conservação das instalações e áreas comuns; executar as atividades de intendência; e executar a função de supervisor operacional e administrativo das atividades de informática a fim de contribuir para o aprestamento dos meios da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), aquartelados na Ilha das Flores (Comando da Tropa de Reforço, Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores, Batalhão de Viaturas Anfíbias, Companhia de Polícia e Companhia de Apoio ao Desembarque).

O meu setor é uma divisão do Departamento de Intendência (Divisão de Obtenção). Aqui somos responsáveis pela confecção das Licitações do nosso Complexo Naval que é composta por estas 5 unidades (Organizações Militares) mencionadas acima. Além dessa atribuição, ainda concentramos/processamos todos os pedidos de “Materiais ou Serviços” dessas Unidades sendo ela executada por Caixa de Economias (verba de sobras lícitas – dinheiro) ou Execução Financeira (verba de destaque de crédito – nota de empenho).

  • Contribuição das atividades desenvolvidas por você para o alcance dos objetivos organizacionais.

Com a prévia autorização do Ordenador de Despesas (Comandante), faço esses pedidos de “Adesões” através do sistema SIAFI para outros Órgãos Federais no intuito de pegar carona nas Licitações (pregões) já existente deles, sem esse pedido e claro, com a devida resposta autorizando, não seria possível a nossa utilização em Atas de outros Órgãos.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

  • Tipos de treinamentos e orientações: No próprio local de trabalho pelo supervisor, por outro membro da equipe; cursos fora do local de trabalho.

 

As orientações são rotineiras e sempre acrescida de novos tópicos que sempre nos agrega mais conhecimento. Nossos treinamentos (adestramentos), são realizados no CIANB (Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga), localizado na Avenida Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (304.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com