TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES PARA ALAVANCAGEM DE RESULTADOS

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.394 Palavras (14 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ANDERSON DUARTE CORREIA

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES PARA ALAVANCAGEM DE RESULTADOS

RESENDE/RJ

2014

ANDERSON DUARTE CORREIA

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES PARA ALAVANCAGEM DE RESULTADOS

Trabalho apresentado à Disciplina Práticas de RH II do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá – Campus Resende, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Orientadora: Prof.ª Patrícia Maria Machado

RESENDE/RJ

2014

Dedico este trabalho primeiramente a Deus pela oportunidade que me deu de chegar até aqui. À minha mãe Cleide, Tia Cláudia e demais familiares que mesmo diante de todas as limitações, pessoais e até mesmo financeiras, sempre me apoiaram. Aos meus amigos, àqueles mais chegados que irmãos, que nunca desistiram e se alegram comigo neste momento único de minha trajetória. À minha sogra, por ter concebido meu bem mais precioso. Ao meu amor, companheiro e amigo, por caminhar comigo, dia após dia, para que este objetivo fosse alcançado.

RESUMO

Com o objetivo de manterem-se competitivas no mercado, de atrair e reter os melhores profissionais, as organizações têm implantado os novos sistemas de remuneração. Diante disso, surge o conceito do Sistema de Remuneração Estratégica, aquela que representa um modelo de compensação que permite premiar aqueles profissionais que, por uma razão ou por outra, se destacaram dos demais em um determinado período. No Sistema de Remuneração Estratégica, o foco é preponderante na pessoa, a base do sistema é o valor que cada colaborador agrega à organização, a ascensão salarial é baseada na contribuição individual, as recompensas são por desempenho e/ou resultados, a remuneração é um fator de alavancagens de resultados. Os Sistemas de Remuneração Estratégica estão intimamente relacionados aos fatores motivacionais, pois acredita-se que trabalhadores motivados trarão melhores resultados. A palavra motivação representa, então, uma causa que movimenta a natureza humana na busca de algo, estando diretamente ligada com o comportamento das pessoas por oferecer a energia necessária para a ação praticada.

Palavras-chave: Remuneração. Remuneração Estratégica. Motivação.

SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................................

6

1. O que é Remuneração? ........................................................................................

7

2. Remuneração Estratégica ....................................................................................

8

2.1 Os pilares da remuneração estratégica ..........................................................

8

2.2 A remuneração estratégica e o ambiente empresarial ...................................

9

2.3 Sistema de Remuneração Estratégica ............................................................

10

3. Motivação ............................................................................................................

12

3.1 A Teoria das Necessidades de Maslow .........................................................

12

3.2 A Teoria das Necessidades de Alderfer ........................................................

13

Conclusão ................................................................................................................

16

Referências ..............................................................................................................

17


INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de Remuneração, bem como apresentar o conceito de Remuneração Estratégica, seus pilares, seu impacto no ambiente organizacional e, ainda, os diversos componentes que podem ser utilizados como forma de atrair e reter talentos, melhorar sua competividade e reforçar o comprometimento dos colaborares com a organização. Como o sucesso dos componentes de Remuneração Estratégica está associado ao desempenho do homem, também será apresentado o conceito de motivação e como esta, associada à Remuneração Estratégica, pode se transformar em fatores para alavancagens de resultados.

1. O que é Remuneração?

         “Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família” (art. 457, CLT).

Para Lopes (2004) Remuneração é todo provento legal e habitualmente auferido pelo empregado em virtude do contrato de trabalho, se pago pelo empregador, seja pago por terceiro, mas decorrentes do contrato de trabalho. Pode-se dizer que a remuneração é composta pelo salário direto, o salário indireto e a remuneração variável onde melhor se situa a participação nos lucros ou resultados. A remuneração é o conjunto de retribuições recebidas pelo empregado pela prestação de serviços, de modo a complementar o seu salário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com