TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPORTAGENS CENÁRIO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEEVALE

DANIELLA MARMITT

CENÁRIO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

IVOTI - RS

2021

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do cenário do Brasil contemporâneo por intermédio de reportagens que circularam nos meios digitais e em jornais.

Insta salientar que quando se fala neste cenário são levados em consideração diversas perspectivas tais como o capitalismo a globalização, direitos humanos e movimentos sociais, relações e poder político, meio ambiente, cidadania e identidade, a relação com o emprego e dentre outros assuntos que possibilitam refletir e analisar um determinado cenário, como no caso será o Brasil contemporâneo.

Assim após a realização das análises das reportagens, foi feito uma reflexão e intervenção para a solução dos problemas existentes neste cenário, sendo de grande valia todo o conteúdo apresentado ao longo das aulas.

Ao realizar as pesquisas das reportagens, todo o conteúdo apresentado foi vindo mente, dando a possibilidade de ir muito além da teoria, vendo as situações na pratica, as analisando e também propondo soluções cabíveis as questões, ou seja, foi primordial para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. CAPITALISMO E GLOBALIZAÇÃO

2.1.1 Primeira reportagem:

Choque mundial da Covid-19 acelerou um “capitalismo digital” ainda mais globalizado.

A noticia aborda que as pessoas passaram a utilizar novas tecnologias digitais para realizar suas atividades laborais, para se comunicar bem como para se divertir, ressaltando o seu uso para a pesquisa de soluções para a pandemia.

Assim a reportagem traz que com a chegada da Covid -19 algumas pessoas tem falado que a globalização e o capitalismo morreram e que agora é o tempo dos Estados nacionais fortes, encastelados nas suas fronteiras, protegendo e controlando a vida social, cultural e econômica dos cidadãos.

No entanto, mesmo que muitas pessoas sonhem com épocas mais simples e um mundo menos capitalista e globalizado, esta não é a realidade, ocorre que houve uma mutação do capitalismo e também da globalização por meio das redes digitais e da tecnologia.

Deste modo:

Graças ao vírus, nunca houve tanta gente utilizando as novas tecnologias digitais para trabalhar, se comunicar e se divertir, pesquisar as soluções para a pandemia e produzir insumos sanitários e até alimentos. Inventando propagandas e “fake-news” que acurralam qualquer governo (RFI, 2020).

Neste contexto o que a reportagem buscou demonstrar foi que embora a pandemia tem trazido algumas mudanças de hábitos das pessoas, o capitalismo e a globalização não acabaram, mas apenas se transformaram, neste novo mundo tecnológico, com alta tendencia de crescimento.

ANÁLISE:

Ante a reportagem evidencia-se que algumas pessoas tem muito interesse em um retorno de uma sociedade mais simples, e sem todo o alvoroço da globalização e do capitalismo.

Ocorre que no mundo globalizado e capitalista este retorno é incabível, a tendencia mundial é de crescimento e transformações de ambos e não o seu declínio.

Como exposto na reportagem, o brasileiro e os outros povos do mundo têm se utilizado da tecnologia para a realização de praticamente todas as suas atividades, desde o trabalho até o lazer, encontram-se conectadas pela tecnologia.

Dessarte, a globalização e o capitalismo fazem parte do cenário brasileiro contemporâneo, não havendo o que fazer a não ser se adaptar e acostumar com estes novos caminhos traçados por meio da tecnologia.

2.1.2 Segunda reportagem

 Bloqueio do canal de Suez por navio encalhado ameaça prejudicar o comércio mundial por semanas

O canal de Suez é uma hidrovia artificial de aproximadamente 193 quilômetros de extensão que liga o mar mediterrâneo e o mar vermelho. Por ele passam todos os dias dezenas de embarcações de todos os tipos, bandeiras e tamanhos com o objetivo de economizar tempo e dinheiro.

Nesta perspectiva o canal abre a possibilidade de economizar cerca de 7 mil quilômetros.

No entanto, na última semana, o canal foi bloqueado devido a um navio encalhado e ameaçou prejudicar o comércio mundial por semanas. Havia uma frota de cerca de 200 embarcações que estavam congestionando a região.

Imagem 01: Bloqueio do canal de Suez

[pic 1]

Fonte: Espanol (2021)

O bloqueio ameaçou prejudicar as cadeias de abastecimento do comércio mundial, sendo que estas já tinham sido duramente atingidas pela crise do coronavírus.

É importante entender que este canal foi criado a fim de ajudar o capitalismo, pois há um lucro em passar pelo canal, sem a necessidade de percorrer toda a linha da África, neste viés encontra-se também interligado com a globalização, pois é uma forma mais fácil de comunicação e entrega dos produtos por intermédio do canal.

ANÁLISE:

Este bloqueio fez com que todos os países sofressem ainda mais com a entrega de produtos comerciais, ou seja, com a sua escassez, da mesma forma o Brasil, foi atingido pelo bloqueio do canal, tendo em vista que foram seis dias, onde produtos dos mais variados ficaram “encalhados “até poderem chegar ao seu destino.

Esta questão encontra-se diretamente relacionada com a possibilidade de aumento dos produtos no mercado brasileiro bem como comercial, podendo propiciar ao aumento mais elevado da crise brasileira.

2.1.3 Terceira reportagem

Coronavírus expôs falha do capitalismo e acelerará mudanças, diz economista

Ao passo que o capitalismo e a globalização expuseram suas mudanças diante do cenário da pandemia, trouxe também as suas fragilidades ligadas a desigualdade social.

Nesta perspectiva, aborda-se que a pandemia evidenciou o aumento da desigualdade social, decorrente do capitalismo e da própria globalização, com vistas a se protegerem da redução dos lucros, diversas empresas demitiram em massa seus funcionários, gerando uma massa de desempregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (181.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com