TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO COLABORADOR E ORGANIZAÇÃO

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - NÚCLEO GESTÃO

CAMPUS AGRESTE

RELAÇÕES ENTRE COLABORADOR E ORGANIZAÇÃO

CAMILA EFIGÊNIA DE OLIVEIRA CINTRA

JANAÍNA FERREIRA DA SILVA

JOSENILDA PEREIRA PINTO SILVA

QUÉREN HAPUQUE GODOY LAUREANO LIMA

Caruaru - PE, 2015

[pic 3][pic 4]

                         

CAMILA EFIGÊNIA DE OLIVEIRA CINTRA

JANAÍNA FERREIRA DA SILVA

JOSENILDA PEREIRA PINTO SILVA

QUÉREN HAPUQUE GODOY LAUREANO LIMA

RELAÇÕES ENTRE COLABORADOR E ORGANIZAÇÃO

                                                                                       

Trabalho, apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito para a disciplina de Gestão de Pessoas II, professora Luciana Cramer.

Caruaru - PE, 2015[pic 5][pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

1. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------3

2. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO----------------------4

3. A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL----------------------------------------------------5

   3.1 ESTRUTURA FORMAL------------------------------------------------------------------5

   3.2 ESTRUTURA INFORMAL---------------------------------------------------------------5

4.  GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO------------------------------------------6

5. RELAÇÕES ENTRE COLABORADOR E ORGANIZAÇÃO--------------------------6

6. SOFRIMENTO PSIQUICO NO TRABALHO---------------------------------------------7

7. SITUAÇÃO PRÁTICA- MELHORES EMRESAS PARA SE TRABALHAR NO BRASIL ---------------------------------------------------------------------------------------------8

8. CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------9

9. REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------10

  1. INTRODUÇÃO

    Nas organizações é essencial que as relações entre os colaboradores e a liderança estejam de igual acordo, mas percebemos que na prática nem sempre é o que ocorre, onde cada lado procura primeiro seus próprios interessantes para depois olhar o do outro. No mundo capitalista que estamos, com a globalização, percebemos um grande interesse nas empresas em crescerem e com isso algumas poucas chegam a passar dos limites da ética moral para chegar a tal objetivo. Quando existe um interesse que todos que compõem a organização cresçam também, gera um conforto, satisfação para a classe inferior.

    Ou seja, para uma empresa poder crescer no mercado, não basta apenas ter instalações modernas, alta tecnologia, estruturas organizacionais bem definidas e planejamentos estratégicos. Cada organização, como um todo, só irá crescer quando todas as engrenagens estiverem funcionando adequadamente, e as engrenagens de maior importância dentro desse processo são os colaboradores.

A partir disso se faz necessário conhecer mais sobre organização, sua estrutura formal ou informal, importância da gestão de pessoas na empresa, problemas enfrentados no trabalho, dentre outros demais assuntos que nos ajudaram a ter uma visão mais amplas de como pode funcionar um negócio.

  1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

     As organizações tiveram seu ápice na Revolução Industrial, com o desenvolvimento da tecnologia, o trabalho mecanizado e a produção em grande escala. Antigamente, o lucro era o único objetivo da empresa. Contudo, com o decorrer do tempo despontou outro: a própria sobrevivência e, atualmente, apesar de as organizações visarem o lucro tem como um de seus objetivos o bem-estar de seus colaboradores.

 Atualmente, as empresas têm se preocupado com a inovação relacionada à estrutura organizacional, voltada para o trabalho flexível e informal. O assunto abordado está presente no dia a dia das organizações, uma vez que as empresas estão sendo afetadas por suas próprias ações devido ao novo perfil do trabalhador que está em busca de flexibilidade de horário e trabalho informal; não se pode esquecer da importância da gestão de pessoas como um agente transformador e fonte geradora de mudanças, oferecendo aumento na produtividade. No âmbito de uma organização, é imprescindível a interação entre clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação entre os departamentos e os demais elementos envolvidos.

Segundo Maximiano (1992) a organização é uma combinação de forças que trabalham juntas visando o alcance de um objetivo comum, podendo ser empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

     

     A estrutura organizacional é de grande importância para a empresa de pequeno, médio ou grande porte, pois delimita a distribuição de cargos e salários para seus funcionários. Em suma, a estrutura organizacional determina as relações formais de subordinação; amplitude e hierarquia dos vários níveis de cargos; inclui, também, projetos de comunicação; estratégias; tecnologia e coordenação para que todos possam se adequar em um ambiente harmonioso e organizado.

     Esta relação pode ser definida como a relação entre a Estrutura Formal e a Estrutura Informal. Quando está direcionada para o alcance dos objetivos pessoais e organizacionais surgirá naturalmente um COMPROMETIMENTO de ambas as partes. Organização comprometida com os objetivos dos funcionários, receberá em retorno o comprometimento do funcionário com os objetivos organizacionais. O comprometimento continua a ser a base da produtividade, seja qualitativa ou quantitativa.

  1. ESTRUTURA FORMAL

     Ao se estruturar formalmente uma organização obtêm-se algumas vantagens como: focar objetivos estabelecidos pela empresa; realizar atividades que possam chegar a objetivos; distribuir funções para cada funcionário desempenhar; levar em conta as habilidades e as limitações tecnológicas; levar em conta o tamanho da empresa. Também é possível observar desvantagens: dificuldade na resolução de problemas externos; grande influência do organograma empresarial; falta de comunicação; dificuldade no entendimento do que é transmitido. Esse tipo de estrutura pode alcançar proporções imensas e seus objetivos almejados quando é bem executada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com